domingo, 12 de fevereiro de 2012

GOVERNO DE MINAS AMPLIA CAPACITAÇÃO EM WEB 2.0 NO VALE DO JEQUITINHONHA


TEIA – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados segue com força total capacitando os jovens do Vale do Jequitinhonha. E para levar o conhecimento a todos, o projeto inaugura agora o JequiTeia, cujo objetivo é capacitar jovens e adultos nos distritos e pequenas cidades do Médio Jequitinhonha.

A primeira ação do JequiTeia  nos dias 7 e 8 de fevereiro, no distrito de Engenheiro Schnoor, onde a maioria dos dois mil moradores era analfabeta digital. Nesta primeira etapa foram capacitados 184 moradores, alunos e professores da Escola Estadual José dos Santos Neiva. Outras 150 pessoas já se cadastraram para o próximo Dia TEIA, ainda sem data definida. 

Além da capacitação, o JequiTeia promoveu o primeiro concurso de redação na Web. Os textos serão inseridos no blog criado pelo Telecentro local e serão avaliados pelos professores da escola, que escolherão as três melhores. O tema é relacionado aos cuidados com o meio ambiente.

"Esta é a primeira oportunidade que essas pessoas estão tendo de ter acesso a cursos como esse. E agora eles poderão aprender a utilizar melhor o computador, além de receber certificação do Governo de Minas. O evento teve proporções maiores do que o esperado, pois mães e pais também se interessaram em aprender e já estão se cadastrando para as próximas capacitações", disse Léo Onnis, agente TEIA do Polo de Inovação de Araçuaí.


Novos agentes capacitados pelo TEIA MG. 
“Nós moramos em um local onde não são oferecidos cursos como o TEIA. Por meio do programa de inclusão digital do Governo de Minas, podemos ir ao Telecentro e fazer cursos de datilografia, internet e informática básica, empreendedorismo e muitos outros que irão nos ajudar a melhorar o nosso currículo e o nosso conhecimento sobre novas tecnologias”, explicou Marianny Vieira Farias, 18 anos.


O Dia TEIA já habilitou mais de três mil jovens do norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri a se conectar com o mundo pelas redes sociais. A capacitação é conduzida por agentes TEIA dos Polos de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), sediados nos municípios de Araçuaí, Almenara, Januária, Janaúba, Salinas, Teófilo Otoni, Pirapora e Diamantina.

O objetivo das atividades é ensinar o uso de tecnologias e ferramentas gratuitas como Facebook, Twitter e Orkut não só para entretenimento, mas principalmente como uma vitrine pessoal e profissional. A partir daí, os jovens capacitados se transformam em agentes que oferecem suporte a projetos de inovação nas cadeias produtivas locais.

O JequiTeia é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçuaí e a Escola Estadual José dos Santos Neiva.

Fonte: Tecnologia.MG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger