quarta-feira, 15 de junho de 2011

Casarão onde se hospedou Tiradentes em fase final de restauração

O velho sobrado de Domingos de Abreu Vieira, que é objeto de demanda judicial envolvendo O Município de Berilo contra a advogada e historiadora gaúcha, que é legítima possuidora do Casarão, situado nas Margens do Rio Araçuaí, em Berilo-MG.




Piso do Segundo pavimento
O Iepha está perto de concluir as obras arquitetônicas no Casarão do Inconfidente Domingos Abreu Vieira, também conhecido, popularmente, como “Sobrado Velho” ou “Sobrado Abreu Vieira”. O casarão tem a fama de ter hospedado Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.


Para garantir a execução de serviços mínimos para funcionamento do imóvel, foi concedido um aditivo, totalizando investimento final de R$ 333.477,42.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Sou advogada da Dra. Isolde Helena Brans, gaucha, residente em Campinas-SP, há mais de 40 anos. Ela é pesquisadora/historiadora formada pela UFRGS e tem vasto trabalho 'inédito' publicado sobre a Inconfidencia Mineira. A tese da Dra. Isolde aponta uma ligação desse movimento com Berilo, que bem poderia mudar os rumos da história dessa Cidade, mereceria ser conhecida pelo povo da Região. Em 2009 o Município de Berilo ajuizou ação de desapropriação do Casarão contra a Dra. Isolde que corre na Vara Civel de Minas Novas. A Dra. Isolde é totalmente a favor da desapropriação, a demanda judicial é ncessária para estabelecer o preço que ela deve receber pela desapropriação. Penso que ela deveria ser prestigiada pela população de Berilo, não fosse ela o Casarão não estaria sendo restaurado. A ligação da Dra. Isolde com Berilo mereceria ser conhecida pelos moradores daí.
    Vera Cardoso, Advogada - Campinas-SP

    Anônimo disse...

    .
    Tive o privilégio de elaborar Parecer Técnico, a pedido da D.ra Isolde, sobre a relevância histórico-cultural do casarão colonial de Berilo:
    .
    PAIVA, Celso Lago, 1998. Relevância cultural e recomendação de tombamento e conservação a título perene de sobradão colonial sito em Berilo, Minas Gerais. Cliente: Isolde Helena Brans, Campinas SP. Data: 23 mar. 1998. 16 p., il.
    .
    Celso do Lago Paiva
    Curvelo, Minas Gerais
    https://www.researchgate.net/profile/Celso_Lago-Paiva/contributions
    .

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger