sábado, 2 de novembro de 2013

PRODUTORES DE ITAMARANDIBA APRIMORAM CONHECIMENTOS DE APICULTURA

À medida que o instrutor passava as informações, Cidnéia Fernandes anotava cada detalhe no seu caderno. Ela foi uma das 12 participantes do Curso de Apicultura realizado em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. O evento foi uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais do município em parceria com Senar Minas.

Foto ilustrativa
Assim como a maioria dos participantes, Cidnéia Fernandes também estava em busca de mais conhecimento para um novo negócio. “Há algum tempo o meu irmão e eu nos interessamos pela apicultura e surgiu essa oportunidade de fazer o curso. Eu procurei anotar tudo para passar o aprendizado para ele. Vamos começar do zero, mas acredito que o conhecimento que adquirimos sobre as abelhas, o pólen, geléia real, própolis, a maneira correta de se trabalhar com o mel vai nos ajudar neste início. Cada detalhe foi importante.”

Além de ensinar aqueles que estão começando na apicultura, o objetivo do curso é também fortalecer a atividade, capacitando as pessoas que já lidam com a produção apícola, como explica o instrutor Gildásio Santos.

“Nesta região é grande o número de pessoas que trabalham na produção de mel, cera, geléia real, rainhas e própolis. Por isso, a maioria dos participantes deste curso já tem envolvimento com a apicultura ou tem algum familiar envolvido com a atividade. Espero que eles possam dar continuidade à produção que cresce a cada dia”, afirma Gildásio.

Empolgados com tudo que aprenderam no curso, os participantes afirmaram que vão se reunir nos próximos dias e dar início a criação de uma associação. “Acho que seria algo muito importante e saudável para esse grupo. Eles permaneceram atentos a tudo que foi dito, anotaram tudo e a criação desta associação com certeza vai fortalecer o trabalho deles”, ressalta o instrutor.

*Por Diego Souza, de Governador Valadares

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger