terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SES REALIZA MAIS DE 2.000 MAMOGRAFIAS NA MICRORREGIÃO DE ITAOBIM


  
Uma das grandes conquistas para as mulheres do Vale do Jequitinhonha, a Unidade Móvel de Mamografia, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já realizou na Microrregião de Saúde de Itaobim mais de 2.000 mamografias desde o dia 30 de outubro de 2012, quando chegou à região e atendeu à demanda dos municípios de Itaobim (928 exames), Comercinho (401), Medina (400), Ponto dos Volantes (439) e Itinga, onde a Unidade permanecerá até o dia 15 de fevereiro, com a realização de mais 325 mamografias.

A aposentada Luiza Maria do Carmo Alves, de 65 anos, mora no povoado de Pasmado, em Itinga e conta que fez o exame pela primeira vez. “Fiquei sabendo da vinda da unidade móvel, por meio do alto falante da igreja e também com a visita dos agentes de saúde e dos enfermeiros. Essa é uma oportunidade única de poder fazer o exame próximo de minha casa”, disse.
Quem também ficou contente com a novidade foi a professora da Escola Estadual Povoado do Taquaral, Benta Alves Gonçalves da Silva, de 49 anos, que estava planejando tirar um licença da escola para ir à capital realizar o exame. “Essa é a segunda vez que faço mamografia. Da primeira vez tive que ir a Belo Horizonte, mas agora, com a Unidade de Mamografia vindo até a minha cidade, foi muito melhor. Estamos muito satisfeitas com essa novidade”, comemorou.

Resultado

Não é só a presença da Unidade Móvel de Mamografia na região que tem sido uma novidade positiva, mas também, a agilidade na entrega dos resultados. Assim que a mulher realiza o exame, o resultado, que já fica pronto na hora, é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente.

O resultado do exame é classificado de quatro formas. Na primeira,  de cor azul, o exame é considerado normal e a paciente é agendada para o exame clínico das mamas e deverá realizar uma nova mamografia a cada dois anos.

Quando o diagnóstico é de cor amarela, considerasse o exame alterado, com achado provavelmente benigno, sendo que é realizado um exame clínico das mamas e repetição da mamografia em 6 meses. Neste caso, é realizado o controle mamográfico por três anos para se confirmar a estabilidade da lesão e retorno ao ginecologista.
Quando a avaliação indica a cor laranja, o médico faz o exame clínico das mamas e uma  ultrassonografia mamária ou ressonância magnética, além de encaminhar a paciente para o ginecologista.
Nos casos mais graves, de cor vermelha, a paciente é encaminhada imediatamente para o mastologista nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia.

Como agendar o exame

Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel. A referência técnica da Coordenação do Programa Viva Mulher, Elói Martins Diniz da Silva, lembrou que em Minas Gerais as mulheres não precisam passar pelo médico para solicitar o exame. Segundo Elói, essa é uma grande conquista do estado de Minas.

Programação

Segundo informações da Coordenação do Programa Viva Mulher da SES-MG, Araçuaí será o próximo município a ser atendido pela Unidade de Mamografia. Cerca de 1.250 exames deverão ser realizados no período de 18 de fevereiro até o dia 15 de março. Outros cincos municípios da microrregião de Araçuaí também serão atendidos. A Unidade Móvel visitará os municípios de Coronel Murta (de 18 a 28 de março), Virgem de Lapa (1 a 19 de abril), Berilo (22 de abril a 3 de maio), Francisco Badaró (6 a 10 de maio) e Jenipapo de Minas (13 a 17 de maio).

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos, da SES-MG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger