segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LUTO: MORRE O PÁROCO DE BERILO, PADRE JOSÉ NUNO

O Padre José Nuno, da paróquia de Berilo, da Diocese de Araçuaí, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, morreu nesta tarde de sábado, 03.11.2011. Jose Nuno de Castro e Silva tinha 72 anos e lutava contra um câncer.


O padre que veio de Portugal para o Vale do Jequitinhonha, há 35 anos atrás, ainda conservava o sotaque luso. Mas, a sua cidadania era brasileira. 

“Eu dobro a língua para dizer que não existe esse negócio de dupla nacionalidade... Eu sou Brasileiro, de Berilo, no Vale do Jequitinhonha”, disse o Padre José Nuno em uma entrevista concedida ao jornalista Roney Rodrigues, e publicada na internet.

Na entrevista o padre explica como o município de Berilo era em 1976. “Minha paróquia tinha 1.600 km quadrados na época e eu tinha que andar tudo a cavalo. A região era muito pobre e o índice de analfabetismo muito grande”, relata. 

O padre que cuidou de leprosos na África, disse na entrevista que não estranhou a falta de higiene, principalmente daqueles que conviviam com a seca. “As condições precárias de higiene provocavam um grande índice de mortalidade infantil. Realizamos várias palestras sobre higiene pessoal e culinária, ensinando como os alimentos devem ser preparados, para que a mortalidade infantil fosse reduzida”, completa.

Uma das atitudes mais ousadas do Padre José Nuno para reduzir a morte de crianças em Berilo, foi conseguir a autorização do bispo para impedir que as mães das crianças que não vacinassem seus filhos assistissem à missa. O corpo do Padre Jose Nuno de Castro e Silva será velado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a partir de 14:30 horas.

O corpo chegará em Berilo na manhã de segunda-feira, 05.12, onde haverá um velório na Igreja Nossa Senhora de Fátima, construída pelo padre com o apoio da comunidade. Ele será enterrado em terreno da própria igreja, no centro de Berilo.

Todos os padres, freiras, religiosos e fiéis católicos dos municípios da Diocese de Araçuaí estão sendo esperados para participarem do velório e despedida do Padre José Nuno.

Nota do site da Diocese de Araçuaí:


Faleceu nesta tarde de sábado dia 03 de dezembro o nosso grande Missionário Pe. José Nuno, Pároco de Berilo. Pe. Nuno sofria de Leucemia e já tinha lutado contra o câncer de próstata anos atrás.

Ele foi o grande lutador na defesa dos direitos dos pobres e marginalizados. Lutou na erradicação da doença de chagas. Português de nascimento, mas berilense de coração, deu sua vida por este povo e por este Vale do Jequitinhonha.

A diocese de Araçuaí agradece a Deus por nos ter dado o Pe. Nuno, e agora ele está no colo da Mãe Imaculada no céu e junto dela intercederá por nós.

Portanto a Diocese de Araçuaí, O Instituto da Boa Nova e berilenses, cumprem o doloroso dever de anunciar o falecimento do Pe. José Nuno.

Que Deus o acolha no céu.
Pe. Fabrizzio (Adm Diocesano)
Com informações da Diocese de Araçuaí, Ailton Santanna e Alex Martucheli.
Fonte: Blog do Banu

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger