quinta-feira, 8 de março de 2012

Defesa Civil divulga dados da criminalidade em Minas. Algumas cidades do Vale não registraram crimes


O levantamento dos dados de criminalidade, divulgado no último dia 29/02, pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), revela que em 392 dos 853 municípios mineiros (quase 46% do total) não foi registrado nenhum homicídio no ano passado. Em 173 deles (20,28%), além de não ter havido homicídios, também não foi registrada nenhuma tentativa de homicídio, estupro, roubo ou roubo a mão armada. O número representa cerca de 1/5 das cidades de Minas Gerais sem qualquer registro de crimes violentos em 2011.

Embora as ocorrências de criminalidade tenham aumentado no estado como um todo, o secretário de estado de defesa social, Lafayette Andrada, ressalta que a quantidade de municípios sem registros de homicídios no ano passado é um número positivo. "Isso significa que o fenômeno do aumento de homicídios não está disseminado em todo o estado", destaca.

De acordo com um recente estudo do ministério da justiça, Minas Gerais ocupa a 4° melhor posição no ranking que comparou as taxas de homicídios nas 27 unidades da federação, apesar de ser o segundo estado mais populoso. Além disso, a taxa de 18,43 homicídios por 100 mil habitantes registrada no estado em 2011 é 5,92% menor que a taxa de 19,59 registrada do ano de 2004, quando começaram a ser implantadas as políticas de prevenção e de integração das polícias no estado.

Os dados foram levantados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), órgão colegiado da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), com base nas ocorrências registradas no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), no Banco de Dados da Polícia Militar (SM-20) e na Delegacia de Crimes Contra a Vida.

Confira a lista das cidades do grande norte que não registraram ocorrência de homicídios no ano passado: Angelândia, Aricanduva, Augusto de Lima, Bandeira, Berizal, Bonito de Minas, Buenópolis, Campo Azul, Catuti, Chapada Gaúcha, Comercinho, Cônego Marinho, Couto de Magalhães de Minas, Cristália, Curral de Dentro, Datas, Divisópolis, São Gonçalo do Rio Preto, Francisco Badaró, Francisco Dumont, Franciscópolis, Fronteira dos Vales, Fruta de Leite, Gameleiras, Glaucilândia, Gouveia, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Indaiabira, Inimutaba, Itacambira, Jacinto, Jordânia, Juramento, Ladainha, Lagoa dos Patos, Luislândia, Mamonas, Monjolos, Montezuma, Morro da Garça, Ninheira, Novorizonte, Olaria, Olhos-D'água, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Ponto Chique, Presidente Kubitschek, Salto da Divisa, Santa Cruz de Salinas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Retiro, Santo Hipólito, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Senador Modestino Gonçalves, Umburatiba, Vargem Grande do Rio Pardo, Veredinha, Virgem da Lapa.

Já as cidades sem registros de criminalidade violenta em 2011 foram: Bertópolis, Berizal, Bonito de Minas, Botumirim, Campo Azul, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Crisólita, São Gonçalo do Rio Preto, Felisburgo, Franciscópolis, Fronteira dos Vales, Ibiaí, Itacambira, Itaipé, Japonvar, José Gonçalves de Minas, Juramento, Leme do Prado, Miravânia, Monjolos, Montalvânia, Morro do Pilar, Patis, Pavão, Ponto Chique, Presidente Kubitschek, Riachinho, Rio Doce, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Santo Hipólito, São João da Lagoa, São João das Missões, Umburatiba, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo, Veredinha. 

Fonte: InterTV Online 

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger