sábado, 27 de agosto de 2011

TRE encontra fraude em 15 cidades mineiras


Recontagem de votos revela irregularidades eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) constatou fraudes e irregularidades no cadastramento de eleitores de mais 15 municípios no estado, para os quais requereu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a realização de revisão biométrica. O processo de correição, em que se verifica a revisão do eleitorado a partir de denúncias e de suspeitas levantadas pela relação entre a população projetada pelo IBGE e o número de títulos eleitorais registrado nos municípios, já havia previsto para o mês que vem a revisão biométrica em três cidades – Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Itapeva, no Sul, e Montezuma, no Norte de Minas. “Nossa preocupação é evitar fraudes nas eleições do ano que vem”, afirma Kildare Carvalho, presidente do TRE-MG. 

O sistema biométrico usado nas urnas eletrônicas reconhece as impressões digitais dos eleitores, confirmando a identidade de cada um ao comparar o dado fornecido com todo o banco de dados disponível. Nos municípios sob suspeita de irregularidades, os juízes eleitorais procedem a investigação por amostragem, checando a informação de um grupo de eleitores selecionado aleatoriamente, que variou entre 1% e 5% do universo. Constatados problemas superiores a 10% no registro de eleitores que não comprovaram vínculo com o município, a revisão biométrica é indicada. Foi o que ocorreu em Espinosa, Galileia, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Rio Abaixo, Umburativa, Santa Efigênia de Minas , Coimbra, Estrela Dalva, Faria Lemos, Bom Jesus do Amparo, Mata Verde, Marmelópolis, Cachoeira Dourada, Divinésia e Araporã

Segundo Kildare Carvalho, há outras cidades mineiras na mira da Justiça Eleitoral, com suspeita de irregularidades no cadastramento eleitoral. Outras 28 revisões do eleitorado de municípios mineiros foram concluídas no fim de julho. Todos os municípios submetidos à revisão biométrica contarão com essa tecnologia nas eleições do ano que vem. 

Para debater a biometria e o planejamento das eleições do ano que vem, o TRE-MG promove de hoje a sábado o 54º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais. O evento, que reúne em Belo Horizonte os presidentes das 27 cortes eleitorais do país, terá a participação da vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e do presidente do TSE, o ministro Ricardo Lewandowski.

Fonte: Estado de Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger