terça-feira, 9 de abril de 2013

PROGRAMA MARCO ZERO ENCAMINHA TRABALHADORES DO VALE PARA A COLHEITA EM SP


Cerca de 80 trabalhadores dos municípios de Araçuaí, Minas Novas, Catuji, Chapada do Norte e Berilo, no Vale do Jequitinhonha, saíram de Araçuaí para a colheita de cana-de-açúcar no interior de São Paulo. Os trabalhadores foram intermediados pela Secretaria de Trabalho e Emprego de Minas Gerais (Sete), por meio da unidade de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


A iniciativa faz parte do Programa Marco Zero, uma parceria entre a Sete e o Ministério do Trabalho e Emprego para a intermediação da mão de obra rural das regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, principalmente com empregadores da região do Triângulo Mineiro e do interior de São Paulo. A ação conjunta inibe a ação de aliciadores de mão de obra, conhecido por gatos, retira trabalhadores rurais de serviços em condições análogas às de escravos e garante o trabalho digno e formal no campo.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, o programa é um grande avanço em benefício dos trabalhadores rurais. "Acompanhei pessoalmente todo o trabalho de apoio a esses trabalhadores na unidade de Araçuaí, desde o preparo da documentação a alimentação e transporte, para que possam ir e voltar com segurança para os seus lares. O Marco Zero é uma ação de grande importância para darmos ao homem do campo a dignidade que ele merece, oferecendo melhores condições de vida para sua família."

Os trabalhadores, que ficam na colheita por até nove meses, realizam exames médicos admissionais na unidade do Sine de Araçuaí, têm sua carteira de trabalho assinada e só viajam depois que o MTE emite à empresa contratante a Certidão Declaratória de Transporte. No regresso, têm o direito ao seguro-desemprego, ficando, assim, amparados financeiramente até o início da próxima colheita.

Em Minas Gerais, as ações do Marco Zero também são executadas pelas unidades do Sine de Almenara, Teófilo Otoni e Salinas. O programa, além de Minas, contempla os estados do Maranhão, Piauí, Pará e Mato Grosso.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger