sexta-feira, 3 de maio de 2013

DIOCESE DE ARAÇUAI COMPLETA 100 ANOS


A TV Aparecida transmitirá no dia 11 a partir das 9 horas celebração comemorativa ao centenário da Diocese. 

Catedral de Araçuai e Palácio Episcopal, residência do Bispo Diocesano. Foto: Divulgação
A TV Aparecida transmitirá no próximo dia 11 às 9 horas, a celebração eucarística em comemoração aos 100 anos da Diocese de Araçuaí.

O bispo Dom Marcelo será o responsável pela celebração e estará acompanhado dos padres responsáveis pelas paróquias que compõem a  Diocese de Araçuaí, no Médio Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.

A Diocese está fazendo uma grande campanha para estimular as romarias da região

“A Diocese de Araçuaí, por ocasião das comemorações do seu Centenário, organiza uma Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Essa atividade, assumida pelo clero diocesano, há de se tornar um grande momento de unidade e gratidão ao nosso Deus pela caminhada da nossa Igreja Particular. Desse modo, vimos por meio deste convidar e motivar a todos os diocesanos, residentes no território Diocesano ou não, para esforçarem o máximo possível em comparecerem ao Santuário para participarem da celebração Eucarística.” (trecho retirado do site da Diocese).

O povo de Chapada do Norte e outros municípios terão  a oportunidade de acompanhar pela TV a participação dos Padres Luciano, Carlos Magno e do Monsenhor Fabrízio, todos muito queridos pelo povo do lugar.

História

Tendo como padroeira Nossa Senhora da Lapa, a Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais, é governada por Dom Marcelo, o nono bispo desde a sua criação pelo Papa Pio X em 15 de agosto de 1913.

Ela está situada no Vale do Jequitinhonha, conhecido por apresentar baixos indicadores sociais, segundo o IBGE, mas ao mesmo tempo por exibir uma riqueza cultural invejável, com traços fortes da cultura indígena e da cultura negra.

A Igreja Católica tem uma presença marcante na região a partir do Século XVIII, quando o Vale do Jequitinhonha começa a ser colonizado em função da exploração do ouro e do diamante. Neste período nasceram as primeiras paróquias em Minas Novas e Berilo.


A primeira paróquia de Araçuaí, a de Santo Antônio, foi criada em 3 de junho de 1857, bem antes da emancipação política do município, que se deu em 1871.

Fonte: Site Diocese/Blog do Tim, via Gazeta de Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger