domingo, 6 de novembro de 2011

CHAPADA DO NORTE E CAPELINHA: VIDA E OBRA DO DR. JUSCELINO BARBOSA, FILHO ILUSTRE DO VALE


Juscelino Barbosa nasceu no distrito de Santa Cruz da Chapada (hoje, Chapada do Norte), município de Minas Novas (MG), no dia 13 de junho de 1875, e faleceu em Belo Horizonte (MG), a 9 de outubro de 1947.

Formou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1894, e em Ciências Sociais pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, em 1896. Com apenas 21 anos, elegeu-se Deputado Federal no ano de 1895.


Durante o período compreendido entre 1898 a 1903, exerceu o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Teófilo Otoni (MG), cidade em que fundou e dirigiu o semanário Mercure. Casou-se com Tomásia Pires Barbosa, com quem teve três filhos: Leopoldo Barbosa,Juscelino Barbosa Filho e Sylvio Barbosa.


Antigo Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais

Nos anos de 1902 e 1903, foi Chefe de Polícia e Comandante-Geral da Brigada Policial de Minas Gerais. No período entre 1903 a 1905, foi Advogado-Geral do Estado, e, em 1905, foi o primeiro prefeito, por nomeação, do município de Poços de Caldas (MG). Em 1908, dirigiu a Fiscalização de Rendas do Estado e, em seguida, dirigiu a Secretaria da Fazenda até 1910.


Foi um dos fundadores do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais, em 1911. Neste mesmo ano, fundou a Companhia Industrial e Agrícola Riacho Fundo e presidiu a Sociedade Mineira de Agricultura. Em 1912, foi Inspetor do Governo Federal, junto a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, e Diretor da Rede Sul-Mineira de Viação, em 1916.



De 1912 a 1930, regeu a cátedra de Direito Comercial, de Legislação Comparada e de Direito Romano na Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais. Jornalista de intensa atividade, lançou, em 1928, com Pedro Aleixo e Álvaro Mendes Pimentel, o jornal Estado de Minas, do qual foi o primeiro diretor.

Resumo de sua Biografia:

Nome: Juscelino Barbosa 
Naturalidade: Santa Cruz da Chapada (antiga denominação da atual Chapada do Norte-mg) Minas Novas 
Data de nascimento: 13/06/1875 
Data de falecimento: 09/10/1947 

Função e atividade

Deputado estadual, promotor de justiça, comandante geral da brigada Policial de Minas Gerais, prefeito de Poços de Caldas, secretário das Finanças do Estado, diretor da Rede Sul Mineira de Viação, professor da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais; fundador do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais, da Companhia Industrial e Agrícola Riacho Fundo e do jornal Estado de Minas. 

Notas: Filho de Juscelino Barbosa de Sena e Maria Cândida Barbosa. Casou-se com Tomásia Pires Barbosa e teve três filhos: Leopoldo Barbosa, Juscelino Barbosa Filho e Sylvio Barbosa. 

No acervo da família do Dr. Juscelino Barbosa há interessantes anotações como cartas de 1924 até a data do seu falecimento. Dentre elas destacam-se: Anotações sobre a independência do Brasil feitas no navio Marsília durante a viagem a Europa; Cartão da família de Juscelino Barbosa agradecendo às manifestações de solidariedade pela morte de Juscelino Barbosa Filho; Cartão de Jacinto José Ribeiro para Juscelino Barbosa demonstrando satisfação pelo seu restabelecimento e alegria pela continuação das obras da estrada de rodagem (Capelinha); Carta de Juscelino para o filho solicitando um exemplar do jornal “La Nacion” contendo estudo sobre a crise econômica. 

Por Bernardo Vieira - Blog do Jequi


Obs.: Todo o texto, bem como as fotografias são do Arquivo Público Mineiro, que autorizou, por escrito, a publicação da matéria supra. É proibida, conforme norma do Arquivo Público Mineiro, a produção parcial ou total sem prévia autorização.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger