sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programa de alfabetização de adultos capacita profissionais no Norte de Minas

Os formadores do programa de alfabetização de adultos “Travessia Nota 10” terminaram nesta quinta-feira (25), em Montes Claros, a capacitação do projeto, que passa por processo de reformulação e atualização.
A partir do nivelamento conceitual e pedagógico, estão sendo capacitados nesta fase 110 formadores para atuarem no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Em turmas de 60 alunos, no máximo, os alfabetizadores serão preparados para conduzir o processo de alfabetização de pessoas acima de 15 anos.
O Censo de 2010 revela que no Brasil, nos últimos 10 anos, houve redução 5,87% na taxa de analfabetismo. Minas Gerais reduziu este índice em 3,64%, enquanto que no Grande Norte, por causa da atuação do programa precursor, a redução chegou a 6,68%. “Teremos, com o Travessia Nota Dez, o foco na elevação da escolaridade e na alfabetização das pessoas”, revela Rachel Ulhôa, responsável pela sua coordenação geral.
O evento em Montes Claros é realizado em parceria entre a Sedvan, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), a Fundação Educacional Montes Claros (Femc) e a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe) – de apoio à UFVJM.
Valorização
O diretor da Femc, Ariovaldo Melo, disse que a instituição corresponderá como parceira à expectativa de confiança depositada pela Sedvan. “Vamos virar mais uma página na área educacional da região com o programa”. Dulce Pimenta, da Fundaepe, explica que a iniciativa terá gerenciamento próprio, com sistema eletrônico de acompanhamento das atividades, inclusive da evasão escolar.
O diretor do Idene para o Norte de Minas, Guila Ramos, frisa que o programa não visa somente à alfabetização, mas também à responsabilidade social. “Vamos valorizar os alunos como pessoas. As grandes redes de investimento social podem mudar o Norte e o Nordeste do Estado.”
Por Agência Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger