domingo, 16 de outubro de 2011

SEMINÁRIO EM ITAOBIM DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MULHER

Atualmente, as mulheres assumem cada vez mais diferentes funções na sociedade moderna. Por esse motivo, é muito importante repensar o papel da figura feminina na atualidade e avaliar quais ações garantem igualdade de gênero e propõem melhores condições de vida a elas. Para ampliar o debate sobre este tema, o município de Itaobim realizou o seminário “A mulher do Jequitinhonha nas políticas – Rompendo visões, transformando diferenças”.
A iniciativa, realizada no dia 9 de outubro, é resultado da pré-conferência e da Conferência da Mulher realizadas no município de Araçuaí. Após esses encontros, foi desenvolvido um trabalho em rede em Itaobim para a realização de um seminário sobre a situação da mulher no Vale do Jequitinhonha . O evento mobilizou mais de 160 participantes.
Os participantes foram dividididos em grupos para discutir políticas públicas para a mulher
Além de um café com prosa e apresentação cultural, a programação do evento incluiu três mesas-redondas sobre temas relacionados à participação da figura feminina na sociedade, como por exemplo, a atuação da mulher na política, os direitos das mulheres e o desenvolvimento social, econômico e sustentável no Vale do Jequitinhonha. Após os debates, foram discutidas propostas e ações que poderão ser executadas no município.
De acordo com a articuladora do Selo UNICEF em Itaobim, Dalva Ferreira, uma das propostas apresentadas no encontro foi a implantação de políticas que atendam às necessidades da mulher no Vale do Jequitinhonha. “A mulher está sempre presente nas ações políticas dos municípios, porém, nem sempre elas recebem o destaque necessário. Com o seminário, discutimos formas para se ressaltar a presença da figura feminina e colocá-la na linha de frente da sociedade”, argumenta.
O Seminário mobilizou vários representantes dos municípios do Vale do Jequitinhonha
O Seminário é resultado da articulação entre os seguintes órgãos e instituições de Itaobim: Departamento de Assistência Social; Departamento de Saúde; Grupo Feminino de Mulheres Itaobinenses (Grufemi); Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim (ASCAI); Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microregião do médio Jequitinhonha (CIS- MEJE); Associação das Mulheres Organizadas do Vale do Jequitinhonha (Amovaje) e Casa da Juventude.
Para a coordenadora da ASCAI, Mônica Bezerra, o desenvolvimento de um trabalho em rede, como esse seminário, só traz benefícios para o município. “A partir do momento em que se envolve vários atores sociais trabalhando por um objetivo comum, conseguimos romper fronteiras, ganhar visibilidade e atingir outras instâncias, mobilizando assim um maior número de pessoas”, destaca.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger