quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UFVJM adia para outubro decisão sobre criação de campus

Conselho Universitário quer definir atuação e expansão da Universidade


>     O CONSU - Conselho Universitário, instância de poder deliberativo da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tomou decisões importantes em relação à criação de campus universitário fora dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri:

>   Assumiu que a UFVJM é uma Universidade multi-campi, ou seja, pode ter várias unidades de ensino ou pesquisa espalhadas por outras cidades. 
Definiu que o território dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é região prioritária para sua atuação. 

 E ainda: adiou para o mês de outubro a decisão sobre incorporação ou não dos campi de Janaúba e Unaí, definido de forma autoritária pelo Ministério da Educação, sem a aprovação prévia do CONSU e nem consulta ao povo do Vale. 

Leia a Nota de Esclarecimento, assinada pelo Reitor Pedro Ângelo Almeida Abreu: 
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em evento no Palácio do Planalto, o Governo Federal anunciou, no dia 16 de agosto passado, uma nova expansão do Ensino Superior, noticiando a criação de mais quatro Universidades Federais e de várias dezenas de campi universitários vinculados a Instituições do sistema de IFES. Dentre esses novos campi, foi noticiada a criação de campus nas cidades de Janaúba e Unaí no Estado de Minas Gerais, que seriam vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Cabe informar que o Conselho Universitário não havia deliberado pela incorporação desses novos campi à UFVJM. 

O Conselho Universitário já definiu a UFVJM como umaUniversidade multi-campi para atender, sobretudo, as populações dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
, vislumbrando, portanto, a implantação, quando possível e pertinente, de novas Unidades Universitárias, principalmente em cidades assentadas em territórios desses vales. 

Portanto, esta Instituição entende a expansão do Ensino Superior público como uma política de Estado voltada para proporcionar oportunidades aos cidadãos de diferentes territórios do Brasil, mas, por outro lado, assumiu que os Vales do Jequitinhonha e Mucuri são prioritários para a sua atuação no ensino, pesquisa e extensão. 

Em reunião realizada no dia 19 de agosto o Conselho Universitário deliberou que irá definir, até o início de outubro próximo vindouro, os territórios de atuação da UFVJM, quando, então, decidirá sobre a viabilidade de incorporar os campi das cidades de Janaúba e Unaí. 

Diamantina, 18 de agosto de 2011 

Prof. Pedro Ângelo Almeida Abreu 
Presidente do Conselho Universitário /UFVJM 

Por uma descentralização da UFVJM com campus em cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Assine o Abaixo-assinado Clicando Aqui

Fonte: Blog do Banu

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger