sábado, 20 de agosto de 2011

UFVJM despreza Vale e abrirá campus em Unaí e Janaúba. Vai mudar de nome?

Jequitinhonha é desprezado pela sua própria Universidade 
Via Blog do Banu
Mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha é desprezado. Desta vez, pela sua própria Universidade. O Conselho Universitário aprovou e a Presidenta Dilma assinou, nesta terça-feira, 16.08, a criação de um campus em Janaúba, no norte de Minas, e outro em Unaí, no noroeste de Minas, perto de Brasília. Estas duas cidades já tem campus da Unimontes, universidade pública estadual. 


Cidades como Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim e Almenara, tentam e sonham implantar uma unidade de campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Porém, suas lideranças técnicas e políticas pouco articulam e encaminham projetos para viabilizar tal sonho. E ainda, por cima, várias entidades do Vale como FECAJE, ASA semi-árido, AMEJE, FETAEMG, AMAJE, Fundo Cristão e AMBAJ têm representação no Conselho Universitário que aprovou propostas de criação de campus fora do Vale. 

Isto é um desrespeito com a região, com a juventude, com os estudantes, com o desenvolvimento da região. 

Em 2003, eu trabalhava como Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Elaborei o projeto de lei de criação da UFVJM, apresentado pelo deputado Carlos Mota (PSB-MG). Foram várias reuniões e audiências com os Ministros da Educação, Cristóvam Buarque e Tarso Genro, além da Casa Civil, com José Dirceu. Optou-se pela transformação da FAFEID - Faculdades Federais Integradas de Diamantina em UFVJM, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni, por ser mais viável, administrativa, técnica e financeiramente. 
O projeto original propunha campus em Diamantina, Minas Novas/Capelinha, Araçuaí/Itaobim Almenara, Teófilo Otoni, Porto Seguro e em Montanha, no norte do Espírito Santo. 

O Ministro Tarso Genro argumentou a limitação de recursos e propôs apenas os campus de Diamantina e Teófilo Otoni, mas mantendo a indicação de criação dos próximos campi em Araçuaí e Almenara. 

Em 5 anos da nossa Universidade, o que se viu foi o debate de criação de campus em Curvelo e Governador Valadares. Nós, do Vale, ficamos olhando e vendo a banda passar. Nada fizemos, pouco articulamos. E o pior: na hora de aprovar os campi fora do Vale ou fomos omissos ou votamos a favor de tal distorção da UFVJM. 

A Reitoria da UFVJM deve justificar que os recursos alocados seriam para as cidades beneficiadas. Ou seja, os deputados que articularam devem ter indicado os endereços dos investimentos, longe do Vale. 

Cadê nossos representantes? Cadê os deputados que sempre buscam os votos na nossa região e depois somem? Por que nós não cobramos isso deles? Ficamos puxando o saco, babando ovo, quando deveríamos propor e cobrar destes representantes nossos. 

O ex-presidente Lula estará em Araçuaí, nesta sexta-feira, 19.08, às 14 horas, no Instituto Federal - Campus Araçuaí. Será paraninfo da primeira turma de técnicos da instituição. É uma boa hora para cobrarmos dele e reivindicar sua gestão junto à sua cria política , a Presidente Dilma Roussef. 

"Ô Lula, que vergonha! Cadê a Universidade do Jequitinhonha?" seria um bom grito de guerra para fazê-lo ouvir as vozes roucas das ruas e dos rincões do Vale. 
Ele deve se assustar e perguntar se a UFVJM não está na região. Somente em Diamantina e Teófilo Otoni, nas portas de saída dos Vales, seria a resposta. 
Precisamos de Universidade no miolo, no coração do Vale.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger