domingo, 13 de janeiro de 2013

TRADIÇÃO CULTURAL NA FOLIA DE REIS EM SANTA RITA DO ARAÇUAÍ


Anualmente, acontece entre os dias 31 de dezembro a 06 de janeiro, no Distrito de Santa Rita do Araçuaí a tradicional Folia de Reis.


Responsáveis: Grupo de Folia de Reis, Festeiros, representantes da comunidade local e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

Folia de Santo Reis em Santa Rita do Araçuaí, Chapada do Norte-MG
Características: Evento religioso – cultural, onde o grupo de foliões (cerca de 20 pessoas), os moradores da comunidade e visitantes, saem pelas casas que recebem o nome de pouso, a partir do dia 31 de dezembro a 06 de janeiro, sempre a noite, cantando folias, cantigas de roda, dança dos nove e louvando e festejando a vida de Jesus Cristo.

Os instrumentos utilizados pela folia são violas, caixa e pandeiros. O encerramento da festa é no dia 06 com uma grande festa que dura boa parte do dia.

Origem

Grupo Folclórioco - Comunidade Quilombola de Moça Santa, Chapada do Norte-MG

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    cesinha12 disse...

    Muito bom o vídeo Nabé. Já virou um registro histórico. Esperamos fazer uma ótima folia de Reis para o próximo ano. Assim como é feito nas grandes empresas precisamos elaborar e implantar para os eventos ocorridos em nossa comunidade a melhoria continua. Ou seja procurar fazer eventos subsequentes bem melhores que os anteriores e assim estabelecer um padrão de qualidade... Garanto que com isso a nossa cultura nunca se perderá com o passar dos anos e mais pessoas se interessarão e passarão não a ser meros espectadores mas também peças fundamentais para sua realização.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger