quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CVTs iniciam curso preparatório para o ENEM com sala de aula cheia em Pedra Azul

Foi com sala de aula cheia que o Centro Vocacional Tecnológico de Pedra Azul realizou a aula inaugural do curso “ENEM na sua Comunidade”, no dia 02 de agosto. Durante a primeira aula, a coordenadora Geral, Solange Paula Tejada Berloffa, apresentou a metodologia que será utilizada durante curso e um resumo do Edital do ENEM 2011, destacando os pontos principais e dicas para o estudo e para a prova. Foram formadas duas turmas, totalizando 65 alunos, dentre eles oito da cidade de Cachoeira de Pajeú, a 40 km de Pedra Azul.

O projeto “ENEM na Sua Comunidade” é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), por meio da Superintendência de Inovação Social, cuja finalidade é promover o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), gratuitamente e via videoconferência. Todos os 84 CVTs da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado oferecem o curso desde o dia 03 de agosto. “O nosso objetivo é proporcionar à parcela da população que não tem condições financeiras de custear um cursinho particular, a oportunidade de se preparar para a prova do ENEM, e concorrer de forma justa. Isso condiz com a nova premissa da Sectes, de promover a inclusão e a inovação social e democratizar o acesso à profissionalização”, diz o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

O CVT de Passos também comemora a sala de aula cheia. A unidade preencheu as 30 vagas disponíveis para o curso preparatório do curso. Segundo o coordenador geral do CVT de Passos, José de Paula, a grande procura gerou uma lista de espera com 15 pessoas. A estudante Jackeline Aparecida Silva, 17 anos afirma: “É uma oportunidade muito grande. E ainda com a vantagem de ser gratuito”. A aluna Letícia Reis, 16 anos, está animada com o curso: “As aulas são legais. É uma oportunidade de rever matérias que não revisava há tempos”. Além dos alunos das escolas públicas de Passos, o curso recebe estudantes de cidades vizinhas como o caso do município de Itaú de Minas.

No CVT de Coromandel a participação da comunidade também superou as expectativas. “As aulas seguem a todo vapor, com turmas lotadas”, diz a coordenadora Geral, Maria Cristina de Oliveira Lemes.

O curso é gratuito e será oferecido no período de 3 de agosto a 21 de outubro (véspera da prova do ENEM). As aulas serão transmitidas ao vivo, às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 14h às 17h20, nas salas de videoconferência dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado. Professores preparados para as áreas de atuação abordarão assuntos que constam no currículo proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para o ENEM, a partir de material didático que será distribuído gratuitamente para os alunos via e-mail. 

Os CVTs são unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.

A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, 
mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio de emendas parlamentares.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger