sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GARANTE: UFVJM ABRIRÁ CAMPUS EM CIDADES DO VALE


Uma grande notícia para todo o Vale do Jequitinhonha: nesta terça-feira, 06.12, o Secretário de Educação Superior - SESU do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, garantiu que a UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri terá sua expansão com abertura de campus na região, a partir de 2013.

Comitiva de Capelinha e Almenara entregam
projeto ao Secretário de Educação Superior
O anúncio foi feito a uma comitiva de 16 lideranças (5 prefeitos, 4 vereadores, líderes sindicais/partidários e representantes do Movimento A UFVJM é nossa!) das microrregiões de Capelinha e Almenara. A audiência foi marcada, acompanhada e coordenada pelo deputado federal e presidente do PT, Reginaldo Lopes. Também o deputado federal Leonardo Monteiro esteve presente.

O Secretário da SESU disse que conhecia bem a região, principalmente o Alto Jequitinhonha.
Estavam presentes na Audiência os prefeitos Pedro Vieira, de Capelinha; Carlos Magno Ferreira, de Água Boa; Zélia Cardoso de Souza, de Angelândia, do Alto Jequitinhonha; Fabiany Ferraz, de Almenara e Raniene Jose da Silva, de Santo Antônio do Jacinto, do Baixo Jequitinhonha; três vereadores de Capelinha, Cleuber Luiz, Wilson Coelho e Laerte Barrinha, além do presidente da Câmara de Água Boa.

O Movimento A UFVJM é nossa! estava representada por Álbano Silveira Machado, de Berilo, e Hélio Souza, de Capelinha. Terezino do Sindicato, Fátima Pimenta e Nicinha estiveram presentes como representantes sindicais, de movimentos sociais e partidários de Capelinha, e Aécio do Sindicato, de Almenara. A Comitiva de Capelinha foi liderada por Welito Vitor, Chefe de Gabinete da Prefeitura.

Após a fala de todos os presentes, o professor Luiz Cláudio Coutinho registrou a prioridade que o governo Lula deu à educação superior, realizando a sua interiorização com a criação de Universidades Federais. E arrematou: de 10 Universidades criadas, 9 tiveram a nota 4 no ENADE, em uma escala de 0 a 5, mostrando que os habitantes destas regiões esquecidas pelo Estado davam resposta positiva com o aproveitamento dos seus estudantes. Afirmou que a Presidenta Dilma dava continuidade à política educacional do Presidente Lula e que anunciaria nova criação de campus, em 2012.

Informou que não poderia precisar quantos campi seriam criados e em quais cidades. Somente no segundo trimestre de 2012 poderia divulgar os resultados de um estudo técnico que seria feito pelo MEC.

Critérios para instalação de campus
Adiantou alguns critérios, entre outros, que seriam necessários para a instalação de campus:

1 - Estar a uma distância de 200 km de outros campi já instalados;
2 - Ter uma densidade demográfica e educacional de ensino médio que justifique tal projeto;
3 - Possuir infra-estrutura urbana e operacional de serviços públicos e privados;
4 – Possuir uma facilidade de acesso às cidades vizinhas. Este acesso, segundo o REUNI, deveria contemplar um universo mínimo de 200 mil habitantes. A região com maior densidade populacional seria priorizada;
5 – Oferecer a contra-partida local com doação de terreno para construção da infra-estrutura do campus.
Luiz Cláudio disse que muitas cidades gostariam de ter um campus, porém os critérios técnicos acima deveriam ser seguidos e sua estrutura mínima inicial teria 5 cursos.
As cidades de Capelinha, Araçuaí e Almenara, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, respectivamente, já apresentaram seus projetos, mostrando viabilidade técnica e geopolítica em suas candidaturas. Estas cidades se candidatam a ser sedes dos 3 campi, conforme aprovação do CONSU – Conselho Universitário da UFVJM.

Os projetos atendem a todos os critérios exigidos pelo MEC e Reitoria da UFVJM.

Outras cidades do Vale do Jequitinhonha se movimentam para também apresentarem seu desejo de ter um campus. Itaobim, no Médio Jequitinhonha, também apresentou projeto técnico procurando se viabilizar como sede de campus.

Recentemente, nos últimos 15 dias, duas cidades do Alto Jequitinhonha, Minas Novas e Itamarandiba, também se apresentam como candidatas, fazendo manifestação pública nesta sexta-feira, 09.12, em prol de um campus da UFVJM.

Fonte: Blog do Banu

Comentário do Autor do Blog:

O povo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri esperam ansiosos pela decisão do MEC sobre a criação de campi, inicialmente três no Vale do Jequitinhonha e um no Mucuri.

Estes vales são conhecidos mundialmente por ser um “bolsão da pobreza”, não tendo o povo expectativa de melhoria da qualidade de vida senão por um projeto que passa necessariamente pela educação.

A criação de campi nestes vales seria um marco na história não só dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, mas do Brasil, haja vista representar um divisor de águas entre a extrema pobreza e a esperança de dias melhores, que com certeza trará resultados importantíssimos para a região.

Os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri almeja a expansão da UFJVM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e acredita ser este o caminho do desenvolvimento da região.


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    VOCES PRECISAQM PARTICIPAR DA LICITAÇÃO E ANTIGA DOAÇÃO DO TERRENO DO CAMPUS D EJANAUBA D AUFVJM. TANTA PICARETAGEM FALTA DE TRANSPARENCIA DE INDICIOS DE CORRUPÇÃO JA ENVOLVEM TODOS DO MEIO POLITICO.
    ATÉ QUE A JUSTIÇA CANCELOU O TERRENO DOADO .
    MAS A PICARETAGEM CONTINUA C COM GENTE DE DENTRO ENVOLVIDO.
    BRASIL E SINONIMO DE CORRUPÇÃO
    CELSO ANDRADE

    Bernardo Vieira Silva disse...

    Prezado Celso, mais informações poderá ser vista no link abaixo, do jornal Hoje em Dia.
    http://www.hojeemdia.com.br/minas/universidade-busca-lote-para-construir-campus-1.376332
    Abraços.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger