segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UFVJM NO VALE: ITAMARANDIBA LOTA PRAÇA PÚBLICA EM PROL DE CAMPUS NA CIDADE


No dia 28/01/12, em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, a mobilização geral para implantação de campus da UFVJM no município arrastou milhares de pessoas. A movimentação começou cedo na cidade e se encerrou somente por volta das 20:00 horas. Já pela manhã, às 09:00 h, o trio da Comissão "Vale + Educação" percorreu os bairros e convidou a população para a mobilização. Logo após, cerca de 1.000 veículos já se concentravam no trevo da cidade e formou enorme fila nas rodovias que dão acesso à cidade.


A carreata percorreu as principais vias e o comércio local, em manifestação de integral apoio, fechou as portas. Às 14:00 horas, uma grande multidão se concentrou na Praça Tancredo Neves, reunindo caravanas de municípios circunvizinhos do Alto Jequitinhonha e Bacia do Rio Suaçuí-Rio Doce. Idosos, crianças, estudantes, acadêmicos, visitantes, comerciantes, filhos ausentes e a população itamarandibana, de forma massiva e guiados pela Policia Militar e "fusca" da Comissão "Vale + Educação", seguiram em passeata, ao som do hino "Vale que Vale Educar", até a Praça dos Agricultores, no centro da cidade. Um percurso que levou cerca de 2 horas sob temperatura de 29 ºC, porém, muito maior foi o calor humano.

Com sinergia, membros da "Comissão Vale + Educação" alternaram vozes no trio elétrico que se perdia na multidão. Algumas pessoas não se contiveram e se emocionaram, haja vista as dimensões e organização do evento nunca antes presenciado na cidade. Num marco histórico, a cidade inteira parou e foi as ruas em demonstração de unidade, solidariedade e participação popular em defesa de uma causa com aderência regional a favor "do povo que mora no Vale".


A paixão declarada dos itamarandibanos pelas motos e animais, levou mais entusiasmo e brilho ao evento, todo o trajeto foi blindado a frente pelos cavaleiros e amazonas e proporcionou ao público uma grande cavalgada, logo após, centenas de motoqueiros e ciclistas fecharam o percurso. No trajeto, uma cena chamou a atenção pela expressividade, escolha e confiança: prefeitos da região e lideranças políticas presentes, de mãos dadas com o Prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, desceram juntos em meio a multidão.

Já no centro, a Praça dos Agricultores ficou pequena para acomodar o público presente. No palco instalado, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Comissão "Vale + Educação", primeiramente agradeceu a todos que se somaram e agregaram esforços para o momento histórico vívido e, antes que fosse repassada a fala às autoridades políticas presentes, membros salientaram o carácter apartidário, voluntário e de cidadania da Comissão "Vale + Educação" e frisaram, ainda, que todo o apoio é fundamental e deve se convergir para a concretude da implantação do Campus da UFVJM em Itamarandiba, que não carece de justificações.

Dentre as autoridades políticas, estiveram presentes, dentre outros, os deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão (PT), Sargento Rodrigues (PDT), Délio Malheiros (PV), o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), além de representantes de diferentes autoridades que leram, repassaram ofícios ou reproduziram mensagem de áudio das manifestações de apoio, dentre os quais, lideranças da bancada do PSD da ALMG e Câmara, do Senador Zezé Perrela (PSDB) e, ainda, dos deputados federais Bernardo Santana (PR), Renzo Braz (PP) e Jô Moraes (PC do B). Em apertada síntese, O deputado estadual Adelmo Leão lembrou a luta de um homem que não teve acesso à universidade e que criou a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e falou ainda sobre a "Caminhada da Cidadania", quando Lula percorreu o Jequitinhonha-Mucuri junto aos companheiros da região. Disse também, que Itamarandiba pode ter o campus da universidade não porque outra cidade não o mereça, mas porque Itamarandiba é merecedora e faz por merecê-la.

Já o deputado federal Leonardo Monteiro, reiterou o seu apoio e disse que será necessário agendar nova audiência com o novo Ministro da Educação Aloizio Mercadante e sensibilidade da Presidenta Dilma. Acompanhado de perto por prefeitos da região, dentre outros, os prefeitos de Aricanduva, Carbonita e Peçanha, o Prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, agradeceu a todos, população, comissão e autoridades políticas que apoiam o movimento; falou sobre o projeto apresentado e se mostrou entusiasmado com as chances reais da implantação da Universidade em Itamarandiba e destacou a condição ímpar da cidade em beneficiar, num raio de 150 Km, mais de 45O mil habitantes, dos quais 94 mil são estudantes.

Ressaltou, também, que a cidade se encontra em franco desenvolvimento e já é 17 o número de municípios que apoiam a implantação da UFVJM em Itamarandiba, listou o prefeito: Aricanduva, Carbonita, Coluna, Senador Modestino Gonçalves, São Gonçalo do Rio Preto, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Materlândia, Felício dos Santos, Couto de Magalhães de Minas, Frei Lago Negro, São José do Jacuri, Peçanha, Cantagalo, São Pedro do Suaçuí e São João Evangelista.

A imprensa televisiva também esteve presente na mobilização no Alto Jequitinhonha, a TV Leste, afiliada Rede Record e a TV local de Diamantina enviaram equipes para cobertura do evento em Itamarandiba.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Adenilson Vieira disse...

    PARABÉNS ao POVO do ALTO JEQUITINHONHA!!!
    PARABÉNS ITAMARANDIBA!!!

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger