terça-feira, 13 de março de 2012

CACHOEIRA DO PAJEÚ: PEQUENOS PRODUTORES CONQUISTAM ACESSO A MELHORAMENTO GENÉTICO



O alto custo do melhoramento genético é um dos principais entraves para o aumento da qualidade dos rebanhos de pequenos produtores. Mas em Cachoeira de Pajeú, município do Vale do Jequitinhonha, o acesso dos pecuaristas a touros puro-sangue já está mais fácil. Com recursos do Plano de Combate à Pobreza Rural, a Associação Nova Esperança comprou reprodutores de boa linhagem para melhorar o padrão de qualidade dos rebanhos dos associados.

Os técnicos da Emater Minas no município elaboraram o projeto de melhoramento genético, e acompanharam sua implantação pelos produtores. Terence Salomão do Amaral, técnico da empresa, prevê que em cinco anos serão disponibilizados cerca de 100 touros com melhor padrão genético em Cachoeira do Pajeú. Com isso, em dez anos o melhoramento deverá ter atingido cerca de 40% do rebanho.

A qualidade dos animais representa mais renda para os pecuaristas. Em média, um bezerro de linhagem inferior é comercializado no município por seiscentos reais. Já um bezerro com  boa genética chega a custar mil reais. 

O Projeto de Combate à Pobreza Rural é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais com apoio do Banco Mundial, que beneficia comunidades rurais e urbanas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com financiamento de atividades produtivas e de infraestrutura.

Veja a entrevista completa:


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger