domingo, 25 de setembro de 2011

COPA DO MUNDO 2014: Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Minas Gerais

A Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Minas Gerais foi criada justamente com a missão de planejar ações ambientais para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

São Gonçalo do Rio das Pedras - Foto: Divulgação

Suas diretrizes têm como modelo o projeto Green Goal, a iniciativa alemã de práticas ambientais sustentáveis desenvolvidas para a Copa de 2006.

O plano de trabalho da Câmara contempla os seguintes temas: áreas verdes; redução de emissão de gases de efeito estufa; certificação e educação sócio-ambiental; resíduos sólidos; mobilidade e infraestrutura e revitalização da Lagoa da Pampulha.
Parques estaduais - Um plano de melhoria da infraestrutura dos parques ecológicos, chamado ‘Parques da Copa’, vai revitalizar áreas verdes para o incremento de roteiros turísticos. Em Minas Gerais, serão contemplados monumentos naturais em São Gonçalo do Rio Preto, Diamantina, Ouro Preto, Juiz de Fora e também a Rota Lund.
Gases de efeito estufa - O inventário realizado em 2008 sobre a emissão de gás de efeito estufa em Minas Gerais servirá de modelo para as demais cidades sede que precisam de uma metodologia para fazer um inventário focado na Copa do Mundo da FIFA 2014.
Certificação e educação sócio-ambiental - Empreendimentos residenciais e comerciais relacionados ou não a Copa do Mundo da FIFA 2014 que adotarem tecnologias verdes, além do racionamento de energia e água entre outras práticas sustentáveis receberão um selo verde da Prefeitura de Belo Horizonte.
Resíduos - Destinação correta de resíduos sólidos, orgânicos, recicláveis e daqueles gerados pela construção civil. Está prevista ainda a ampliação na coleta de recicláveis, além da assinatura de um termo de referência para compra sustentável de equipamentos eletroeletrônicos incorporado ao manual de compras do Estado.
Mobilidade e infraestrutura - Prioridade para o transporte público (construção dos BRT – Bus Rapid Transit).
Lagoa da Pampulha - As ações para revitalização da Lagoa da Pampulha incluem coleta e tratamento de esgoto dos córregos Ressaca e Sarandi, intervenções em fundos de vale, proposta de desassoreamento, drenagem e aceleração do processo de despoluição.
Mineirão Verde - Uma das metas da modernização do Mineirão é obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que atesta a arena como um empreendimento ambientalmente sustentável. Leia mais em www.novomineirao.mg.gov.br

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger