quinta-feira, 14 de julho de 2011

MONTES CLAROS SERÁ A CAPITAL DO ESTADO NESTA SEXTA-FEIRA (15)

Dia do Governo nos Gerais movimenta secretários de Estado - Debates sobre investimentos contarão com painéis sobre geração de emprego, infraestrutura e sustentabilidade.

O Dia do Governo de Minas nos Gerais, que será realizado nesta sexta-feira (15/07), em Montes Claros, destacará os novos investimentos que estão sendo previstos para a área mineira do Nordeste, além de abordar questões voltadas para a sustentabilidade econômica e social da região. O encontro desperta o interesse de lideranças e empresários de vários segmentos, levando-se em conta as novas perspectivas de incremento da economia das regiões Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, com a exploração de jazidas de minério de ferro, gás natural, instalação de novas empresas privadas e investimentos na melhoria e expansão da infraestrutura regional.

O primeiro painel do encontro promovido pelo governo de Minas, em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e com a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), abordará casos concretos de geração de empregos, com base na política de atração de investimentos do Governo do Estado. Os debates serão abertos pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, e pelo secretário do Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta.

Ainda no primeiro painel, um dos temas de destaque será a instalação de uma fábrica da Alpargatas S.A em Montes Claros. As negociações conduzidas pelo Governo do Estado vão representar, já a partir deste ano, a alocação de investimentos da ordem de R$ 177 milhões na construção de uma unidade fabril em Montes Claros, numa área de 250 mil metros quadrados e com capacidade para produzir anualmente 100 milhões de pares de sandálias Havaianas. O protocolo para a instalação da fábrica e de um centro de distribuição da Alpargatas foi assinado, na última semana, pelo governador Antonio Anastasia e pelo presidente da empresa, Márcio Utsch. A previsão é de que sejam gerados 2.250 empregos diretos e 3 mil indiretos.

Além do presidente da Alpargatas, também participarão do painel sobre atração de investimentos os presidentes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; da Mineração Minas Bahia, José Francisco Viveiros; da Mineração Riacho dos Machados, Daniel Kivari; o diretor da Votorantim Novos Negócios, Haroldo Fleischfresser; e o diretor de planejamento estratégico e de projetos da Vale S.A, Edson Ribeiro.
 

INFRAESTRUTURA

O segundo painel do Dia do Governo de Minas nos Gerais abordará a infraestrutura para o desenvolvimento, voltados especificamente para a exploração de minério de ferro e gás natural na bacia do Rio São Francisco. O painel será apresentado pelos secretários de Transporte e Obras Públicas, Carlos Meles; de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; e pelos presidentes da Cemig e da Gasmig, Djalma Morais e Fuad Noman, respectivamente.

A partir das 11 horas, o Painel Sustentabilidade Social contará com a participação dos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; de Desenvolvimento Social, Wander Borges; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira; de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; e pelo assessor de Articulação, Parceria e Participação Social, Marcelo Garcia.

Na parte da tarde, o Dia do Governo de Minas nos Gerais terá continuidade a partir das 14h30, com o Painel Sustentabilidade Ambiental. O painel será aberto à participação de dirigentes das novas empresas que estão se instalando no Norte de Minas e contará com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; e do prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, que falará sobre a experiência do município em relação à exploração de jazidas de minério na região do Triângulo Mineiro. 


Texto: O Norte de Minas


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger