quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SHOW DO CRIANÇA ESPERANÇA 2011 TERÁ OBRAS DA ARTESÃ DO VALE DONA ISABEL MENDES

No último bloco do programa, as bonecas de barro da artesã Isabel Mendes, do Vale do Jequitinhonha, estarão no palco do show. Elas sofrerão interferência da metrópole e da modernidade, características da região Sudeste.



ISABEL MENDES DA CUNHA é de Santana do Araçuaí, no Município de Ponto dos Volantes, Vale do Jequitinhonha-MG. 


Dona Isabel (Isabel Mendes da Cunha), nasceu em 1924 e é certamente a mais famosa artesã que trabalha com barro no Vale do Jequitinhonha. Exerce o seu ofício, "mexe com o barro", no pequeno vilarejo de Santana do Araçuaí no Município de Ponto dos Volantes. 

Filha de louçeira, que possuía um saber ancestral obtido de seus antepassados indígenas, cresceu vendo a mãe trabalhar. No início sua relação com o barro aconteceu como todas as crianças do interior. Na infância modelava com argila objetos para as suas brincadeiras. 

Foi aí que surgiu o sonho de fazer bonecas que só se materializou muitos anos após, já na idade adulta. Já casada e depois viúva, Dona Isabel, no esforço de criar seus filhos, fugindo das dificuldades de ganhar o pão de cada dia no trabalho na roça, passou a produzir potes, travessas, figuras de presépios, que eram vendidas nas feiras da região. 

Nesta época suas criações se destacavam em meio às outras graças à sua inventividade e o capricho na modelagem e decoração das peças.

Muitos anos após, quando foi “descoberta” já com 44 anos, em 1978, é que surgiram suas mais famosas criações - as bonecas - que hoje tem fama no Brasil e no exterior.


Como bonequeira criou imagens representando o povo da região em noite de gala, especialmente mulheres, em diversas situações especiais do cotidiano: Noivas vestidas de branco com arranjos e buquês, noivos elegantemente vestidos com terno e gravata, madrinhas, grávidas amamentando, preparativos para festas,procissões etc.

Algumas das peças chegam a medir de 1,5 metros de altura. São minuciosamente enfeitadas, decoradas. As mulheres são apresentadas com olhos, cílios, lábios e unhas pintadas, e penteados impecáveis. Todas portam colares, brincos e outros enfeites. Sonhos de glamour de um povo sertanejo sofrido que vive numa das mais pobres regiões do país, assolada regularmente por secas 
e enchentes.


Conheça mais sobre a vida e obra da Ceramista Dona Isabel Mendes Clicando Aqui.
Por Bernardo Vieira – Blog do Jequi

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Geisi disse...

    Olá, adorei a proposta de divulgar o Vale aqui no seu blog. Muito bom mesmo, também sou parte mineira e fico muito feliz quando ouço da minha Terra. Só gostaria que vc fizesse uma retificação, o nome da ceramista é D. Isabel Mendes e não Isabe Nunes, disso tenho certeza pois sou neta dela... Um abraço.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger