domingo, 25 de março de 2012

PUBLICAÇÃO RESGATA CULTURA DO TAMBOR NO VALE DO JEQUITINHONHA


A herança da cultura afro-brasileira está presente em vários hábitos da nossa sociedade, como o modo de falar, a forma de vestir, a culinária, a dança, a música, entre outros. Acreditando na importância de resgatar a cultura do tambor e mostrar o trabalho realizado pelos tamborzeiros do Rosário do Vale do Jequitinhonha, foi criada a publicação Tamborzeiros do Vale do Jequitinhonha.

Mestre Antônio no Encontros dos
Tambozeiros do Vale do Jequitinhonha
O material é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Francisco Badaró e a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura. A publicação apresenta a história da cultura do tambor,  as trajetórias dos grupos de tamborzeiros em municípios como Chapada do Norte, Virgem da Lapa, Araçuaí, Francisco Badaró e Minas Novas, além de depoimentos de pessoas envolvidas com essa manifestação cultural.

De acordo com a chefe do setor municipal de Cultura de Francisco Badaró, Célia Maria Pereira, a ideia da elaboração da publicação surgiu a partir do encontro de tamborzeiros do Rosário no Vale. “O município participou da primeira reunião dos tamborzeiros e, em seguida, pleiteou o segundo encontro. A partir daí, avaliou-se a importância de resgatar a cultura do tambor e divulgá-la para outros municípios e estados”, destaca.

Para o musicólogo e responsável pela pesquisa sobre os tamborzeiros, Daniel Magalhães, as culturas do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas são muito ricas e precisam ser divulgadas em outras regiões do estado e do País. “É muito gratificante ver a cultura do tambor viva nos municípios. Espero que a publicação seja distribuída amplamente e que este trabalho sirva como fonte inspiração para outras pesquisas sobre a região”, ressalta.

Parceiro(a), é muito importante conhecer a cultura do seu município e da região. Os interessados em adquirir um exemplar da publicação sobre os tamborzeiros do Vale devem encaminhar um e-mailpara cultura@franciscobadaro.mg.gov.br.



Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger