segunda-feira, 25 de julho de 2011

CIRCUITO LAGO DO IRAPÉ - CONHEÇA UM POUCO MAIS DESTA MARAVILHA DO VALE DO JEQUITINHONHA

Circuito Turístico Lago de Irapé: É a jóia do sertão mineiro e encanta por sua beleza. 
  • Chapada do Norte “Terra das Riquezas Culturais” 
  • Berilo "Pedra Preciosa" 
  • Botumirim "Natureza e Exuberância da Serra Geral" 
  • Cristália "Uma beleza em pleno Sertão de Minas Gerais" 
  • Grão Mogol "Diamante do Sertão Mineiro” 
É neste circuito que se localiza a barragem de Irapé, a mais alta do Brasil e a segunda da América Latina, com 208 metros de altura. As cidades que o compõe são Botumirim, Berilo, Chapada do Norte, Cristália e Grão Mogol, cabendo finalizar com os elogios: o Circuito Lago de Irapé é maravilhoso, paradisíaco!  

Nas regiões do Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha há algumas cidades que conseguem ser maravilhosas graças a suas diversidades de belezas naturais e culturais. Os aventureiros e as pessoas interessadas em conhecer culturas diferentes adoram este destino, regado a trilhas, passeio de balsa pelo Lago de Irapé, rapel, e, até mesmo, visitas a comunidades e prédios antigos que retratam séculos de história.


Os diversos rios que formam o Lago de Irapé encantam com suas águas cristalinas e variedade de canyons com corredeiras que permitem a prática de rafting e ainda é cercado de uma vegetação de cerrado exuberante.


Fundada em 2007, a Associação Circuito Turístico Lago de Irapé é o orgão gestor do projeto de desenvolvimento turístico nos municípios de Grão Mogol, Berilo, Chapada do Norte, Cristália e Botumirim. Pretende atingir metas, objetivos e ações traçadas em prol do turismo e desmistificar o discurso de que as regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha apresentam somente pobreza e miséria. O potencial turístico dessas maravilhosas cidades, se transformou no projeto das prefeituras municipais para o desenvolvimento do turismo integrando cultura, meio ambiente, economia e território. A Associação desenvolve uma série de atividades, destaca-se na organização comunitária e no associativismo.


O Circuito tem participado de todas as ações da Secretaria Estadual de Turismo na qualidade de entidade associada desde a sua certificação em 30 de Novembro de 2007, no Clube o Garimpeiro da cidade de Grão Mogol -MG. Essa certificação do biênio 2009/2010 foi renovada em 04 de Abril de 2009 durante o 2º Salão Mineiro de Turismo que aconteceu no Minascentro em Belo Horizonte.O Circuito já elaborou os seus roteiros turísticos, está capacitando a mão-de-obra nas cidades e está divulgando seus atrativos naturais e histórico-culturais.

Os impactos desta participação foram importantíssimos na construção de um projeto de desenvolvimento regional que pudesse equilibrar o turismo, a economia, a cultura local e o meio ambiente, com suas paisagens e sua população, com seus interesses individuais e coletivos.


Como produto desta participação, surgiu a necessidade de efetivar o plano anual de ações integradas para o desenvolvimento do Circuito Turístico Lago de Irapé para direcionar e executar projetos, pesquisas e ações prioritárias, garantindo-se a existência de uma estrutura permanente de formação que atenda a região do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Assim, o papel do Circuito será de servir para executar as atividades dos planos anuais, destinados ao setor turístico, para a motivação das comunidades em participar do desenvolvimento das ações de projeto comum, trocando experiências nos diversos campos, de forma colaborativa e de parceria institucional com os demais.

Sede do Circuito: Praça Coronel Janjão, 35 - Centro - Grão Mogol / MG
                               CEP: 39.570-000 - Tels: (38) 3238-1208/3238-1245



Vídeos do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=_SMDDGgkl-s
Fotos: http://www.irape.com.br/fotos/index.asp

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger