sábado, 23 de julho de 2016

Ponte em Barra Mansa e Parque Popular em São Paulo. O Que o Jequitinhonha Tem a Ver com Isso?

*Por Douglas Ribeiro Soares

Alguns meses atrás, os brasileiros foram surpreendidos com uma notícia inusitada. Os moradores da cidade de Barra Mansa no estado do Rio de Janeiro, cansados de esperar pela prefeitura construir uma ponte que ligaria dois bairros, fizeram uma ação de ajuntamento de dinheiro (a popular ''vaquinha'') e construíram, eles mesmos, a ponte!

Durante 20 anos a prefeitura se negou a fazer a obra, essencial para a qualidade de vida dos moradores. Alegou que não tinha dinheiro pra fazer a ponte, que havia orçado em 270 mil reais.


Cansadas de esperar, duas donas de casa se juntaram ao restante da população, conseguiram R$5 mil em doações, compraram o material e construíram a ponte!

Em São Paulo aconteceu algo parecido.

Os moradores do bairro do Itaim Paulista não gostaram dos planos que a prefeitura tinha para o bairro.

Por iniciativa própria, se juntaram em um mutirão, capinaram um matagal e transformaram o local em parque comunitário, com direito a academia ao ar livre e pista de bicicross.

Ainda foram além. Estão criando, em um terreno anexo, um centro cultural para atender as demandas da comunidade local.


Mas... O que as cidades do Vale do Jequitinhonha tem a ver com isso?
Tem a aprender!

De 2 em 2 anos, a cena se repete.

Candidatos à governador, vereador, prefeito e até a presidência do Brasil vêm ao Vale pedir o voto com a promessa que vão transformar as cidades do semi árido mineiro em um paraíso cheio de empregos e prosperidade.

Desnecessário dizer que essas promessas não se cumprem nunca.
Cabe à nós, povo do Vale, seguirmos o exemplo dos moradores de São Paulo e Barra Mansa e fazerem o trabalho nós mesmos!

As lideranças comunitárias podem muito bem se organizarem com os moradores e sem a ajuda de político nenhum, buscarem ajuda da iniciativa privada para as suas respectivas cidades, seja em forma de doação ou em forma de investimento.

Uma empresa que queira construir um galpão, uma fábrica, uma indústria em uma cidade do Vale, vai gerar empregos naquela cidade. Com os cidadãos empregados, os pais e mães podem sustentar suas famílias, pagar suas contas e movimentar a economia do próprio município, criando assim um ciclo de riqueza.

Mesmo com a burocracia brasileira impedindo os cidadão e líderes comunitários de negociarem a instalação de empresas nas cidades, nada impede, DE FATO que um líder comunitário vá até uma grande companhia e negocie, em nome da comunidade que um empreendimento seja instalado ali usando mão de obra local, gerando empregos e renda.

Nada impede que os moradores, através de doações construam creches para que as mães possam deixar seus filhos para irem trabalhar.

Nada impede que os moradores construam cooperativas para gerar empregos e movimentar a economia das cidades, sejam elas cooperativas de agricultores, costureiras, agentes de material de reciclagem.

Marco Túlio Cícero foi um filósofo, escritor e advogado que viveu em Roma nos anos de 106 até 46 Antes de Cristo. O mesmo proferiu uma célebre frase que serve pra toda humanidade até hoje: ''Todo governo é inimigo de seu povo"!


Cabe aos moradores do Vale a aprenderem com os exemplos dos estados vizinhos do Rio e São Paulo e com a frase acima.

* Douglas Ribeiro Soares é mineiro, reside no município de Betim e escreve para o Blog do Jequi de forma apolitica e apartidária. É simpatizante do movimento libertário, o que ajuda a analisar a política e a economia do Estado de Minas Gerais de forma independente em colunas periódicas aqui no blog.


Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger