segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SANTAS MISSÕES POPULARES VICENTINAS: MISSÃO EM CORONEL MURTA


De 8 a 22 de janeiro de 2012, as Santas Missões Populares Vicentinas tiveram lugar na cidade de Coronel Murta, diocese de Araçuaí (MG). Foram dias inesquecíveis de revitalização espiritual e missionária junto às 19 comunidades que compõem aquela paróquia.
Há alguns anos, as belezas e as agruras do Vale do Jequitinhonha vêm se tornando bem familiares aos missionários vicentinos. Nossas Missões Populares já se realizaram em Francisco Badaró, Jenipapo, Chapada do Norte (zona rural) e, agora, em Coronel Murta. Este pequeno município, banhado pelo rio Jequitinhonha, tem sua população estimada em aproximadamente 9 mil habitantes, sendo que uma média de 70% se encontra na zona urbana.

Voltamos deveras enriquecidos pela originalidade da cultura popular e profundamente edificados pela fé de sua gente, partilhada e celebrada em comunidades acolhedoras, fraternas e alegres. A exuberância das paisagens que contemplamos – compostas de serras altaneiras, matas virgens, vegetações cheias de viço, fauna diversificada – refletem o esplendor da alma de um povo que não se cansa de lutar por melhores condições de vida, inabalável na certeza de que Deus caminha à sua frente, como tantas vezes ouvimos: “Com Deus na frente, a gente vence”. Mas trouxemos também inquietantes preocupações, que se tornaram matéria de nossa oração, objeto de nossa reflexão, centro de nossas partilhas, foco do relatório que deixamos às lideranças locais.

Dentro de 15 dias, sem agitação e pressa, mas também sem perder tempo, todas as casas foram visitadas pelos missionários, distribuídos em 11 equipes, todas coordenadas por leigos. Os primeiros instantes de cada dia eram dedicados à oração, quando, na presença de Deus, podíamos partilhar as vivências do dia anterior e as expectativas para a nova jornada. As distâncias eram, às vezes, quilométricas, incluindo escalada de morros íngremes, travessia de córregos e rios, abertura de trilhas pela mata afora e companhias inesperadas de animais peçonhentos.

À tarde, o sol inclemente se levantava em todo o seu esplendor e o calor se tornava bastante intenso. Nada que pudesse arrefecer o ardor apostólico de nossos missionários, incansáveis quando o assunto é fazer o bem. Celebrações, reuniões e encontros, preparados com esmero e realizados com criatividade, envolveram crianças, jovens, famílias e lideranças, confirmando-lhes a fé, revigorando-lhes a esperança, convocando-os a um renovado compromisso eclesial e a uma decidida participação em iniciativas de transformação da realidade. Nas Missões Vicentinas, mais uma bela demonstração do que a Igreja é chamada a ser: sacramento do Reino e servidora da humanidade!

Na Missa de Encerramento, unidos às comunidades que visitamos, reafirmamos agradecidos nosso compromisso com a construção do Reino de Deus, causa da vida de Jesus, na pista do evangelho proclamado (cf. Mc 1,14-20), repetindo a súplica da Oração que tantas vezes rezamos: “Trindade Santa, concedei que as Santas Missões Populares Vicentinas produzam entre nós os frutos que esperais, ajudando-nos a firmar nossos pés no caminho que conduz a vós, fonte e meta de nossa vida de peregrinos. É o que vos pedimos, com Maria, a Senhora das Graças, e com São Vicente, o irmão dos pobres”.

Fonte: Misevi - Missionários Leigos Vicentinos

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger