segunda-feira, 30 de março de 2015

MINASNOVENSES FAZEM SUCESSO COM ACADEMIA AO AR LIVRE EM BH

Academia “Movimente”, dos educadores físicos e irmãos Mateus e Daniel Andrade e Vieira, faz sucesso nas praças da capital mineira.

A febre dos “exercícios funcionais” chamou a atenção dos irmãos minasnovenses, que iniciaram atividades ao ar livre nas praças de Belo Horizonte, e hoje faz sucesso, visto a quantidade de alunos matriculados na academia Movimente.

A ideia, inspirada nos exercícios realizados nas praias do litoral brasileiro, foi adaptada pelos professores minasnovenses, e caiu no gosto dos alunos.

Acompanhe a reportagem completa da Record sobre a academia:


Contatos Movimente:
(33) 9102-7337
(31) 9100-7046
(31) 9301-6882

FUNCIONÁRIOS DE MINAS NOVAS QUE MATARAM CÃES SÃO CONDENADOS

As penas foram de suspensão de direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público.

O ex-secretário de Obras e Urbanismo de Minas Novas e outros três funcionários do município foram condenados em Primeira Instância por improbidade administrativa por terem exterminado mais de 40 cães por envenenamento e a pauladas.

Vista parcial da Prefeitura de Minas Novas
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) narrou na denúncia que, em abril de 2006, a Câmara de Vereadores da cidade encaminhou ofício para a Prefeitura de Minas Novas solicitando providências acerca do grande número de cães abandonados que circulavam pelas ruas.

O secretário de Saúde solicitou ao secretário de Obras e Urbanismo a captura dos animais para que posteriormente pudessem decidir, em comum acordo, o que fazer com os cães. Porém, o secretário de Obras e Urbanismo solicitou a três funcionários de sua secretaria que exterminassem os cães, alegando que os donos dos animais não tinham se apresentado. Os funcionários deram aos cães o veneno conhecido como “chumbinho” e, como a maioria deles ficou agonizando, foram mortos a pauladas.

O MPMG enfatizou que não foi dada ampla divulgação à apreensão dos animais e que muitos deles foram sacrificados no mesmo dia em que foram recolhidos. Além disso, os cães não foram examinados para verificar seu estado de saúde. Foi apurado que seis cães morreram em consequência do veneno e outros 40 em consequência das pauladas.

Como os réus já foram condenados na esfera penal, eles solicitaram a extinção desse processo, que é de improbidade administrativa. O juiz Otávio Augusto de Melo Acioli, no entanto, não aceitou o argumento e condenou os funcionários públicos por terem infringido os postulados da legalidade e da moralidade.

O ex-secretário de Obras e Urbanismo C.A.E. foi condenado à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, ao pagamento de multa civil no valor de 10 vezes a remuneração recebida no cargo à época dos fatos e à proibição de contratar com o poder público, ou mesmo receber benefícios fiscais ou creditícios por três anos.

O chefe de obras do município J.A.M. foi condenado à perda da função pública, ao pagamento de multa civil no valor de oito vezes a remuneração que recebia no cargo à época dos fatos e à proibição de contratar com o poder público, ou mesmo receber benefícios fiscais ou creditícios por três anos.

J.L.C., que executou a ordem recebida, foi condenado à suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa civil no valor de duas vezes a remuneração que recebia no cargo de ajudante de serviços gerais.

E, considerando que o réu F.L.F. somente atuou para ajudar a matar os cães que agonizavam, o juiz determinou a suspensão de seus direitos políticos por três anos e o pagamento de multa civil no valor de sua remuneração como ajudante de serviços gerais.

Todos os valores devem ser corrigidos a partir da data do evento.

Por ser de Primeira Instância, cabe recurso da decisão.

Fonte: TJMG

segunda-feira, 23 de março de 2015

ALUNO DO CÂMPUS ARAÇUAÍ É DESTAQUE EM FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

O estudante Guilherme Carvalho Prates, do 2º ano do técnico em Meio Ambiente do IFNMG-Câmpus Araçuaí, foi premiado na 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, uma das principais feiras de ciências que ocorrem anualmente  no  Brasil e que, neste ano, reuniu trabalhos de estudantes de todo o país em cerca de 320 estandes.
O estudante Guilherme e seu orientador, professor Magno, com o microscópio alternativo de baixo custo.
No evento, que aconteceu de 16 a 20 de março, Guilherme apresentou o projeto “Microscópio alternativo de baixo custo” e foi agraciado por medalhas de reconhecimento ao mérito concedidas pela Sociedade Brasileira de Microbiologia e pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (destaque em iniciação científica). Além disso, conquistou a quarta colocação da Febrace na área de Biologia.
O microscópio
O trabalho premiado consiste em uma pesquisa realizada para construir um microscópio alternativo e descobrir o real aumento que ele proporciona, comparado ao microscópio óptico de ensino. A partir do protótipo, concebido originalmente pelo professor Miguel Zadoreski (IFMT), Guilherme construiu o microscópio alternativo utilizando sucatas, tais como lente de leitor de DVD e potes de remédios. O projeto foi apresentado na Mostra Científica das Escolas em Araçuaí (Mostrar), realizada no IFNMG-Câmpus Araçuaí em 2014, e classificado em primeiro lugar.
O estudante continuou realizando estudos para provar que o aumento do microscópio alternativo era compatível com o de um microscópio utilizado em laboratório de ensino. Com a orientação dos professores Magno Barbosa Dias e Edilson Luiz Cândido, ele chegou a um resultado de aumento de cerca de 70 vezes, um valor intermediário das ampliações de 40 a 100 vezes obtidos com um microscópio óptico, largamente utilizado no ensino de Ciências.
O professor Magno explica que a vantagem do microscópio alternativo é que seu custo é muito baixo (R$ 2,50) e o benefício que traz para a aplicação na educação científica, muito grande. “Pense num microscópio que tem o poder de ampliar imagens de células de cebola, fungos, entre outras estruturas que jamais poderiam ser vistas a olho nu. Pense num equipamento muito simples de manusear e que pode auxiliar o professor numa aula sobre estruturas microbiológica dos organismos. Esse instrumento é justamente o microscópio alternativo”, conta Magno.
Mostrar
O caminho de Guilherme até a Febrace começou pela Mostrar. Segundo Magno, dependendo da classifcação do trabalho na Mostra, o aluno é levado para outras feiras em nível estadual, nacional e com perspectivas de chegar até a feiras internacionais.
Para Guilherme, a Mostrar foi um importante espaço de incentivo. “Tanto os colegas quanto os professores que me orientaram apostaram na minha capacidade e acho que correspondi, mas quero continuar divulgando esse trabalho nas escolas e incentivar mais jovens a buscarem esse caminho”, diz o estudante.

 Via IFNMG

POPULAÇÃO DE MINAS NOVAS LANÇA PROJETO “ARBORIZAR - MINAS NOVAS + VERDE”

Ideia é arborizar as principais avenidas, bem como recuperar as praças do município.

Um grupo de moradores de Minas Novas iniciou um projeto que vem ganhando destaque no município. Diante da necessidade de ver uma cidade mais arborizada, foi criado o projeto “ARborizar Minas Novas-MG + Verde”. A ideia é arborizar as principais avenidas da cidade, bem como revitalizar algumas praças.


Serão plantadas, de forma gradual, aproximadamente 400 mudas, com previsão de início de execução no mês de abril/2015, nos seguintes pontos demarcados: Praça São Gonçalo, Rua Quintino Bocaiuva, Rua Getúlio Vargas, Praça Sebastião Leme do Prado, Praça Do Amparo, Av. Valdemar César Santos, Av. Delfim Moreira, Praça da Gruta e Av. Israel Pinheiro.


O Projeto

O projeto “Arborizar – Minas Novas + Verde” é uma iniciativa popular, voluntária e apartidária que começou com a mobilização de cidadãos que enxergaram a necessidade de plantar arvores na cidade de Minas Novas para tentar amenizar os efeitos do calor e melhorar a paisagem da mesma. De início, foi formada uma equipe composta de técnicos das áreas agronômica, ambiental e jurídica, bem como por outros voluntários.

Avenidas onde serão plantadas as árvores. Foto: Divulgação (Clique para ampliar)

Foram realizadas diversas reuniões para se construir o projeto e em seguida convidou-se lideranças locais da comunidade e do poder público e privado para conhecer e participarem do mesmo. O projeto hoje conta com a parceria e apoio de empresas, instituições e com o governo municipal.
          
Foi protocolizado pelo grupo um Projeto de Lei Municipal junto a Câmara Municipal, para resguardar a integridade das árvores urbanas através da aplicação de multas e também para incentivar o plantio de outras árvores.

O Projeto de Lei Municipal foi protocolado junto a Câmara Municipal de Minas Novas-MG e será votado na próxima terça-feira (24/03) pelos vereadores minasnovenses.


A equipe do projeto é composta vários membros da sociedade civil, bem como de um núcleo gestor, ou seja uma equipe que está mais à frente dos trabalhos. Esta é composta pelo Joel Lima, técnico da EMATER-MN; Dr. Altamiro Pinto, advogado e membro da ARPA-MN; Willer Durval, Eng. Agrônomo e Músico; Patrícia Coelho Dias, zootecnista; Cleuson Marconi, da ASCOPI; Roberto Sousa, do CODEMA-MN; Renato e Carlos, da Secretaria de Assuntos Rurais e Meio Ambiente-MN; professora Wilsa Beatriz e pelo psicólogo Andson Santana.

O projeto até o momento não tem renda financeira e depende de contribuição dos parceiros para doação das mudas e financiamento de despesas. Com este intuito, foi entregue nas mãos das empresas de grande porte que atuam no município, uma cópia do projeto contendo, objetivos, justificativa, orçamento, etc.

Atualmente o projeto conta com alguns parceiros: EMATER-MG, Secretaria de Assuntos Rurais e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Urbanismo, ASCOPI - Associação Comunitária de Promoção e Incentivo Aos Grupos de Produção Alternativa de Minas Novas, ARPA -Associação de Recuperação e Proteção do Meio Ambiente da Comarca de Minas Novas, CODEMA -Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, ACE – Associação Comercial e Empresaria de Minas Novas, Moovi Comunicação, IEF - Instituto Estadual de Florestas, Escola Estadual José Bento Nogueira, Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Escola Estadual Dr. Agostinho da Silva Silveira, Escola Municipal Gabriela Araújo, Rádio Bom Sucesso, Blog do Jequi, COPASA-MG, Banco do Brasil S/A – Agência de Minas Novas, Câmara Municipal de Minas Novas e Polícia de Meio Ambiente de Minas Gerais.

domingo, 22 de março de 2015

CAPELINHA-MG: PEÃO MORRE APÓS SER ATINGIDO POR TOURO DURANTE MONTARIA EM RODEIO

Marcos Silva de Souza, de 42 anos, morreu no hospital de Capelinha. Ele era natural de Colorado, no Paraná.

Peão foi socorrido e encaminhado para o hospital São Vicente de Paulo, em Capelinha, mas não resistiu e veio a óbito – Foto: Internauta via WhatsApp

Um peão profissional morreu após ser atingido por um touro na noite desse sábado, 21 de março, durante uma montaria no rodeio de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Marcos Silva de Souza, de 42 anos, participava da competição, quando se desequilibrou e caiu do animal.

Peão foi socorrido e encaminhado para o hospital São Vicente de Paulo, em Capelinha, mas não resistiu e veio a óbito – Foto: Internauta via WhatsApp
 Após cair, o peão foi atingido por um coice na região do tórax. Ele foi socorrido por uma ambulância que estava no local e encaminhado para atendimento médico na Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, mas não resistiu ao grave ferimento e veio a óbito após dar entrada na unidade de saúde.

A Arena estava lotada no momento do acidente – Foto: Internauta via WhatsApp
Marcos Silva era natural de Colorado, no Paraná e segundo informações residia na região de Poté, no Vale do Mucuri. Conforme informações divulgadas pela organização do evento, o peão era extremamente profissional, já participou de rodeios nos Estados Unidos e durante sua trajetória ganhou mais de vinte carros zero quilômetros em competições.

Via Aconteceu no Vale

sábado, 21 de março de 2015

MINAS NOVAS: 1º FÓRUM REGIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES DO VALE DO JEQUITINHONHA

Acontecerá no dia 24/03/2015, próxima terça-feira, às 08:00, no Clube Cec, em Minas Novas-MG o 1º Fórum Regional de Conselheiros Tutelares do Vale do Jequitinhonha, com os seguintes temas: disciplina, limite, respeito, amor e paz!

Mais de 300 pessoas e 50 municípios do Vale do Jequitinhonha já confirmaram a presença.

Maiores informações:
Conselho Tutelar de Minas Novas

(33) 3764-1881

MANIFESTANTES FAZEM ACORDO COM O DER E LIBERAM A BR-367 EM VIRGEM DA LAPA

Pista foi liberada para todos os veículos, exceto para carretas de eucalipto, que continuam proibidas de circularem no trecho.

Após três dias de bloqueio, manifestantes aceitaram o acordo proposto pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e liberaram na tarde desta quinta-feira, 19 de março, a BR-367, em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha.

O documento assinado pelos manifestantes e representantes do DER prevê o início da manutenção do trecho entre Virgem da Lapa e Araçuaí, a partir da próxima segunda-feira (23). Também ficou acordado, a liberação da pista para demais veículos, exceto para as carretas de eucalipto, que segundo informado pelos funcionários do órgão estadual, não possuem autorização para circulação na região.

Carretas continuam proibidas de circularem no trecho – Foto: Portal VDL
O DER também se comprometeu a intensificar a fiscalização no trecho a partir desta sexta-feira (20). Até o início da ação, os manifestantes permanecerão no local do bloqueio e impedirão a passagem das carretas sem licença.

Vitória comemorada

O resultado positivo do protesto foi comemorado com foguetório e churrasco em Virgem da Lapa. Os manifestantes puxaram o comboio de carretas que estavam paradas no local do bloqueio até a cidade de Araçuaí.

Trecho entre Virgem da Lapa e Araçuaí estava bloqueado desde segunda - Foto: Portal VDL














Os representantes do DER se reuniram com o comando regional da Polícia Rodoviária, em Araçuaí, e comunicarão a decisão de não permissão do trânsito de nenhuma carreta a partir daquele momento.

O trânsito dos veículos de carga da empresa Suzano só será liberado após a legalização do transporte da madeira de eucalipto na região, que ocorria sem fiscalização desde 2013.

terça-feira, 17 de março de 2015

POPULAÇÃO DE VIRGEM DA LAPA BLOQUEIA BR-367

Nesta segunda-feira(16) manifestantes bloquearam a BR-367 no trecho que liga Virgem da Lapa à Araçuaí. Segundo lideranças do protesto o bloqueio solicita melhorias no trecho. O que é evidente é a precariedade na estrada. Muitos buracos e o alto transito de carretas bitrem com transporte de Eucalipto escoado pela empresa Suzano.

 De acordo com lideranças entrevistadas a manifestação pacífica exige uma resposta do DER em documento escrito.  Foi solicitado pela polícia militar um desbloqueio imediato, no entanto os representantes foram contra o desbloqueio. “Estamos aguardando a presença dos representantes do Ministério Público, do DER e da Empresa Suzano” – Diz Jorge Ramos uma das lideranças da manifestação.






Via Portal VDL

terça-feira, 10 de março de 2015

FESTA DE SANTA CRUZ 2015, EM CACHOEIRA DO NORTE, DE 06 A 16 DE MARÇO

A Comunidade Cachoeirense, juntamente com os Festeiros Geraldo e Valdirene convidam você e sua família para a Tradicional Festa de Santa Cruz, que acontecerá entre os dias 06 e 16 de Março de 2015 com a seguinte programação:

Cartaz: Divulgação Oficial - Clique para ampliar
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E ARTÍSTICA:

- De 06 a 11 de Março

19:00 - Novenas

- Dia 12 de Março:

19:00 - Novena e Leilão

- Dia 13 de Março:

19:00 - Novena e Leilão

23:00 - Show com Rick Swingão

- Dia 14 de Março:

19:00 - Novena e Levantamento do Mastro com show pirotécnico

Logo após - Leilão

23:00 - Show com Santha Nova

- Dia 15 de Março:

14:00 - Cortejo, Missa Solene e Coroação a Nossa Senhora

Logo após - Leilão de animais

20:00 - Show com Na Pegada

- Dia 16 de Março:

A partir das 16:00 - Shows com Kavucos do Forró e logo após Edimilson Batista

Pároco: Padre Victor Hugo do Nascimento

Festeiros: Geraldo e Valdirene

Realização: Festeiros, Prefeitura Municipal de Chapada do Norte - Adm: 2013/2016 e Comunidade Católica Cachoeirense

Apoio: Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo

segunda-feira, 9 de março de 2015

DIAMANTINA-MG: FORTE CHUVA CAUSA ESTRAGOS E MOBILIZA O CORPO DE BOMBEIROS

O 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Diamantina atendeu na última quinta-feira(05) diversas ocorrências de desabamentos, deslizamentos, enchentes e inundações em residências e lojas, devido às fortes chuvas que caíram na cidade.
Foto: 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Diamantina
Foi necessária a evacuação de moradores de áreas de risco em alguns pontos, além da distribuição de lonas. Foram realizadas nos locais de risco vistorias orientando os moradores quanto aos cuidados a serem tomados durante o período de chuvas.

Foto: 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Diamantina
Foi traçado um plano de ação e colaboração mútua entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Copasa, Defesa Civil Municipal e colaboradores visando um maior apoio a população, além da intensificação das vistorias em locais de risco, divulgação de orientações em jornais, rádios e TV locais, estabelecido o local para acolhimento de possíveis vítimas, entre outras ações.

O Corpo de Bombeiros orientou a deixarem os locais moradores de 04 residências, totalizando 15 pessoas.

Fonte: 3º Corpo de Bombeiros - Diamantina/MG

quinta-feira, 5 de março de 2015

OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMBATE DESVIO DE VERBAS EM PREFEITURAS DE MINAS NOVAS, ALMENARA E OUTRAS CIDADES MINEIRAS

Ação da Polícia Civil, MP e Receita Estadual visa colher provas. Corporação investiga desvio de verbas públicas estimado em R$ 20 mi. 

Cerca de 70 mandados de busca e apreensão estão cumpridos nesta manhã em postos de combustíveis, residências e sedes das administrações municipais de 25 municípios.

A Polícia Civil, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Estado da Fazenda realizam, nesta quinta-feira (5), uma operação contra desvio de verbas públicas estimado em R$ 20 milhões em 19 prefeituras de municípios mineiros. 

Veículos da Receita Estadual e da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão na prefeitura
de Minas Novas e posto de combustível. Foto: Divulgação facebook Leandro Antues

Ainda segundo a corporação, 67 mandados de busca e apreensão são cumpridos em 25 cidades do estado. Denominada “Operação Catagênese”, a ação visa colher provas para as investigações que apuram o suposto desvio de verbas públicas na aquisição de combustíveis pelas administrações públicas, conforme a promotoria.

De acordo com o Ministério Público, entre os indícios que deram origem às investigações incluem a elevada desproporcionalidade entre as despesas anuais com combustíveis por parte das prefeituras investigadas e o montante da arrecadação tributária anual.

A assessoria informou que 260 policiais civis, 100 servidores do MP e 103 fiscais da Receita Estadual foram mobilizados. Além das prefeituras, postos de combustíveis e residências de empresários também são alvos das investigações.
Segundo a promotoria, as prefeituras investigadas são: Almenara, Augusto de Lima, Bandeira, BocaiúvaBom Jesus do GalhoBotumirimFelixlândiaFrei InocêncioGameleiras,GlaucilândiaIpiaçu, Matipó, Minas Novas, Montes Claros, Santa Fé de Minas, São José da Lapa, São LourençoTapira e Vespasiano.

Conforme o procurador-geral do munícipio de Augusto de Lima, Josélio de Souza Rocha, está sendo realizada uma fiscalização, em que algumas pessoas estão sendo ouvidas na prefeitura. Ele disse que não há nada de ilegal na administração do município.


Via G1 MG

segunda-feira, 2 de março de 2015

MORRE HOMEM BALEADO NA FRENTE DA MULHER E DO FILHO EM DIAMANTINA-MG


Vítima foi atingida na cabeça e morreu em decorrência de um traumatismo craniano causado pelo disparo; polícia investiga o caso. Suspeita é que o crime tenha sido motivado por vingança, já que populares dizem que ele descobria pontos de garimpo na cidade e informava para bandidos.

Morreu na madrugada desta segunda-feira (2) o homem de 39 anos que foi baleado na frente da mulher e do filho dentro de um restaurante, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A informação foi confirmada pela Santa Casa de Misericórdia de Diamantina. A morte aconteceu em decorrência de um traumatismo craniano causado pelo disparo de arma de fogo, segundo o Instituto Médico Legal (IML) do município.


O crime aconteceu tarde desse domingo (1º), após uma discussão entre a vítima e o suspeito, que também estava com a família no restaurante. De acordo com a Polícia Civil, o autor pagou a conta, saiu e retornou em seguida com uma arma. Ele teria pulado o muro para ter acesso ao local onde a vítima estava. U.J.M.O., de 39 anos, levou um tiro na cabeça e foi encaminhado para a Santa Casa pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o crime, o suspeito fugiu e ainda não foi localizado.

Local onde aconteceu o crime. Foto: Jornal Diamantina


O inquérito que vai apurar o caso já foi aberto e está sendo conduzido pelo delegado Marlon Pacheco, da Delegacia de Homicídios de Diamantina. Pacheco informou que pediu a prisão preventiva do suspeito e aguarda a resposta da Justiça.

Um morador da cidade contou a reportagem de O Tempo, sob anonimato, que o crime seria motivado por vingança. "Ele trabalhava como olheiro - descobria onde era o ponto de garimpo e contava para os bandidos. Além disso, ele supostamente assaltou o cunhado do atirador. Esse seria o motivo da violência, mas não temos provas", explicou.

Texto: Jornal O Tempo
Crédito Vídeo: Jornal Diamantina


Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger