sábado, 3 de dezembro de 2011

MUNICÍPIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA GANHAM PRIMEIRAS AGÊNCIAS DO BANCO TRAVESSIA


Santo Antonio do Jacinto e Itinga são contempladas no Vale do Jequitinhonha.

Mil e setecentas famílias de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), serão as primeiras beneficiadas pelo Banco Travessia, incentivo criado pelo Governo de Minas para que jovens e adultos mineiros retomem os estudos e se qualifiquem para o mercado de trabalho.

A unidade de Sabará vai funcionar na rua da República, 58, Centro, e a inauguração, que será nesta segunda-feira (5), às 10h, contará com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, e de moradores beneficiados pela iniciativa.

Durante todo o mês de dezembro, dez agências do Banco Travessia serão inauguradas no Estado. A previsão é de que, ao longo de 2012, outros 36 municípios também sejam beneficiados.
O banco tem como público-alvo famílias com pelo menos uma privação educacional. De acordo com o Decreto 45.696, essa situação ocorre quando pelo menos um membro da família, com mais de 14 anos de idade, ainda não completou cinco anos de escolaridade ou pelo menos uma criança da família, em idade escolar, não frequenta a escola.
Por meio do Banco Travessia, cada membro que retornar aos estudos ou aderir a cursos de aperfeiçoamento recebe uma moeda de troca, denominada Travessia, em uma poupança conjunta para a família. A moeda equivale a R$ 1. Dessa forma, se algum membro retoma os estudos, todos os integrantes que residem no mesmo endereço recebem por isso. A cada nova etapa educacional cumprida, mais Travessias são depositadas no banco. Depois de no máximo três anos, toda a quantia depositada pode ser retirada, já convertida em Real. Ao final do período, poderão ser sacados até R$ 5 mil.
A empregada doméstica Celma Martins está animada com a novidade e ansiosa para retomar os estudos. “O governo está dando esse benefício para a gente e vai ajudar muitas famílias, por isso quero aproveitar a oportunidade. O Banco Travessia é um incentivo a mais para que eu possa concluir o ensino médio, porque sem estudo a gente não é nada”, disse.
Inaugurações

Depois de Sabará, será inaugurado o Banco Travessia de Confins, na RMBH, que vai funcionar na rua Gameleira, 1.021, Centro. Cerca de 600 famílias devem ser atendidas. Em Capim Branco, região Central, onde a iniciativa deve beneficiar 840 famílias, a agência será na praça Jorge Ferreira Pinto, s/nº. As inaugurações serão terça (6) e quarta-feira (7), respectivamente, às 10h, nos locais onde vão funcionar as agências. A partir do dia 13, estão previstas inaugurações de agências em Presidente Kubitschek e Ninheira, no Norte de Minas; Arinos, no Noroeste; Matutina, no Alto Paranaíba; Juiz de Fora, na Zona da Mata; e Santo Antonio do Jacinto e Itinga, no Vale do Jequitinhonha.
Fonte: Agência Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger