quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CALOR EXCESSIVO PREOCUPA POPULAÇÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA. CONFIRA PREVISÃO DO TEMPO


Fervendo! Assim está a população do Vale do Jequitinhonha por causa do calor extremo. A temperatura chega até 42º em Jequitinhonha e Araçuaí. Outras cidades, o termômetro supera os 40º.

Clique na imagem para ampliá-la.

Previsão do Tempo para algumas cidades do Vale do Jequitinhonha
para esta quarta-feira (31/10). Fonte: Climatempo

Para consultar outras cidades do Vale do Jequitinhonha, CLIQUE AQUI

Causas

A tontura é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos e pode ter diversas causas, que em geral, estão ligadas ao labirinto, órgão do sistema nervoso que está relacionado à audição e à percepção de posição do corpo.

Esses desequilíbrios são comuns em dias de muito calor e, para evitar que isso aconteça, é importante se hidratar, beber muita água e comer alimentos leves e frutas com bastante água. Segundo a pediatra Ana Escobar, as pessoas devem também evitar movimentos bruscos durante os dias muito quentes. Ao acordar e levantar, é ideal que os movimentos sejam realizados devagar para que não desencadeie crises de tontura.

Frente fria traz chuva forte

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil. O impacto do ar frio com o ar muito quente que está sobre o Estado vai facilitar a formação de grandes nuvens que podem provocar temporais à tarde e à noite da sexta-feira. Além da chuva forte, há risco de fortes rajadas de vento e até queda de granizo, em algumas cidades.

INCÊNDIO NA ESTRADA QUE LIGA CAPELINHA A ITAMARANDIBA PREOCUPA POPULAÇÃO


Prejuízo e destruição por onde passa. O fogo que começou sábado (24/10/2012) continua causando destruição.

Foto: Capelinha.net

Um incêndio na estrada que liga Capelinha a Itamarandiba (Entre Ponte Velha até a fazenda Ilha) já destruiu cerca de mais de seis quilômetros de vegetação, afetou plantações,  matou animais e vem dificultando o tráfego de veículos que utilizam a estrada. 

Foto: Capelinha.net


Segundo informações de moradores da região, as chamas começaram no último sábado e vem se alastrando rapidamente desde então. Moradores e produtores rurais tentaram conter o fogo, mas a tentativa foi inútil.
Foto: Capelinha.net

Pelo menos até as 17h dessa terça feira (30) o fogo ainda continuava se alastrando perigosamente nas proximidades da Comunidade de Ponte Velha. Ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio na região.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

INCÊNDIO DESTRÓI ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE CORONEL MURTA-MG


O incêndio, que teve início na sexta-feira (27) já atingiu mais de 15 km de Área de Preservação Ambiental.

O fogo atingiu as regiões do Pau Alto, Lorena e Palmeiras. Desde sexta-feira (26), um incêndio de grandes proporções, está consumindo as matas de uma Área de Preservação Ambiental (APA) de Coronel Murta (MG) no Vale do Jequitinhonha.

Foto Divulgação
Há suspeitas que o incêndio  foi causado provavelmente por um pequeno produtor, uma vez que, por anteceder as chuvas, nos meses de setembro a novembro,  os agricultores da região  preparam a terra para o plantio, provocando  queimadas, uma medida ainda arcaica, porém comum na região.

Moradores estimam que o incêndio já se espalhasse por uma área de aproximadamente 15 Km . As regiões atingidas são Pau Alto, Lorena e Palmeiras que estão incluídas na APA (Área de Preservação Ambiental) do município.

Uma equipe com 4 soldados do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni está no local juntamente com uma guarnição da Polícia Ambiental de Araçuaí.

No sábado o fogo chegou a ser controlado, porém, com a ventania, o incêndio acabou se alastrando. A mata está seca em decorrência da longa estiagem o que também está favorecendo a propagação das chamas.

Esta não é a primeira vez que a região é atingida. Em outras ocasiões o fogo foi criminoso e partiu de um fazendeiro da região do Pau Alto. A região, na área de transição da caatinga para o cerrado, é rica em espécies da fauna e flora que o fogo está destruindo.

A Polícia Ambiental prometeu para o final da tarde desta segunda-feira (29), divulgar um relatório sobre o caso.
 
Pedido de socorro

Pelas redes sociais, jovens e filhos da cidade que vivem em outros locais estão apelando para as autoridades e para a imprensa, para chamar atenção sobre o desrespeito com o meio ambiente na região..

Foi o caso da estudante Camila Lima Murta que enviou e-mail para o jornal Gazeta: “Pedimos socorro pelas nossas memórias, pois sabemos que pelo descontrole e potencialidade do fogo, tanto as fazendas que nos rodeiam quanto a nossa cidade, correm perigo!”

Coronel Murta tem cerca de 10 mil habitantes e é reconhecida pela beleza da sua paisagem, pelos seus garimpos e suas praias banhadas pelo rio Jequitinhonha.

Por Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí

VALE DO JEQUITINHONHA E NORTE DE MINAS RECEBE R$ 28,1 MILHÕES PARA INSTALAÇÃO DE 10 MIL CISTERNAS


Do Vale, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Felisburgo, Jequitinhonha, Joaíma e Monte Formoso receberão cisternas. Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) e Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais irão construir cisternas nestas cidades.

Foto Divulgação

O Governo de Minas publicou nesta semana, no Diário Oficial do Estado, a assinatura de convênios através do qual estão sendo repassados R$ 28,1 milhões para cinco entidades credenciadas para a implantação de 10 mil 163 cisternas de placas (alvenaria) em 35 municípios da região do Grande Norte. As obras contemplarão especialmente o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas que neste ano estão enfrentando vários problemas causados pela seca. Os investimentos envolvem uma série de ações de ajuda humanitária e de obras que o Governo de Minas já está implementando, no sentido de dotar a região do semiárido de melhor infraestrutura hídrica. 

Instalação de novas cisternas ampliará número de famílias beneficiadas com obras na região do semiárido

Do total de sistemas de armazenamento de água que serão instalados, 9.661 cisternas terão capacidade para acumular, cada uma, de 16 mil litros de água para consumo humano. Outras 502 cisternas terão capacidade para armazenar, cada uma, 52 mil litros de água que será utilizada para implantação de pequenos sistemas de produção de alimentos. 

A assinatura dos convênios viabiliza o andamento das ações previstas no Programa Água para Todos, no âmbito de parceira firmada entre os governos do Estado e Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os recursos estão sendo repassados às entidades por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Ações

O objetivo do Governo de Minas é dotar o semiárido mineiro de melhor infraestrutura hídrica, armazenando água de chuvas para consumo humano, dessedentação de animais e produção familiar de alimentos. A iniciativa visa dotar a região do semiárido de condições para convivência com longos períodos de estiagem que, frequentemente, castigam o Norte e Nordeste do Estado. Também serão desenvolvidas ações de mobilização, assistência técnica e capacitação de famílias de baixa renda em gestão de recursos hídricos, objetivando a melhor utilização da água.

O secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira destaca a importância da assinatura dos convênios com as entidades que serão responsáveis pela execução das obras. “A Declaração Universal dos Direitos da Água, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ressalta que a água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser, sendo direito fundamental do ser humano. Nesse sentido o Governo de Minas tem trabalhado para promover o acesso à água na zona rural do Norte e Nordeste do Estado”, frisa o secretário.

Entidades

Confira a relação das entidades que assumiram a responsabilidade pela execução das obras de implantação das cisternas na região do Grande Norte e os municípios que serão contemplados pelas ações:

·Instituto Pauline Reichstul de Educação Tecnológica, Direitos Humanos e Defesa do Meio Ambiente vai implantar 1.420 cisternas no município de Januária, beneficiando os distritos de Várzea Bonita, São Joaquim e Pandeiros.

·Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) vai construir 2.260 cisternas nos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas e José Gonçalves de Minas.

·O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) construirá 1.415 cisternas nos municípios de Grão Mogol, Cristália, Josenópolis e Padre Carvalho.

·A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais vai construir 502 cisternas de placas e capacitará famílias para implantação de projetos produtivos nos municípios de: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Januária, Pedra de Maria da Cruz, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Cristália, Grão Mogol, Josenópolis, Padre Carvalho, Felisburgo, Jequitinhonha, Joaíma e Monte Formoso.

·A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais também vai construir 2.007 cisternas de placas para armazenamento de água para consumo humano, nos municípios de Felisburgo, Jequitinhonha,  Joaíma e Monte Formoso.

·A Cáritas Diocesana de Januária será responsável pela construção de 2.559 cisternas nos municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Pedra de Maria da Cruz e Januária (neste último contemplando a sede do município e os distritos de Tijuco, Brejo do Amparo, Riacho da Cruz e Levinópolis).

Fonte: Agência de Minas

domingo, 28 de outubro de 2012

ITAOBIM RECEBERÁ UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA NESTA TERÇA-FEIRA


A partir da próxima terça-feira, dia 30 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), instalará na Palco de Eventos do município de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher para realização de exames de mamografia. O município será a primeira parada da Unidade, que visitará outros municípios do interior do estado. A expectativa é de que até o dia 29 de novembro sejam realizados cerca de 800 exames de mamografia em Itaobim.

O objetivo é de desenvolver ações coordenadas que garantam o fornecimento regular do exame para o rastreamento do câncer de mama às mulheres no interior do estado, priorizando a faixa etária de 45 a 69 anos.
Para realizar o exame, a mulher deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento pela internet. Basta acessar à página do facebook da SES, preencher os dados e mandar imprimir o formulário. Com o documento em mãos, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde para agendar a realização da mamografia.

Formulário disponível no link:

Unidade Móvel em Itaobim
Data: 30/10/2012 a 29/11/2012
Horário: 7h às 17h
Local: Palco de eventos – Centro – Itaobim – Minas Gerais

CONCURSO DA PREFEITURA DE ITAOBIM (MG) PARA 124 VAGAS É SUSPENSO


Cargos são em diversos níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 622 a R$ 4.695.

O concurso da Prefeitura de Itaobim (MG) para 124 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior foi suspenso. Os salários vão de R$ 622 a R$ 4.695. De acordo com a organizadora, a seleção está suspensa por prazo indeterminado.
"Conforme determinação do Chefe do Poder Executivo Municipal o Concurso Público encontra-se suspenso por prazo indeterminado", informa a organizadora.


Prefeitura de Itaobim (MG)
Inscrições
Suspensas
Vagas
124
Salário
De R$ 622 a R$ 4.695
Taxa
Suspensas
Prova
Suspensas


Os postos de nível fundamental são para auxiliar administrativo, auxiliar de educação, auxiliar de serviços gerais, mecânico, mestre de obras, motorista, motorista de ambulância, operador de máquinas agrícolas, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, pedreiro, servente de pedreiro e servente escolar.

As vagas de nível médio/ técnico são para agente administrativo, assistente de saúde, auxiliar de enfermagem, auxiliar de veterinária, fiscal sanitário, técnico agrícola, técnico em contabilidade, técnico em contabilidade, técnico em radiologia, técnico em higiene dental e topógrafo.

Os cargos de nível superior são para arquiteto, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico clínico, médico-veterinário, odontólogo, pedagogo, professor PEB I, professor PEB II nas disciplinas de ciências, geografia, inglês, língua portuguesa e matemática e terapeuta ocupacional.

As inscrições foram abertas na quarta-feira (24) e iriam até o dia 22 de novembro. A prova objetiva estava prevista para 16 de dezembro.

Fonte: G1

sábado, 27 de outubro de 2012

PROJETO DO VALE DO JEQUITINHONHA É UM DOS VENCEDORES DO PRÊMIO RODRIGO MELO FRANCO


Iniciativa que registra tradição do pífano e da gaita venceu na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Material.


O projeto Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha, desenvolvido por Daniel de Lima Magalhães, no Norte de Minas, foi um dos vencedores da etapa nacional da 25ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial. A premiação aconteceu nesta quarta (24/10) em Brasília. A iniciativa vem há 12 anos pesquisando, registrando e divulgando as tradições musicais ligadas a dois tipos de flautas – o pífano e a gaita – no Vale do Jequitinhonha. O pífano é uma flauta transversal de seis furos que, em Minas, desde o século XVIII, está vinculada ao congado. A gaita – ou canudo – possui sete furos e é tocada na posição vertical. É diferente do pífano na embocadura.

As primeira pesquisas sobre o pífano e a gaita começaram com o registro e divulgação das tradições musicais. Até então, não havia estudos sobre estes instrumentos, em Minas Gerais e, em todo o país, poucos trabalhos acadêmicos trataram apenas do pífano nordestino. A partir de 2006, Daniel Magalhães partiu para o campo, percorrendo cerca de 30 mil quilômetros em visitas a 26 municípios. O resultado são 100 horas de gravações de performances musicais e entrevistas e seis mil fotografias. As 25 oficinas oferecidas em 18 municípios do Vale do Jequitinhonha, atenderam a 700 participantes e produziram 1,1 mil flautas, entre pífanos e gaitas, utilizando PVC, bambu e taquara.

As dificuldades foram muitas. Em algumas comunidades só havia o telefone público, o que exigia contar com a boa vontade de quem atendia para levar o recado aos tocadores que, às vezes, precisavam percorrer grandes distâncias para atender a chamada. Em outros lugares, não havia nem mesmo o orelhão. O jeito, então, era enfrentar as estradas. Alguns locais eram tão remotos que só se chegava a pé. Por outro lado, as estradas muito ruins quebravam os carros e aumentava o custo da pesquisa. Com as chuvas, os caminhos eram ainda piores em função dos atoleiros.

Conheça os agraciados  nas demais categorias.

Fonte: Ministério da Cultura

POLÍCIA DESCOBRE ESQUEMA DE APROVAÇÃO PARA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO EM 3 CIDADES DO VALE


Seis pessoas foram presas em operação da Polícia Civil em Almenara/MG. Aprovados recentes podem ser chamados para prestar depoimento.


A operação foi realizada após três anos de investigação do Ministério Público de Almenara, a promotoria recebeu denúncias anônimas sobre um suposto esquema de corrupção na aprovação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vários documentos foram apreendidos. Pessoas que tiraram carteira nos últimos seis meses podem ser chamadas para prestar depoimento na delegacia.

Instrutores, donos de Auto-Escolas e até examinadores do Detran/MG foram presos em Almenara, Jacinto e Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha.

FONTE: G1 VALES DE MINAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MATA VERDE-MG: TSE MANTÉM ELEITO CÉSAR CONTADOR COMO PREFEITO


O Tribunal Superior Eleitoral julgou nesta semana os candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas durante as eleições municipais de 07 de outubro. A quantidade de votos dos candidatos nesses municípios só foi divulgada após a decisão do Tribunal.

César Contador foi eleito com 2.818 votos,
794 votos a frente do seu adversário Roberto

Em Mata Verde (MG), Iris César dos Santos Moreira (PDT), mais conhecido como César Contador, que obteve 58,03% dos votos válidos (2.818) votos será o prefeito. O recurso da coligação “Moralidade e Renovação” (DEM/PSD), que buscava a impugnação do registro de César Contador com base na Lei da Ficha Limpa, foram rejeitados por maioria de votos na sessão desta terça-feira (23).

ADOLESCENTE VITIMA DE BALA PERDIDA É SEPULTADA EM ARAÇUAÍ-MG


Messias Alves da Costa, 29 anos, foi responsável pelo tiro que atingiu a adolescente.


Dor, revolta e muita tristeza marcaram o sepultamento da adolescente Michele Alves Silva, 14 anos, na manhã de quinta-feira (25/10) no cemitério municipal de Araçuai(MG) no Vale do Jequitinhonha.

Michele Silva foi sepultada no cemitério municipal de Araçuai
Amigos, familiares, colegas de escola da menina, estão indignados com a tragédia e exigem a prisão de Messias Alves da Costa, 29 anos, residente na rua Uberaba,no Alto do Lazaredo, bairro onde a garota morava com os pais.

Messias, que se encontrava foragido,  foi responsável pelo tiro que acabou atingindo a adolescente. Ele se apresentou ao delegado de Polícia Civil de Araçuai, acompanhado de um advogado, dois dias depois de ter cometido o homicídio. Tudo começou com uma briga em um trailer existente no alto da rua Uberaba, ao lado de uma mercearia, por volta das 19 horas de segunda-feira (22/10).

Dois homens,  Leandro e  Edson Pereira da Silva, 20 anos, conhecido por Neguinho, discutiam por motivos ainda não esclarecidos pela polícia. Messias entrou na confusão para defender Leandro. Neste momento, Edson se retirou do local acompanhado do pai e da mãe.

“Messias foi atrás e jogou uma pedra, atingindo o pai de Edson, Adeilson Pereira Silva, 42 anos. Em seguida sacou uma arma e  atirou”, contou um policial militar.

A bala acabou atingindo a adolescente que estava próxima. Ela foi atendida no hospital São Vicente e transferida depois para Teófilo Otoni, onde faleceu. A Polícia Militar transferiu o caso para a Polícia Civil.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ADOLESCENTE É ATINGIDA NA CABEÇA POR BALA PERDIDA EM ARAÇUAÍ

Vista parcial de Araçuaí

Uma adolescente de 14 anos foi atingida na cabeça por uma bala perdida, durante confusão entre dois rapazes, ocorrida no bairro Alto do Lazaredo, em Araçuaí (MG) Vale do Jequitinhonha, por volta das 20 horas de domingo (21/10).

A menina M.A.S., foi socorrida pela ambulância do SAMU e levada para o hospital São Vicente. Porém, devido a gravidade do ferimento, a garota foi transferida para o hospital Santa Rosália em Teófilo Otoni e seu estado inspira cuidados.

A Polícia Militar compareceu no local dos fatos – um trailer existente no alto da rua Uberaba, próximo à uma mercearia . De acordo com o boletim de ocorrência, o autor do disparo é Messias Oliveira da Costa, 29 anos. Ele se encontra foragido. A confusão foi motivada por uma discussão entre dois homens: Leandro e Edson Pereira da Silva, 20 anos, conhecido por Neguinho.

Messias entrou na confusão para defender Leandro. Neste momento, Edson se retirou do local acompanhado do pai e da mãe. “Messias foi atrás e jogou uma pedra, atingindo o pai de Edson, Adeilson Pereira Silva, 42 anos. Em seguida sacou uma arma e atirou”, contou um policial militar. A bala acabou atingindo a adolescente que estava próxima.

O fato assustou os moradores do bairro, temerosos com o aumento da violência. A polícia está fazendo rastreamentos para localizar Messias

Fonte: Gazeta de Araçuaí

CAPELINHA DISCUTE CURSOS PARA CAMPUS DA UFVJM


Nesta sexta-feira, dia 26, acontece o 2º Seminário sobre a implantação do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM em Capelinha. Organizado pelo Movimento “A UFVJM É NOSSA!”, o evento terá programação de 8 da manhã à uma da tarde, no Galpão Cultural “Maria Odeth Sampaio”, no bairro das Acácias, devendo contar com a presença de representantes de 25 municípios da região. 

O tema do Seminário é “Ciências Agrárias – Ensino, Pesquisa e Extensão no Desenvolvimento Regional”, objetivando apresentar e debater subsídios técnico-científicos sobre os possíveis cursos a serem implantados e criar condições para que a sociedade participe ativamente na definição de cursos e outras ações a serem instalados no campus da UFVJM em Capelinha.

O 2º Seminário terá a presença dos seguintes palestrantes: Eduardo Ribeiro Magalhães (professor de Ciências Agrárias de Montes Claros), Gilciano Saraiva Nogueira (diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UFVJM de Diamantina) e Natalino Gomes (professor do Instituto Federal de Araçuaí).

Fonte: Capelinha.Net

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PREFEITURA DE ITAOBIM (MG) ABRE INSCRIÇÕES PARA 124 VAGAS


Cargos são em diversos níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 622 a R$ 4.695.

A Prefeitura de Itaobim (MG) abre nesta quarta-feira (24) as inscrições do concurso público para 124 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 4.695.

Prefeitura de Itaobim (MG)
Inscrições
De 24 de outubro a 22 de novembro 
Vagas
124
Salário
De R$ 622 a R$ 4.695
Taxa de Inscrição
De R$ 31 a R$ 100
Provas
16 de dezembro

Os postos de nível fundamental são para auxiliar administrativo, auxiliar de educação, auxiliar de serviços gerais, mecânico, mestre de obras, motorista, motorista de ambulância, operador de máquinas agrícolas, operador de máquinas leves, operador de máquinas pesadas, pedreiro, servente de pedreiro e servente escolar.

As vagas de nível médio/ técnico são para agente administrativo, assistente de saúde, auxiliar de enfermagem, auxiliar de veterinária, fiscal sanitário, técnico agrícola, técnico em contabilidade, técnico em contabilidade, técnico em radiologia, técnico em higiene dental e topógrafo.

Os cargos de nível superior são para arquiteto, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico clínico, médico-veterinário, odontólogo, pedagogo, professor PEB I, professor PEB II nas disciplinas de ciências, geografia, inglês, língua portuguesa e matemática e terapeuta ocupacional.

As inscrições podem ser feitas no período de 24 de outubro a 22 de novembro pelo endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. A taxa varia de R$ 31 a R$ 100.

Os candidatos também podem se inscrever na sede da prefeitura, localizada na Rua Belo Horizonte, 360, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h.

A prova objetiva será aplicada no dia 16 de dezembro. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e prova prática para motorista e operador de máquinas.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado uma vez por igual período.

Do G1

BANDIDOS ASSALTAM MOTOBOY E LEVAM R$ 32 MIL DE SUPERMERCADO EM ARAÇUAÍ

Foto ilustrativa
A Polícia Militar cercou todas as saídas da cidade de Araçuaí(MG) numa tentativa de prender dois elementos que assaltaram o motoboy do Supermercado Silveira no início da tarde desta segunda-feira (22/10).

De acordo com as primeiras informações, o rapaz, conhecido por Jaime, se deslocou por volta 12:30 horas, do supermercado localizado na avenida Clementino Silveira, no bairro Corredor, pilotando uma moto.

Ele levava um malote contendo R$ 10 mil em cheques e o restante em dinheiro, totalizando R$ 32 mil.
Na passagem da ponte sobre o Córrego Calhauzinho, uma moto Titan vermelha se emparelhou com a dele. Na moto, estavam dois homens que derrubaram o motoboy levando o malote. A Polícia já tem dois suspeitos do roubo.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ASFALTO DA BR-367: EMPRESAS ENTRAM COM RECURSOS ADMINISTRATIVOS CONTRA RESULTADO DAS PROPOSTAS TÉCNICAS APRESENTADAS

Recursos adiarão ainda mais o andamento da licitação que escolherá a(s) empresa(s) que irá elaborar estudo de implantação de asfalto na BR-367.

As empresas CONSEGV Planejamento e Obras, o Consórcio Alta/ECP/Pavisolos, Astec Engenharia Ltda e o Consórcio Projel/Urbaniza/ECR entraram contra recurso contra o Relatório de Avaliação das Propostas Técnicas que avaliou as melhores propostas e empresas especializada para elaboração de Estudos, Projetos Básico e Executivo de Engenharia para Implantação e Pavimentação de Segmentos da Rodovia BR-367/MG, subdividido em 02 (dois) lotes. 

Para acessar os recursos, clique abaixo:





Blog do Jequi acompanhará todo o processo burocrático da BR-367, até que o tão sonhado asfalto da BR-367 esteja completamente asfaltado. Iremos cobrar, também, a conclusão do encabeçamento de todas as pontes, bem como a substituição das atuais pontes de madeiras por pontes seguras.

Para acompanhar o edital do processo de licitação da BR-367 Clique Aqui



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PRESO FOGE DA CADEIA DE MINAS NOVAS. JUIZ DETERMINA INTERDIÇÃO DA CADEIA LOCAL


Problema da cadeia local é de extrema insegurança. É a segunda fuga em seis meses.

Foto meramente ilustrativa
O Governo do Estado não age e o problema se repete. Um preso fugiu da cadeia pública de Minas Novas-MG, Vale do Jequitinhonha. Manoel Acácio Leite, que tem várias passagens pela comarca de Minas Novas, além de outras na Bahia, fugiu durante a noite do dia 07/10, dia das eleições, aproveitando-se da situação lastimável em que se encontra a cadeia local.

Em geral, as cadeias do Vale do Jequitinhonha apresentam características semelhantes: Inseguras e insalubre. Recentemente 20 presos fugiram da cadeia de Capelinha-MG e outros três fugiram da cadeia minasnovense.

O Blog do Jequi tem acompanhado o esforço da promotoria pública local, que ingressou com Ação Civil Pública solicitando a interdição da cadeia local. O Dr. Wagner Ap. Rodrigues Dionízio, promotor lotado na comarca, teve seu pedido atendido através da referida ação de nº 0418.12.001116-2, onde o Dr. Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, decidiu em liminar pela interdição da cadeia local. Da decisão, cabe recurso. Se for mantido a decisão, o que, infelizmente, é pouco provável, tendo em vista que o TJ - 2ª Instância, em processos semelhantes, tem cassado as decisões, os presos deverão ser transferidos para cadeias próximas, até que a cadeia local sofra reforma geral, com condições de receber os presos provisórios.

Veja mais:

PRESOS FOGEM DA CADEIA DE MINAS NOVAS

VINTE PRESOS FOGEM DA CADEIA DE CAPELINHA


A cadeia local, que tem por finalidade alojar presos provisórios (que não tiveram seus processos julgados), recebe presos de toda a comarca minasnovense (Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró e Jenipapo de Minas), inclusive os presos condenados, que deveriam cumprir penas em penitenciária. Recentemente, acompanhamos o esforço do magistrado minasnovense, que conseguiu a transferência de mais de vinte presos condenados da cadeia pública local para outras penitenciárias.

O Governo do Estado, que deveria manter a cadeia local, quase nada faz. Sempre que se é solicitada reformas e melhorias da cadeia, esta se manifesta negativamente, dizendo que não há recursos financeiros, transferindo a responsabilidade para a prefeitura local.

domingo, 21 de outubro de 2012

CHUVA DE GRANIZO ASSUSTA AGRICULTORES DE CAPELINHA-MG


Forte chuva de granizo causa danos na zona rural 

Uma forte chuva de granizo que caiu na tarde desta sexta-feira, dia 19.10/2012, na Zona Rural de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, nas comunidades do Soares, Invernada, Poço D’anta, assustou pequenos, médios e grandes produtores rurais.


A camada de gelo atingiu 50 centímetros de altura em algum locais. Plantações, casas e animais foram atingidos. 


A Secretaria Municipal de Agricultura de Capelinha está fazendo um balanço dos danos. 

A chuva começou por volta das 3 horas da tarde com vento forte e teve cerca de 15 minutos de duração.

Fonte: Capelinha.Net

sábado, 20 de outubro de 2012

MINAS NOVAS-MG: AVIÕES DO FORRÓ NAS COMEMORAÇÕES DOS 282 ANOS DA CIDADE

Após boatos nas redes sociais sobre a vinda da banda Aviões do Forró no aniversário de Minas Novas/MG, foi confirmado nesta semana (ver site da banda) o show da banda para o dia 28 de outubro, um domingo, em comemoração do 282 anos da bicentenária cidade mãe do Vale do Jequitinhonha.












*Aguarde maiores informações sobre a programação completa dos 282 anos de Minas Novas-MG

IV SERESTA SHOW EM MINAS NOVAS, DIA 10/11/2012, EM PROL DA CONFERÊNCIA SÃO VICENTE DE PAULA


Renda será revertida para a conferência São Vicente de Paulo.

Vem ai o maior evento beneficente da cidade. 4ª Seresta Show com Bené do Sax e Banda, no Salão do Contente. É dia 10/11/2012, às 22:00 horas (sábado).

Bené do Sax
Reserva de mesa, entrar em contato com Isabel da Cerâmica, Gildete ou Cota. Ajude-nos a ajudar a conferência de São Vicente de Paula.

Telefones para contato:33. 3764-1302, 9109-1420(Heraldo)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MASSACRE DE FELISBURGO-MG, VALE DO JEQUITINHONHA: JULGAMENTO À VISTA

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira". Com essa frase profética de Ernesto Che Guevara, anunciamos que - até que enfim! - foi marcado o início do julgamento do mandante do crime que resultou no massacre de cinco sem terras, no Acampamento Terra Prometida, no município de Felisburgo, que fica no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais empobrecidas do Brasil (mas Vale do esplendor de cultura popular), onde há muito imperavam, sem oposição, apenas os interesses e o poder dos grandes fazendeiros.


Dia 20 de novembro de 2004, dia de Zumbi dos Palmares, dia da Consciência Negra, cerca de quinze jagunços, liderados pelo fazendeiro e empresário Adriano Chafik Luedy, invadiram o Acampamento Terra Prometida, do MST, assassinaram covardemente Iraguiar Ferreira da Silva (23 anos), Miguel José dos Santos (56 anos), Francisco Nascimento Rocha (72 anos), Juvenal Jorge da Silva (65 anos) e Joaquim José dos Santos (49 anos). Todos os tiros foram à queima roupa. Feriram outras 20 pessoas sem-terra, das quais uma era criança de apenas 12 anos que levou um tiro no olho. Atearam fogo no acampamento, reduzindo a cinzas 65 barracas, inclusive a barraca da escola, onde 51 adultos faziam, todas as noites, o curso de alfabetização.

Os trabalhadores sem terra do acampamento Terra Prometida vinham recebendo ameaças há mais de dois anos, desde o dia 1º de maio de 2002, quando ocuparam o latifúndio, que é, parcialmente, de terras devolutas ainda não arrecadadas pelo Estado. Inúmeros Boletins de Ocorrência foram registrados na delegacia local. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 24/09/2004, fez uma representação junto à Secretaria de Segurança Pública, alertando que oito jagunços estavam há dois dias dentro do acampamento, mas as autoridades não tomaram as medidas para evitar o massacre.

Estes fatos ganharam repercussão nacional e internacional, mas não são isolados. Eles se inserem no bojo dos 112 conflitos agrários no estado de Minas Gerais, registrados pela CPT em 2004. Estes conflitos, além dos nove assassinatos acontecidos em Minas Gerais, foram responsáveis por 32 tentativas de assassinato, 27 ameaças de morte, 24 torturas, 75 prisões e 56 feridos. Em 25/11/2004, a CPT de Minas entregou ao governo do estado e à Assembléia Legislativa de Minas Gerais um dossiê denunciando a existência de milícias armadas atormentando a vida dos sem terras acampados no estado. A CPT/MG também registrou 26 ataques de jagunços a acampamentos nos anos de
2003 e 2004.


Adriano Chafik, réu confesso, responde o processo em liberdade. Foi preso duas vezes, mas conseguiu habeas corpus e saiu da prisão. Outros pistoleiros denunciados pelo Ministério Público de Minas Gerais estão soltos ou foragidos, um já morreu. Nenhuma família foi indenizada até agora. Em 21 de fevereiro de 2007, a sede da Fazenda Nova Alegria foi ocupada pelos sem terra que resistem lá até hoje. A justiça não concedeu reintegração de posse da sede da fazenda a Adriano Chafik em vista de estar pendente o julgamento da Ação Discriminatória das terras devolutas. O gado que existia na fazenda – 1763 cabeças – foi retirado, sob “escolta” da polícia militar.

Os vaqueiros também foram retirados, o que fez diminuir as ameaças sobre os sem terras. No memorial construído no cemitério da cidade de Felisburgo, há uma grande inscrição que diz: "Aqui foram sepultados os sem terras Francisco, Iraguiar, Manoel, Joaquim e Miguel, covardemente assassinados a mando do fazendeiro Adriano Chafik, dia 20/11/2004. Eles tombaram, mas a sangue deles circula nas nossas artérias e nós seguiremos lutando por reforma agrária, por justiça social e dignidade. Essa era a luta deles e é nossa luta".

Os companheiras assumiram o compromisso, imortalizado na frase inscrita do lado esquerdo do memorial. "Nós caminharemos por vocês na busca dos seus sonhos que também são os nossos sonhos: a terra, a justiça e a dignidade". O memorial guarda a triste lembrança do dia em que o fazendeiro Adriano Chafik comandou o Massacre de Felisburgo.

Em 20/11/2005, na celebração de 1 ano do massacre de Felisburgo, uma série de testemunhos deixou todos os presentes com o coração na mão. O sem terra Jorge Batista da Silva, um dos marcados para morrer naquele dia, deu o seu testemunho: "Iraguiar, antes de ser assassinado, me disse: 'Jorge, sai fora, porque vão matar você'. Quando vi o tanto de armas, tentei animar os companheiros a dialogar com os pistoleiros, mas tive que correr para não ser morto também. Fugi para procurar socorro. Andei uns oito quilômetros pelo mato até um vilarejo, onde pude telefonar para avisar aos companheiros da cidade de Jequitinhonha e de Belo Horizonte. Nós não queremos guerra. Queremos terra, pois sabemos plantar".

Jorge José Maria Martins, um sobrevivente que levou um tiro na perna, disse: "Enquanto a gente tentava levantar um companheiro que tombava, os pistoleiros matavam outros. Após fugir para não morrer, olhei para trás e vi uma nuvem de fumaça cobrindo o acampamento que ardia em chamas. Nunca vou esquecer isso. Doeu muito e continua doendo!".

A sem terra Eni enfatizou: "Antes da chegada do MST em Felisburgo, os pobres sempre se curvavam diante do poder dos fazendeiros. O massacre foi premeditado. As armas foram compradas antes e os coronéis diziam que o massacre não aconteceria antes da eleição para não atrapalhar a política e o candidato apoiado por eles, ou seja, um massacre não ficaria bem". O inquérito policial comprovou que as armas foram compradas antes. Os jagunços Francisco de Assis Rodrigues de Oliveira (quintinha), Milton Francisco de Souza (pé de foice), Aurelino Caetano Chaves, Antonio Marcos Santos da Conceição, Jailton Santos Guimarães, Erisvaldo Pólvora de Oliveira Junior, Hamilton Santos, Domingos Ramos de Oliveira, Aleildo dos Santos Oliveira, Washington Agostinho da Silva, Evandilson Santos Souza e Antonio Jose Nascimento dos Santos, todos jagunços contratados e participantes do massacre, sendo que muitos deles foram escondidos por outras pessoas cúmplices que residem na cidade de Felisburgo.

Ainda existem crianças sem terrinha que acordam, à noite, sobressaltadas, desesperadas e gritando, pois ficaram traumatizadas com a barbárie da violência vista: cinco sem terras assassinados e o acampamento em chamas.

Ainda no ato público do primeiro ano do massacre ouvimos justas denúncias e reivindicações do MST: "Cadê a indenização dos nossos barracos e pertences queimados? O governo federal indeniza os fazendeiros que perderam vacas com a aftosa, mas não nos indeniza. A Polícia Militar de Felisburgo está do lado dos fazendeiros, os protege. A PM continua pressionando os sem terras. O Bastião foi quem cortou a cerca e colocou o gado dentro das nossas roças, minutos após o massacre, e ele participou diretamente do massacre. Por que ele não está preso? Infelizmente, foi preciso correr o sangue dos companheiros para conquistarmos 568 hectares de terra devoluta, sendo que a constituição, em seu art. 188, diz que as terras devolutas devem ser repassadas para a Reforma Agrária. Estamos aguardando a desapropriação de toda a fazenda do Adriano Chafik. O acampamento quer saber se é proibido fazer uma estrada de acesso ao acampamento. O prefeito não faz a estrada alegando que não pode passar na fazenda de Adriano Chafik. Vamos ficar ilhados até quando? Apenas dois jagunços e o mandante Adriano Chafik foram presos e liberados sem julgamento. Exigimos das polícias Federal e Militar a prisão imediata de todos os 15 jagunços. Queremos o desaforamento do julgamento para Belo Horizonte, pois em Jequitinhonha, os fazendeiros controlam até o poder judiciário. O relatório da CPI da Terra condenou a UDR e pede que a Polícia Federal crie uma força tarefa para capturar 29 mandantes de crimes contra os sem terras".

No dia 20/11/2009, no cemitério de Felisburgo, na celebração do quinto ano do Massacre, a emoção foi grande. Muitos choraram. As viúvas e os sobreviventes do massacre de Felisburgo sentiram, mais uma vez, uma espada de dor atravessando o coração deles. Graziele, de 11 anos, entre lágrimas desabafou: "Todos os dias sinto uma grande dor no coração, pois perdi meu pai (Joaquim), perdi meu tio Miguel) e perdi meu cunhado (Iraguiar). Todos nesse covarde massacre. Eu só peço justiça!" Eis a dor que o latifúndio e o coronelismo causam.

Mas, na entrada da ex-fazenda havia uma placa "Fazenda Nova Alegria" que foi derrubada e no lugar foi colocada uma placa com a inscrição "Assentamento Terra Prometida".



O presidente Lula desapropriou a fazenda por agressão ambiental, mas o INCRA não pôde mover o processo de imissão na posse para as dezenas de famílias Sem Terra que lá resistem há dez anos, porque o Poder Judiciário suspendeu o processo de desapropriação. Mas o MST jamais vai abrir mão dessa terra que foi molhada com o sangue dos mártires de Felisburgo. A sede da ex-fazenda deverá se transformar em uma Escola Família Agrícola. O pré-assentamento Terra Prometida já está produzindo 80% das verduras e legumes, e muito feijão, que abastece a feira da cidade de Felisburgo aos sábados.

Custou sangue, mas a Fazenda Nova Alegria está sendo conquistada. Lutaremos até depois de ver o mandante Adriano Chafik e todos os jagunços julgados e condenados. Lutaremos até depois que a Reforma Agrária no Brasil seja uma realidade. Esse massacre foi conseqüência da ausência de reforma agrária no Brasil. Assim também cometem crimes os governos que não cumprem a Constituição e negam terra e dignidade aos sem-terra.

Eis, abaixo, links de alguns vídeos que estão na internet, no youtube, vídeos que revelam a verdade nua e crua sobre o Massacre de Felisburgo.

Massacre de Felisburgo 1:

Massacre de Felisburgo 2:

Massacre de Felisburgo, feito pelo italiano Antonio Luppo:

Fonte: ESCRITO POR GILVANDER LUÍS MOREIRa - Correio Cidadania

Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger