sexta-feira, 11 de novembro de 2011

BARCO A MOTOR MUDA REALIDADE DE COMUNIDADES RURAIS DE CORONEL MURTA


Há mais de 50 anos, moradores das comunidades de Vereda e Alagadiço, localizadas na zona rural do município de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, se arriscavam em botes e canoas de madeira para atravessar o rio Jequitinhonha e chegar à cidade. Essa realidade começou a mudar com a chegada do Programa Travessia ao município.

Entre as ações em Coronel Murta, o Travessia adquiriu, com apoio da prefeitura, um barco a motor para garantir mais rapidez e segurança aos moradores que precisam atravessar o rio diariamente. A aquisição do barco foi demanda dos próprios moradores, que comemoram o avanço.

“Minha gente, nós vivia todo mundo sofrendo aqui para atravessar. O pobre do ‘porteiro’ (pessoa responsável por remar) sofria lutando com o barco, mas agora Deus abençoou. Ele arranjou um (barco) mais maneiro, que dá para ele romper e conseguir fazer o benefício (sic)”, disse Antônio Almeida, de 68 anos, morador da comunidade de Alagadiço.
“Antigamente, a gente atravessava a ‘val’ (a nado), depois era uma canoa, depois em um barco e agora em um barco a motor. O mundo é assim mesmo. As coisas vão mudando e nós também vamos mudando e, espera Deus, que seja para melhor (sic)”, disse o prefeito Heleno Moutinho.
Segundo a interlocutora do Travessia em Coronel Murta, Alvina Miranda, além de aumentar o conforto e agilidade na locomoção, o barco motorizado é importante para escoar a produção agrícola das comunidades. Ainda conforme Alvina, 660 moradores são beneficiados pela iniciativa. “Uma parte do rio é muito funda e perigosa. Com o barco a motor, a travessia dura, no máximo, cinco minutos”, explica.
Alvina lembra que a travessia do rio Jequitinhonha com a canoa durava entre 15 e 20 minutos. “Era um barco de madeira e não tinha muita segurança. O novo barco tem coletes salva-vidas de vários tamanhos”, destaca. “O barco fica o tempo todo à disposição das comunidades”, acrescenta.
Inclusão digna
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, ressalta que o objetivo do Programa Travessia é justamente promover a inclusão social das pessoas mais necessitadas de Minas Gerais. “A ideia do programa é nesse sentido mais amplo, de oportunizar às comunidades uma vida mais digna. O Travessia é o olhar criterioso do Governo do Estado na busca da verdadeira inclusão social”, disse.
O Travessia é um dos programas estruturadores do Governo de Minas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social, por meio da articulação e integração do planejamento, execução e acompanhamento das políticas públicas, principalmente estaduais, com foco no território.
Criado em 2008, prioriza seis eixos de atuação: gestão social, saneamento, intervenções urbanas, saúde, educação e renda. Até o momento, 154 cidades mineiras foram - ou estão sendo - atendidas pelo Travessia.
Mais ações
A aquisição do barco foi apenas uma das várias ações do Travessia em Coronel Murta. O pacote de intervenções, concluído em junho deste ano, inclui construção de praças na região da Igreja Matriz e no bairro José Cayres; iluminação da praça na comunidade rural de Barra de Salinas, pavimentação de vias públicas no distrito Freire Cardoso, em Barra de Salinas. 
Além de obras, o Travessia, em articulação com outros órgãos do Estado, ofereceu qualificação profissional, capacitações nas áreas da saúde, direitos humanos e educação, realizou diagnóstico de anemia, entre outras ações.
No total, o Governo de Minas investiu R$ 400 mil em ações no município, beneficiando diretamente mais de 2 mil pessoas.
Fonte: Agência Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    comprar curtidas no facebook disse...

    bom post!

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger