quinta-feira, 11 de abril de 2013

UFMG HOMENAGEIA A ARTESÃ LIRA MARQUES, DE ARAÇUAÍ


A 14ª Feira do Artesanato do Jequitinhonha acontecerá entre os dias 6 e 11 de maio, no campus da Pampulha, em BH.
 
A artesã Maria Lira Marques, de Araçuaí, será a
homenageada na 14ª Feira de Artesanato da UFMG. 

Foto: Joubert Cândido
A 14ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG será realizada de 6 a 11 de maio, em Belo Horizonte, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. Durante a feira haverá apresentações artísticas, lançamentos de DVDs sobre os mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha, rodas de conversa e oficinas. 

A Feira é uma realização do projeto Artesanato Cooperativo, do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e objetiva incentivar a produção artesanal e o fortalecimento do associativismo no Vale.

Homenagem a mestres artesãos
Há cinco edições a Feira do Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG vem homenageando mestres artesãos do Vale. 

Este ano, uma das homenageadas será a mestre Maria Lira Marques Borges, conhecida como Lira, nascida em Araçuaí em 1945. Filha de sapateiro e lavadeira, a artesã começou a trabalhar bem cedo; ajudava a mãe Odília Borges Nogueira lavando roupa e buscando lenha. Foi com ela que Lira aprendeu a fazer artesanato. 

Tendo como inspiração o índio e o negro, modela máscaras em barro e faz “pinturas de Terra”, modo como chama as obras em argila sobre o papel. 

Além de ceramista, Lira é também pesquisadora, se interessa pelas etnias do povo brasileiro, especialmente do Vale do Jequitinhonha. Ela é, junto com Frei Chico, uma das fundadoras do Coral dos Trovadores do Vale e co-autora de livros de cultura popular.

A Feira deste ano contará com a presença da mestra Lira e também de outro mestre artesão homenageado, Antônio de Bastião, tamboreiro de Minas Novas.

Fonte: UFMG/Polo Jequitinhonha

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger