quinta-feira, 30 de junho de 2011

FERNANDO TIÃO. VIDA E OBRA DO CRIADOR DO "TAMBOR DE LÍNGUA"

Arte do saudoso Fernando Mota, o popular "Fernando Tião", o tambor de língua, é sucesso entre percussionistas.


Mineiro de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, foi a partir da experiência no extinto grupo Sagarana que o baterista se enveredou pela luteria, fabricando os instrumentos que hoje, além dos Estados Unidos, já  chegaram à Alemanha, Japão, Espanha, França e Suíça.


Tambor de Língua
 
 
Tambor de língua é um instrumento de origem africana que Fernando Mota (Tião) vem renovando, dando a ele uma infinidade de possibilidades e timbres.

Fernando vem aprimorando as várias formas de se tocar este fantástico instrumento, no qual se pode usar técnicas de pandeiro, bongô, congas, tamborim, agogô, ..., e até de bateria.


O instrumento, além de matéria na revista Multimidia, mereceu uma matéria na revista Batera e Percussão de junho/2002, à pág.71, escrita por Dudu Portes, um dos vários músicos profissionais admiradores do instrumento.


"O Tambor de Língua da Repercutião é feito no formato de uma caixa, com uma das superfícies cortadas de maneira a formar línguas de madeira de tamanhos                                      diferentes. Elas passam a ter a mesma função de teclas, que soam com afinações diferentes quando percutidas. Este tambor tem instalado um captador que permite sua ligação a um sistema de amplificação que melhora sensivelmente seu desempenho.


Vídeos:


Fernando Tião e descendentes do "Rei Tiago"


 

  Fernando Tião e descendentes do "Rei Tiago", cantando a tradicional música de Rei Tiago "Caxinguelê" 


 Projeto Livre Arbítrio

O Livre Arbítrio traz até você a mágica sintonia entre sons e movimentos. Apresentando o "Tambor de Língua Eletroacústico", Fernando Mota (Tião), músicos e bailarinas exercem a liberdade de se manifestar de maneira lúdica, primitiva e ao mesmo tempo contemporânea e sensual. 

Sem se prender a nenhuma fórmula pré-definida, o Livre Arbítrio mostra, a cada intervenção, um formato diferente, que traz desde uma ou mais bailarinas com estilos que vão do africano às danças orientais, músicos de várias formações, instrumentos exóticos, ou os bem conhecidos como berimbau, caixas, tambores de folia e outros ou então somente o Tambor de Língua e recitações, dependendo do desejo do contratante.



Fernando Tião nos deixou no fatídico dia 23/10/2006, num acidente de carro. No mesmo acidente, morreu também o nosso talentoso artista do vale Mark Gladston, o Verono.


Extras:
Clique aqui para ter acesso à entrevista de Fernando Tião à Eliane Okubo 
Clique aqui para ter acesso à Reportagem publicada no Jornal Estado de Minas, 06 de julho de 2005.
 
Fotos e alguns trechos de textos retirados do site de Fernando Tião: 
http://www.bytech.com.br/repercutiao/arbitrio.htm


Vídeos (Canal Youtube - Fernando Tião)
http://www.youtube.com/profile?user=fernandotiao

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger