quarta-feira, 24 de abril de 2013

DUAS ARTESÃS DO VALE VÃO EXPOR NA ONU, EM NOVA IORQUE, ESTADOS UNIDOS


Zezinha de Campo Alegre, em Turmalina, e Juracy, de Diamantina, são as artesãs do Vale que representarão nossa região nos Estados Unidos.


Artesã Zezinha
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE),  e a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA), tornam pública no inicio desta semana a seleção das artesãs para a exposição Mulher

Artesã Brasileira, a ser realizada na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no mês de setembro de 2013. 

Duas artesãs do Vale do Jequitinhonha estarão presentes com seus trabalhos criativos e maravilhosos: Maria José Gomes da Silva, a Zezinha, de Campo Alegre, em Turmalina, e Juracy Borges da Silva, de Diamantina.
Das 15 artesãs selecionadas em todo o Brasil 3 são mineiras, sendo duas do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.

Além de investigar o momento atual do artesanato no país, a exposição Mulher Artesã Brasileira propicia às contempladas a oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações formadoras, tais como: ações de difusão através de uma exposição de fotografia e de objetos, participação em uma palestra e divulgação na mídia, dentre outras.

A Artesã Zezinha

Maria José Gomes da Silva, conhecida como Zezinha, nasceu no dia 14 de junho de 1968, na localidade de Campo Alegre, em Turmalina, no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. 

Hoje, mora na comunidade vizinha, Campo Buriti, em Minas Novas, com as duas filhas e o marido, Ulisses Gomes dos Santos, também artesão. 

Aprendeu a trabalhar o barro com sua mãe, por volta dos 15 anos, mas antes disso já a ajudava no transporte da produção utilitária para a cidade, madrugando nos dias de feira.

Zezinha é uma artista muito requisitada e recebe tantos pedidos de obras que nem sempre tem condições de atendê-los. Suas bonecas, que se caracterizam por traços delicados, também são exibidas no jardim de sua casa. 

 

Investe parte de seu tempo na decoração de sua casa e do entorno, onde as bonecas podem ser vistas no meio das flores, na ponta dos galhos, nas cerca e até em cima do telhado, atraindo a atenção de todos que por lá passam. Zezinha faz parte da associação de ceramistas da localidade desde seu início.


Via Blog do Banu

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger