quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Turmalina apresenta o Projeto Regresso


REINSERÇÃO - A comunidade de Turmalina se reuniu para conhecer o Projeto Regresso
REINSERÇÃO - A comunidade de Turmalina se reuniu para conhecer o Projeto Regresso

No último dia 04 de agosto, em Turmalina, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Instituto Minas Pela Paz apresentaram ao empresariado local e sociedade o Projeto Regresso que visa promover a reinserção dos chamados recuperandos ao mercado de trabalho, visando diminuir a reincidência da criminalidade.
A iniciativa partiu da juíza da comarca, Ana Paula Lobo. P. de Freitas, e da diretora da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Maria Etelvina.

Autoridades, representantes das indústrias e empresas locais, além de seus principais colaboradores da área de recursos humanos conheceram o Projeto. Buscou-se conscientizá-los sobre a responsabilidade social deles nesta causa.

Para a viabilização do projeto, foram envolvidos o Centro e Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e a assistente social do TJMG, Aneliza Pinheiro Machado, que serão responsáveis pelo acompanhamento criterioso dos recuperandos e egressos e sua evolução no ambiente de trabalho.

“Acredito que conseguimos despertar o interesse e confiança dos empresários. Uma característica típica das pessoas do Vale do Jequitinhonha é a solidariedade e o envolvimento nas causas sociais. Quando sentiram um envolvimento do Judiciário, o empenho do Sistema Fiemg e a seriedade do projeto, que conta com o apoio do CRAS e da assistência social, mostraram-se aptos a ajudar, através da oferta de vagas em seus estabelecimentos”, afirmou a juíza.

A magistrada informou, na oportunidade, as ações concretas visando a definitiva instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na comarca e convocou o indispensável apoio da sociedade. “A Apac está em fase avançada de instalação em nossa comarca, mas acredito que a reinserção dos presos não pode ser uma meta apenas do Judiciário, sendo fundamental o envolvimento de toda comunidade. O trabalho dignifica o homem e resgata a cidadania, fazendo-nos sentir produtivos e úteis. Assim, a ajuda oferecida pela Fiemg e empresários para a capacitação dos recuperandos e oferecimento de oportunidades de trabalho será crucial para atingirmos a meta de diminuição de reincidência na nossa comarca”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG

Por Bernado Vieira - Blog do Jequi

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger