sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PAIS DE ESTUDANTES RURAIS SE MOBILIZAM E IMPEDEM DESPEJO DE ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA


Os agricultores familiares, pais dos estudantes adolescentes da Escola Família Agrícola Bontempo, em Itaobim, no Médio Jequitinhonha, saíram de suas casas e trabalho na roça, em vários municípios da região, para resistirem a mais uma ação de fechamento da escola de formação de seus filhos.

Um Juiz de plantão, de Pedra Azul, proferiu uma ação de despejo da EFA Bontempo, onde estudam 205 alunos, filhos de agricultores familiares, no Ensino Médio.

A ação de despejo seria nesta manhã de sexta-feira, 24.02. Os Oficiais de Justiça, sensibilizados com a situação vivida pelos adolescentes e pais agricultores familiares, decidiram fazer um relatório ao Juiz da Comarca de Pedra Azul.

Lei abaixo, o relato emocionante do diretor da AMEFA/EFA Bontempo:

“Prezados/as, bom dia!
Creio que muitos/as que acreditam em uma proposta realmente emancipadora de Educação estejam, assim como estamos, angustiados com a situação de despejo da EFA Bontempo, conforme comunicamos ontem.

Repasso agora, as ultimas noticias:

Hoje, 24/02/2012, por volta das 9hs retornaram à EFA três oficiais de justiça acompanhados por duas viaturas.

Por sorte e graças a excelente capacidade de mobilização que tem nosso povo, especialmente do Vale, mais de 100 pessoas, os aguardavam no pátio da EFA Bontempo. Movidos pela ansiedade  sobre a possibilidade de interromper os estudos dos seus filhos, as pessoas foram logo tratando de adentrarem a sala, outros dependurados nas janelas querendo negociar e participar do desfecho…

“Os home”-conforme ouvi de um dos presentes – pelo menos ouviram as pessoas ali presentes e suas justificativas e argumentos para não saírem daquele local.

Dentre os argumentos, os mais fortes e difíceis de admitir foram:

“entendemos que os senhores estão cumprindo uma ordem judicial, mas neste espaço deixamos nosso suor, nos mutirões, desde as escavações até chegar neste ponto”

“Como vamos sair? Pra onde levaremos porcos, galinhas, vacas, hortaliças, pomar?”

“onde colocaremos 205 adolescentes que a duras penas encontraram um espaço que os orientem a não se envolver com as drogas, com a prostituição, dentro de um prazo de tempo tão curto?”

“Quem vai se responsabilizar por um ano letivo perdido? Quem se responsabilizará pelo trauma causado a estes adolescentes?”

A pior parte foi a advogada da FBD (leia-se do padre Felice) que teve a petulância de ir ao local pressionar os oficiais para que o despejo acontecesse imediatamente e de lá, passando em tempo real, as informações via telefone para o padre…

Resumindo: os oficiais compreendendo as reais dificuldades de se fazer um despejo naquelas condições, resolveram, então, que fariam um relatório e o encaminhariam ao Juiz, que não ‘e o de Medina (pois este está de férias), mas o da cidade de Pedra Azul, ainda hoje E daí aguardar  que ele reconsidere ou não os fatos e as impossibilidades.

Diante da indiferença do Estado, da imprensa e inclusive da própria Igreja Católica (isto ‘e opinião pessoal deste que vos escreve), a AEFAMBAJE, mantenedora da EFA Bontempo, pediu um ano para se organizar e fazer suas articulações e se não for possível de outra forma, pelo menos que a saída seja menos indigna, menos desrespeitosa e menos traumatizante.

Estas são as informações que temos até agora…

Agradecemos imensamente as manifestações de solidariedade que chegam de todos os cantos do país.

E podem ter certeza, gente, são estas manifestações de apoio que nos ajudam a acreditar que, mesmo num processo lento, aos poucos vamos conseguindo mostrar que ‘e possível  ser cristão, sem ser hipócrita, que mesmo os que se dizem “enviados de Jesus Cristo” fazem o que este ser humano está fazendo (desculpem eu não consegui classificar…)

Fizemos um contato com a Secretaria Estadual de Educação solicitando uma reunião para discutirmos o fato e tentar que esta se manifeste e se posicione diante dos fatos. Mas, até o momento, não obtivemos resposta.

Muito abrigado aos que, de uma forma ou de outra. estão nos apoiando nesta luta.

Abraços fraternos, 

Idalino

Pela AMEFA/ EFA Bontempo.

Endereço da AMEFA:

Rua Olívia Maria de Jesus, nº1710,
Bairro Floramar, Cep: 31.742-036 BH - MG
Tel.: (0xx31) 3434-0003 – Fax: (31) 3434-8491
Skype: amefaefa1

Fonte: Blog do Banu, via Blog Onhas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger