sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Justiça de MG ordena que município do vale nomeie candidata aprovada em concurso

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a decisão da comarca de Araçuaí e determinou que o prefeito do município de Coronel Murta nomeie G.F.S. para o cargo de Agente de Saúde. De acordo com o processo, G.F.S. foi aprovada em concurso público, em 2008, dentro do número de vagas previstas no edital, mas não foi convocada para assumir o cargo e o prazo de validade do certame extinguiu. 

G.F.S. alegou que tem direito à nomeação para o cargo para o qual concorreu e que foi considerada habilitada. Em sua defesa, o prefeito de Coronel Murta alegou ser parte ilegítima para figurar na ação, por não ter praticado nenhum ato ilegal.

Segundo o relator do processo, desembargador Moreira Diniz, a partir do momento em que a Administração divulgou, através do instrumento convocatório, a necessidade de prover 10 vagas de agente de saúde, o que seria um ato discricionário tornou-se ato vinculado para o Poder Público, ensejando, em contrapartida, direito subjetivo à nomeação e à posse para os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas.

Destacou que o prazo de validade concurso encerrou em 16 de junho de 2010, e G.F.S. não foi convocada, o que demonstra real ameaça de violação de direito líquido e certo. Ainda segundo o magistrado, não há dúvida de que G.F.S. foi aprovada no concurso realizado pelo município de Coronel Murta, dentro do número de vagas previstas no edital. G.F.S classificou-se em 5º lugar para o cargo agente de saúde, sendo que, no anexo I do edital, constava a existência de 10 vagas.

N° Processo: 0021442-34.2010.8.13.0034

Fonte: TJMG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger