sábado, 6 de agosto de 2011

Estrada Real no Vale do Jequitinhonha

O Diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna, esteve em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, no último sábado (30), para encontro com 10 prefeitos da região. Na oportunidade, foi discutida a inclusão destas localidades no roteiro da Estrada Real. Além do prefeito de Turmalina, estavam representadas as cidades de Capelinha, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte, Itacambira, Minas Novas, Botumirim, Grão Mogol e Senador Modestino Gonçalves

O Vale do Jequitinhonha geralmente é estigmatizado pela carência social. No entanto, é reconhecido também pela ampla diversidade cultural, retratada, principalmente, pelo artesanato e festivais locais. Dessa maneira, o crescimento do turismo na região é uma iniciativa importante para o desenvolvimento regional.

As cidades interessadas em fazer parte da Estrada Real precisam cumprir alguns critérios, tais como: levantamento com fundamentação histórica e cultural, comprovando que a localidade foi cenário dos caminhos reais, no garimpo ou transporte do ouro e pedras preciosas, durante os séculos XVII e XVIII; estar localizada na divisa de um ou mais municípios atualmente identificados na área de abrangência da Estrada Real; demonstrar ações efetivas em relação à preservação do patrimônio natural, cultural e histórico municipal; possuir um Conselho Municipal de Turismo com atuação comprovada, entre outros.


Agora, o Instituto Estrada Real aguarda documentação comprobatória para poder incluir o Vale do Jequitinhonha como mais um dos seus destinos.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger