terça-feira, 26 de maio de 2015

JUSTIÇA ELEITORAL LANÇA CAMPANHA DE MESÁRIO VOLUNTÁRIO

Para que mais cidadãos participem efetivamente do processo de escolha dos nossos representantes políticos, o TRE-MG implementou, desde 2004, o Projeto Mesário Voluntário, que estimula a inscrição espontânea de eleitores para trabalhar como mesários no dia das Eleições.


A Justiça Eleitoral mineira necessita de cerca de 190 mil mesários para a realização das eleições no Estado. Inscreva-se como mesário e seja mais um grande brasileiro nas eleições. Participe da história do País!

Mas atenção! Caso venha a ser nomeado, você se sujeitará às mesmas regras que os demais mesários e fica obrigado a comparecer aos trabalhos da mesa receptora de votos no dia das eleições.

Benefícios

Direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participar de treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98).

Recebimento de auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver,  no 2º turno das eleições.

O exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.

sábado, 23 de maio de 2015

MULHER É PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS EM MINAS NOVAS-MG

Suspeita foi presa no distrito de Cruzinha. 100 porções de cocaína foram apreendidas pela Polícia Civil.

Uma mulher de 58 anos foi presa na manhã dessa quinta-feira, 21 de maio, por tráfico de drogas no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Policiais civis de Minas Novas, sob o coordenação da Delegada Júnia Nara Rodrigues Rocha Sobral, localizaram a suspeita J.M.V em uma residência no distrito de Cruzinha.
 
100 porções de cocaína foram apreendidas – Foto: Divulgação / Polícia Civil de Minas Novas

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil (PC), durante buscas no imóvel foram localizados aproximadamente 100 porções de cocaína prontas para venda. Ao prestar depoimento na Delegacia de Polícia de Minas Novas, a mulher alegou que o material apreendido não era de sua propriedade, que desconhecia o conteúdo dos pinos e não sabia que se tratava de drogas, mas afirmou que iria vendê-los por R$ 25,00 (vinte e cinco) reais cada.

Ainda segundo a PC, também foi apreendida uma mochila com dezenas de saquinhos de chup-chup, os quais possivelmente, diante das circunstâncias, seriam utilizados para a dolagem da droga e vários pinos vazios, uma pequena porção de maconha, além de duas folhas pautadas com escritos (numéricos) que possivelmente se tratavam da contabilidade da venda de entorpecentes.

Durante a abordagem policial um usuário aproximou-se do local com intenção de comprar drogas, confirmando que o local investigado era realmente um ponto de tráfico. O rapaz também foi conduzido a Depol.


Via Aconteceu no Vale

terça-feira, 19 de maio de 2015

JORNALISTA DO VALE DO JEQUITINHONHA É ENCONTRADO DECAPITADO EM PADRE PARAÍSO

Evany Metzker tinha o blog Coruja do Vale, onde denunciava uma série de crimes. Ele estava desaparecido há 5 dias.

O corpo do jornalista Evany José Metzker, de 67 anos, foi encontrado decapitado nesta segunda-feira (18) em uma estrada da zona rural de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. De acordo com o jornal Extra, Metzker era um conhecido jornalista investigativo da região e estava na cidade há três meses para uma série de reportagens. Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (13).
O repórter mantinha o blog Coruja do Vale, onde denunciava irregularidades na política e na polícia. De acordo com o jornal Estado de Minas, atualmente Metzker investigava uma quadrilha de prostituição de adolescentes que agia em Catuji.

O corpo de Evany José Metzker, de 67 anos, 
foi encontrado na manhã desta segunda-feira 
Foto: Reprodução Facebook
O corpo do jornalista foi encontrado com sinais de violência física e com as mãos amarradas, conforme o Extra. A cabeça do repórter foi encontrada em uma vala, muito dilacerada, a 100 metros do corpo. A perícia constatou que o corpo, em estado de decomposição, estava ali há cerca de cinco dias.

A Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigação, segundo o Estado de Minas: queima de arquivo ou passional, provocado por vingança, diante da suspeita de envolvimento da vítima com uma pessoa da cidade. Documentos, a carteira do jornalista, relógio e a aliança foram encontrados próximo ao corpo.

"Não levamos em consideração o latrocínio, porque além de achar os pertences dele, quem o executou também não fez questão de ocultar o crime, uma vez que ele foi encontrado em um lugar onde as pessoas circulam e o corpo não estava enterrado", disse ao G1 a delegada responsável pelo caso, Fabrícia Noronha.

José Metzker morava em Medina, também na região do Vale do Jequitinhonha. O corpo foi entregue à família e levado para a cidade onde, de acordo com o G1, foi sepultado. O material de trabalho do jornalista deve ser analisado pela Polícia Civil durante as investigações.

 Evany José Metzker, de 67 anos, Foto: Reprodução Facebook
Na segunda-feira, antes do corpo ser identificado, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais divulgou um comunicado em que afirma: "Crimes dessa natureza são um atentado contra a liberdade de expressão e o direito à informação".

Metzker,  de 67 anos, foi sepultado nesta segunda-feira (18), em Medina, no Vale do Jequitinhonha. Ele foi encontrado decapitado, seminu e com as mãos amarradas, na zona rural de Padre Paraíso (MG). A Polícia Militar confirmou que a cabeça foi localizada horas depois, a 100 metros do corpo.

Via Época

domingo, 17 de maio de 2015

FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA, DE 23 a 31/05, EM SANTA RITA DO ARAÇUAÍ-MG

A tradicional festa de Santa Rita de Cássia, padroeira do Distrito de Santa Rita do Araçuaí, Chapada do Norte-MG, ocorre de 23 a 31 de maio de 2015.

Cartaz Oficial. Clique para ampliar
Confira a programação completa:

23 a 28 de Maio:
19h00 – Novena na Igreja de Santa Rita

29 de Maio – Sexta-feira:
19h00 - Novena na Igreja de Santa Rita e Primeira Noite de Leilão
23h00 – Show com Wilson Costa e Ademir

30 de Maio – Sábado do Mastro:
19h00 - Missa na Igreja de Santa Rita, com participação de Sérgio Luiz
20h00 – Levantamento do Mastro com Show Pirotécnico
20h30 - Leilão
23h00 – Show com Banda Mimar Você e Ferinha do Forró
Trilhão no Rio Araçuaí

31 de Maio - Domingo:
09h30m – Cortejo
10h00 – Missa com participação do Coral São José, de Minas Novas, Procissão e Coroação
12h00 – Churrasco na praça e shows com Amigos do Samba, com participação especial de Túlio Macedo e Boleros do Samba; Em Seguida, Leilão de Bezerro.

Wifi Liberada Todos os Dias

Realização: Comunidade Católica de Santa Rita
Apoio: Prefeitura Municipal de Chapada do Norte

Imperadores Bruno e Bruna

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MINAS NOVAS SEDIA JEMG 2015. ACOMPANHE RESULTADOS

O Minas Olímpica/JEMG é um Programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação.
A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2015 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
Abertura do JEMG, em Minas Novas. Foto: Eduardo Borges-Secretaria de Cultura de
Minas Novas
A Equipe da Prefeitura Municipal de Minas Novas, comandada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e os Diretores e Professores da Rede Estadual: Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Escola Estadual Dr. Agostinho da Silva Silveira, Escola Estadual José Bento Nogueira, CESEC e Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, estão mobilizados e trabalhando com afinco para o Sucesso do importante evento.
Além da presença maciça de Delegações das seguintes cidades: Minas Novas, Alvorada de Minas, Aricanduva, Capelinha, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Monjolos, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina; vários Prefeitos e Secretários Municipais de toda região prestigiaram o evento que teve como anfitrião o Prefeito Municipal Gilberto Gomes de Sousa e contou com a honrosa presença do Superintendente Leonardo Soares, da SRE – Superintendência Regional de Ensino de Diamantina e comitiva.
A segunda etapa dos Jogos Escolares é a microrregional. São 813 municípios inscritos e mais de 2500 escolas. A competição acontece em 53 sedes de várias regiões de Minas. Minas Novas é uma delas. No período de 11 a 16 de maio, 33 escolas, representando vinte municípios da região, competem nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Minas Novas são: Alvorada de Minas, Aricanduva, Capelinha, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felicio dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Monjolos, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.
O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos.           

quinta-feira, 7 de maio de 2015

2º JIFENMG 2015 SERÁ REALIZADO EM SALINAS-MG, DE 18 A 22 DE MAIO

A segunda edição dos Jogos Intercâmpus do IFNMG (Jifenmg 2015), terá nove modalidades esportivas - futsal, handebol, voleibol, basquetebol, futebol de campo, atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez. O evento acontecerá entre os dias 18 e 22 de maio, no Câmpus Salinas.

Cartaz: Divulgação. Clique para ampliar
Alunos regulamente matriculados nos câmpus Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas disputarão os jogos. Os câmpus vencedores das diversas modalidades estarão classificados para participar dos Jogos das Instituições Federais – JIF, etapa regional, em local e data a serem definidos, representando o IFNMG.

Objetivos

O Jifenmg é promovido pela Pró-Reitoria  de  Extensão  e  pelos  câmpus do IFNMG,  tendo  como coordenadores os professores de Educação Física.
Entre os objetivos dos jogos, destacam-se: promover a formação humana pela prática desportiva; valorizar o caráter educativo e socializador através do desporto; respeitar o coletivo e as diferenças; e integrar social e culturalmente alunos e servidores do IFNMG.


A primeira edição dos JIFENMG aconteceu em 2013, no Câmpus Januária.

EX-PREFEITO DE TURMALINA É ABSOLVIDO DE ACUSAÇÃO DE TER PAGO PARA NÃO SER CASSADO

O ex-prefeito de Turmalina, na Região do Vale do Jequitinhonha, Soelson Barbosa Araújo, foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no processo em que foi acusado de pagamento a um vereador da cidade para votar contra o processo de sua própria cassação, quando exercia o segundo mandato na prefeitura, em fevereiro de 2007. Hoje, ele está fora da politica e trabalha em Belo Horizonte. 

Ex-Prefeito Soelson Barbosa. Foto: Divulgação.
Soelson Barbosa foi acusado de pagamento de R$ 57 mil ao então vereador Adil Pinheiro de Castro. Juntamente com o ex-vereador, o ex-prefeito foi condenado a cinco anos de reclusão pela juíza Ana Paula Lobo Freitas, da Comarca de Turmalina, e recorreu da decisão.

De acordo com a denúncia, o ex-prefeito teria procurado o Edil Pinheiro Castro e dois irmãos do vereador, Edio e Hélio Pinheiro Castro, oferecendo a proposta de um imóvel e quantia em dinheiro, o que resultaria no montante de R$ 57 mil. Soelson Barbosa negou a acusação, mas não conseguiu se livrar da condenação na primeira instância, recorrendo ao Tribunal de Justiça, onde foi absolvido pela falta de provas.

“Eu e minha família sofremos muito ao longo desses oito anos. As pessoas me evitavam e parecia até que eu tinha uma doença contagiosa”, diz o ex-prefeito, reclamando que passou a atuar na área de consultoria empresarial, mas que perdeu vários negócios por causa do processo a que respondeu. Ele disse ainda que o Tribunal de Justiça o absolveu e condenou o ex-vereador que o acusou do pagamento de vantagem para não votar a favor do processo de cassação do mandato de prefeito


Por Luiz Ribeiro, do Estado de Minas

terça-feira, 5 de maio de 2015

LANÇADO O PROJETO “ARBORIZAR MINAS NOVAS + VERDE”

Ideia é arborizar as principais avenidas, bem como recuperar as praças do município.

Foi lançado na manhã de sábado (02/05/2015) oficialmente o Projeto “ARborizar Minas Novas + Verde”, projeto que pretende arborizar as principais avenidas da cidade, bem como revitalizar algumas praças.

Lançamento do Projeto.
Foto: Divulgação Secretaria de Cultura
Saiba Mais:


No lançamento, foram plantadas as primeiras 30 mudas, doadas pela CEMIG. Serão plantadas também 200 mudas de arvores frutíferas e nativas em parceria com o IEF.
 
Lançamento do Projeto. 
Foto: Divulgação Secretaria de Cultura

O projeto “Arborizar – Minas Novas + Verde” é uma iniciativa popular, voluntária e apartidária que começou com a mobilização de cidadãos que enxergaram a necessidade de plantar arvores na cidade de Minas Novas para tentar amenizar os efeitos do calor e melhorar a paisagem da mesma. De início, foi formada uma equipe composta de técnicos das áreas agronômica, ambiental e jurídica, bem como por outros voluntários. 

Para saber mais do projeto, clique aqui.

domingo, 3 de maio de 2015

ESTUDANTES DO IFNMG CÂMPUS ARAÇUAÍ APRESENTAM TRABALHOS NO IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ARINOS

No período de 28 a 30 de abril um total 10 alunos dos cursos técnicos e superiores do IFNMG- Câmpus Araçuaí apresentaram trabalhos de Iniciação Científica em seminário na cidade de Arinos.
 

Figura 1: equipe de estudantes do IFNMG-Câmpus Araçuaí, participantes do IV Seminário de Iniciação Científica em Arinos.

 O Coordenador de Pesquisa, Prof. Magno Barbosa que acompanhou a turma, juntamente com o Diretor Geral Aécio Miranda e os Professores Edide Freitas e Marcelo West, destaca a importância desse momento, argumentando que “O Seminário de Iniciação Científica (SIC) é um dos principais eventos da rede IFNMG na área da pesquisa, constituindo-se de um momento em que o orientador e o estudante têm a oportunidade de apresentar para um público muito grande os resultados de seus trabalhos investigativos. Isso demonstra a preocupação que o Câmpus Araçuaí tem não só com a produção do conhecimento, mas com a necessidade desse conhecimento ganhar espaço lá fora e de incorporar novos conhecimentos pela troca de experiências. Essa integração acrescenta muito na vida e no conhecimento dos estudantes que participaram do evento e motivam outros alunos para a área da pesquisa”. Os trabalhos apresentados trataram de diversos temas: ambiental; administração; informática; robótica e história. Esses trabalhos vêm sendo desenvolvidos na instituição e são apresentados na forma de Pôsteres, contendo resumos dos seus principais resultados (ver figura 2):


Figura 2: a) Apresentação de pôster- Curso de Administração b) Apresentação de pôster- Curso Gestão Ambiental

O trabalho "Simples Nacional: Vantagens e desvantagens para a comunidade empresarial", apresentado pelos acadêmicos Sandro, Gleiciane e Jéssica, aborda um tema de estrema importância para o setor empresarial, evidenciando a preferência sobre a pesquisa aplicada no nosso Câmpus. O trabalho foi orientado pelo professor Sumerly Junior e foi apresentado por estudantes do curso Bacharelado em Administração.
Na área tecnológica, foi apresentado um estudo intitulado “Implementação de um ambiente dinâmico de robótica educacional: investigação de uma proposta interdisciplinar", pesquisa apresentada pelas estudantes do curso técnico integrado em informática: Ana Luiza, Gabriela, Ramona e Yanne. A pesquisa tecnológica vem sendo desenvolvida no Câmpus Araçuaí desde 2012 com a orientação dos professores Jeancarlo, Marcelo West, Magno Barbosa e Fernando Marcos. O projeto apresenta resultados impressionantes como criação de um irrigador automatizado, montagem de um robô de trilha autônomo, premiação em Olimpíada Brasileira de Robótica, oficinas e minicursos de robótica. Ainda na área tecnológica foi apresentado o estudo “Uma Aplicação de Sistemas da Gestão da Aprendizagem como á Apoio a Gestão da Informação: Estudo de caso em Entidades Filantrópicas”.Trata-se de um trabalho de Iniciação Cientifica, orientado pelo professor Jeancarloe que está baseado na construção de um ambiente virtual de aprendizagem ( AVA), aplicado a entidades que lidam com crianças e jovens carentes da cidade de Itinga.
O trabalho “Educação ambiental e formação de docentes: um estudo de caso”, desenvolvido pelo acadêmico Roberto Sander, orientado pela Professora Carla Silva, se ocupou de investigar a inserção da temática ambiental na escola pública de Santana do Araçuaí. Aluno do curso superior em Gestão Ambiental, Sander compreende que essa é uma grande oportunidade de conhecer como os educadores lidam com a temática ambiental, tão importante nos dias atuais.
Com o título- Darcy Ribeiro: A trajetória política de um 'intelectual de esquerda", o aluno do curso Técnico em Meio Ambiente, João Victor, orientado pelo professor Edi de Freitas, traça uma análise investigatória dos feitos políticos deste personagem. A pesquisa visa compreender  o aprofundamento na participação política de Darcy Ribeiro no cenário político  e de alguns elementos da política latino-ameriacanadas décadas de  1950 a 1970.

Pela diversidade e profundidade dos temas apresentados no evento podemos assegurar que o IFNMG- Câmpus Araçuaí, mais do que um ambiente de ensino, é um espaço da produção do conhecimento, por meio da pesquisa e da disseminação desses resultados, fazendo com que esses estudos revertam-se em benefício à comunidade. Vale lembrar que a equipe participante é apenas uma parte de um grande contingente de estudantes que estão envolvidos com a atividade de pesquisa no Câmpus. Nesse sentido, um dos nossos pleitos é que, em breve, possamos ter a realização desse brilhante evento no Câmpus Araçuaí, onde será possível contar com uma participação mais efetiva da comunidade local.

Fonte: IFNMG


Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger