Comissão mantém os três pontos da equipe de Berilo e a expulsão do zagueiro José Emício, também de Berilo.
DOS PEDIDOS
As equipes Berilo Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube que se enfrentaram em jogo válido pela 3ª Rodada da Copa Aranãs FM no dia 25/09/2011, na cidade de Berilo, impetraram recursos junto à organização do evento esportivo em 27 de setembro de 2011, sendo tais recursos protocolados em tempo hábil, conforme previsto no Regulamento da competição.
A equipe Berilo Esporte Clube recorreu contra a decisão do árbitro Sormoni pela expulsão do atleta José Emício, camisa nº 04, após o término da partida, em função do árbitro ter reconhecido o grau de violência de uma falta cometida pelo referido jogador no atacante Tico Mineiro aos 42 minutos do segundo tempo, quando o mesmo teria sido advertido apenas com o cartão amarelo. Diretores de Berilo alegam que o árbitro somente decidiu expulsar o atleta após forte pressão de dirigentes do Vila Nova e pedem a suspensão da decisão e punição ao trio de arbitragem da referida partida.
DAS ALEGAÇÕES DO VILA NOVA
Já o recurso da equipe Vila Nova reivindica o direito do time capelinhense em receber os 03 (três) pontos da partida, mesmo tendo sido derrotado pelo placar de um a zero, alegando que a equipe adversária teria cometido irregularidades previstas nos artigos 5º e 10º do Regulamento, mantendo número maior de dirigentes nas proximidades do banco de reservas fazendo tumulto e exercendo pressão e influência sobre a arbitragem. Alega também que Berilo foi beneficiado com a aplicação de cartão amarelo ao atleta José Emício, nº 04, por ter praticado falta grave sobre o atleta Tico Mineiro, porém só decidindo expulsá-lo após o encerramento da partida. Alega ainda decisão equivocada do árbitro em expulsar o atleta Anderson, nº 03, de Berilo, e depois voltado atrás e punindo o jogador apenas com cartão amarelo.
DOS FUNDAMENTOS:
O árbitro Sormoni, de fato, decidiu expulsar o atleta José Emício de Berilo somente após o encerramento da partida, alegando ter até 24 horas após o término da partida para tomar decisões que lhe couber e julgar pertinentes. No caso específico, o árbitro fundamentou sua decisão em expulsar o referido jogador após o encerramento da partida por entender que a falta teve um elevado grau de violência e que o cartão amarelo seria uma punição incompatível com o lance, sendo tal decisão constada em súmula.
O artigo 5º do Regulamento da Copa prevê que só será permitida a presença do atleta em campo se o mesmo estiver devidamente uniformizado ou com o colete de sua equipe. Nesse caso, não houve descumprimento pela equipe de Berilo.
O artigo 10º do Regulamento diz que no banco de reservas só poderão permanecer o técnico, o massagista, o auxiliar ou diretor, um profissional médico e 11 atletas devidamente uniformizados. Nesse caso, apesar do Delegado da partida ter observado um número maior de pessoas nas proximidades do banco de reservas, o descumprimento de Berilo fica duvidoso pelo fato de que no local também estavam duas pessoas responsáveis pela maca, um fotógrafo e um senhor que se apresentou como imprensa por ser responsável por um Blog que faz cobertura da Copa.
O artigo 8º do Regulamento estabelece que o descumprimento dos artigos 5º, 6º e 7º por uma equipe, comprovado em súmula pelo árbitro, delegado e mesário poderá ser punida com a perda dos 03 (três) pontos da partida. Nesse caso, fica claro que a equipe de Berilo não descumpriu o artigo 5º e que o possível descumprimento do artigo 10º não é fator gerador da perda de pontos.
DA DECISÃO
Diante dos fatos, a organização da Copa Aranãs FM 2011 DECIDE:
1º- Manter a expulsão do atleta José Emício da equipe de Berilo, devendo o mesmo cumprir a suspensão automática prevista no Regulamento.
2º- Manter os 03 (três) pontos da partida para a equipe de Berilo.
3º - Advertir a equipe de Berilo para que cumpra rigorosamente o artigo 10º em suas próximas partidas, sob pena de sofrer punições.
3º - Advertir a equipe de Berilo para que cumpra rigorosamente o artigo 10º em suas próximas partidas, sob pena de sofrer punições.
4º - Advertir a equipe de Berilo para que os maqueiros e pessoal da imprensa local não utilizem camisa de torcedor durante as partidas do time na Copa.
5º - Advertir o árbitro Sormoni sobre suas atitudes durante a partida, evitando repeti-las em outros jogos.
Fonte: Aranãs FM
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.