terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mateus supera adversidades e brilha na Portuguesa

O "manual do futebol" prega que todo time comece por um bom goleiro. Para ser campeão, no entanto, é preciso ir além: contar também com uma zaga forte. Rumo ao título da Série B, a Portuguesa tem seguido à risca essa máxima, afinal tem na defesa o zagueiro Mateus, titular incontestável do técnico Jorginho, um dos destaques do time e que já desperta interesse de grandes clubes do futebol brasileiro. Nesta terça-feira, às 20h30 no Canindé, contra o Barueri, mais uma prova de fogo.

Mateus, de 27 anos, chegou ao Canindé em maio deste ano após passagens por clubes de pouca expressão, como os mineiros Uberaba e Villa Nova. Mas foi no Ypiranga (RS) que sua carreira começou a decolar. No Gaúchão deste ano, o zagueiro entrou na seleção do campeonato, ao lado de nomes como Fábio Rochemback e Douglas, ambos do Grêmio, e Leandro Damião, do Inter e da Seleção Brasileira. Terça, comanda a segunda melhor defesa da Segundona, com 21 gols sofridos em 22 jogos.
O caminho de Mateus no futebol teve muitas pedras. O mineiro de Turmalina, cidade com cerca de 15 mil habitantes, conta sua saga em clubes dos quais não recebeu salário, tamanha falta de estrutura. A maior adversidade, porém, foi um acidente de carro sofrido por seu pai, Antônio Homero. Era 2007, e Mateus jogava a 2ª Divisão do Mineiro pelo Uberaba.
- Meu pai ficou na UTI entre a vida e a morte. E eu, entre treinos em Uberaba e idas ao hospital em Belo Horizonte (NR: são quase 500km de distância, cerca de 6h de viagem de carro em uma estrada perigosa). Foi essa rotina durante um mês, e eu cheguei a pensar em parar, pois minha mãe também estava doente e desempregada. Mas felizmente meu pai se recuperou e o Uberaba subiu para a Primeira Divisão - relata o zagueiro.
Após um passado difícil - ao qual "aprendi a dar valor às coisas" -, Mateus analisa o presente com os pés no chão e projeta o futuro com ambição. Pensa em um dia chegar ao nível de Lucio e Thiago Silva, "os melhores do mundo", e também vestir a camisa da Seleção. O primeiro passo para um reconhecimento, segundo ele, pode vir no fim deste ano.
- Quero ser campeão da Série B com a Portuguesa. O time merece e o técnico Jorginho também, pois sou muito grato a ele, que apostou em mim. Depois disso, pretendo ir mais longe - almeja Mateus, que, sem revelar nomes, afirmou que seu empresário já recebeu sondagens de grandes clubes, sobretudo paulistas.
Nesta trajetória de superação, Mateus se espelha em um ídolo brasileiro que não desiste nunca:
- Ronaldo Fenômeno é um exemplo para todos, por sempre ultrapassar os obstáculos e ainda ser tão vitorioso - finalizou.
Fonte: O Povo

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger