sábado, 10 de setembro de 2011

Araçuaí busca soluções para a seca e a diminuição da pobreza


Os altos índices de pessoas na pobreza nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foram destacados durante o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Araçuaí, na manhã desta sexta-feira (9/9/11). Cerca de 200 pessoas participaram do evento, no auditório do Colégio Nazareth, que prossegue durante a tarde com grupos temáticos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), salientou que, das cerca de 900 mil pessoas em situação de pobreza no Estado, 125 mil estão nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Com cerca de 1 milhão de habitantes, a região tem PIB de R$ 5,3 milhões, o que corresponde a apenas 1,89% da produção de riquezas do Estado.
Além disso, somente 9% da população têm acesso à disposição adequada de resíduos sólidos e o acesso a água potável chega a 71%, o segundo menor de Minas. Em Araçuaí, 45% da população vivem acima da linha da pobreza e 54% entre a indigência e a pobreza.
Dinis Pinheiro se comprometeu a colocar o parlamento mineiro mais próximo da população. Ele destacou que muito já foi feito no campo social pelos governos federal e estadual, mas reconheceu que muito ainda precisa ser feito para superar as desigualdades sociais. Os deputados André Quintão e Rogério Correia, ambos do PT, Carlos Henrique (PRB) e Luiz Henrique (PSDB) também participaram do evento.
Corte de cana-de-açúcar precisa de mais recursos, afirmam autoridades
O prefeito de Araçuaí, Aécio Jardim (PDT), pediu que os deputados se empenhem em solucionar as dificuldades enfrentadas por 14 municípios em relação ao corte de cana-de-açúcar. "Não temos condição de receber os 9 mil trabalhadores temporários para o corte da cana porque as prefeituras não têm recursos para oferecer os serviços básicos", enfatizou.
Aécio Jardim pediu investimentos que levem indústrias para o Jequitinhonha e o vereador Carlindo Dourado solicitou empenho para a construção de barragens que diminuam os problemas com a seca.
Fonte: ALMG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger