terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DEFENSORIA PÚBLICA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO EM CIDADE DO VALE DO JEQUITINHONHA


Começa nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, as inscrições para processo seletivo da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, destinado ao preenchimento de vagas para programa de estágio na área de direito. Para oito comarcas da região do Grande Norte – vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas estão sendo oferecidas 16 vagas. Para Almenara, Curvelo e Janaúba estão sendo disponibilizadas uma vaga para cada uma das comarcas; duas vagas para Pirapora, Nanuque e Unaí; três oportunidades de estágio para Teófilo Otoni e quatro para a Comarca de Montes Claros.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de fevereiro, no horário de 12 às 18 horas, na sede da Defensoria Pública em Belo Horizonte e nas comarcas descritas no edital. Para se inscrever o candidato deverá estar cursando a partir do terceiro semestre do curso de direito. Os estagiários receberão bolsa no valor de R$ 390,00 e auxílio transporte de R$ 60,00.

Para participar do processo seletivo o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponível nos locais de inscrição e apresentar xerox da Carteira de Identidade, do CPF e  do comprovante de residência.

Provas

Os candidatos farão seis provas objetivas de Direito Constitucional, Administrativo, Civil e Legislação Especial, Processual Civil, Penal e Processual Penal. Também serão aplicadas três provas escritas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil e Legislação Especial, Direito Penal e Direito Processual Penal. As provas serão realizadas no dia 18 de março.

Os locais e hora da realização dos exames serão divulgados no site: www.defensoria.mg.gov.br, cinco dias antes da data marcada.

O edital completo, com os endereços dos locais de inscrição, comarcas de aplicação das provas e conteúdo programático do processo de seleção está disponível no site da Defensoria Pública: Estágios e Serviço Voluntário.

CARNAVAL EM MINAS NOVAS-MG: SAIU A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Participe da enquete na página inicial do Blog do Jequi sobre a programação do Carnaval Bom D+ 2012 em Minas Novas.



Saiu a programação completa do Carnaval Bom Demais 2012, em Minas Novas. Confira:


Dia 17/02/2012 (sexta-feira)
Banda Barco a Vela
DJ Cath
DJ Juninho

Dia 18/02/2012 (sábado-feira)
Axé Cleteiros
Batukaê

Dia 19/02/2012 (domingo)
Axé Piro
Os Levados

Dia 20/02/2012 (segunda-feira)
Guig Ghetto
Maurélio e Daniel

Dia 21/02/2012 (terça-feira)
D’Balada
Maurélio e Daniel

16 HORAS DE DIVERSÃO POR DIA:

De 18 a 21/02
14:00 horas - Carnaval na Barragem

De 19 a 21/02
14:00 horas – Mercado do Samba
Com Oz PaiGodeiros e Amigos do Samba

De 19 a 21/02
18:00 horas - Carnaval Cultural
Com a Banda JG e Euterpe Conceição

De 18 a 21/02
23:00 horas – Camarote Vips
Fanadeiros e Papa Folia

De 18 a 21/02
11:00 horas – Som automotivo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COMEÇA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO QUE LIGA BANDEIRA A ALMENARA


Obras iniciaram no mês de Janeiro

Após protestos, pedidos diversos juntos a autoridades e políticos no alto escalação do governo e depois da 2ª licitação realizada pelo DER-MG, começou no mês de janeiro/2012 a pavimentação do trecho que liga a cidade de Bandeira a Almenara.

No dia 12/01/2012 chegaram a Bandeira os representantes da empresa, Pavidez Engenharia LTDA, para dar inicio a todo aos trabalhos.

A população de Bandeira e região estavam esperando ansiosamente para o inicio das obras, pois quando chove não é possível fazer o trajeto. Segundo moradores, os mais prejudicados são os doentes que necessitam se locomover para exames e consultas.

Entenda o caso

A cidade de Bandeira foi beneficiada com o asfalto que ligaria Bandeira a Almenara, no entanto, a empresa que ganhou a licitação abandonou as obras deixando a estrada sem a pavimentação. 

Quando chovia ficava impossível de trafegar no trecho. Muitos foram os prejuízos para o município. A Pavidez Engenharia LTDA ganhou a segunda licitação e está dando inícios a pavimentação.

UFVJM NO VALE: ITAMARANDIBA LOTA PRAÇA PÚBLICA EM PROL DE CAMPUS NA CIDADE


No dia 28/01/12, em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, a mobilização geral para implantação de campus da UFVJM no município arrastou milhares de pessoas. A movimentação começou cedo na cidade e se encerrou somente por volta das 20:00 horas. Já pela manhã, às 09:00 h, o trio da Comissão "Vale + Educação" percorreu os bairros e convidou a população para a mobilização. Logo após, cerca de 1.000 veículos já se concentravam no trevo da cidade e formou enorme fila nas rodovias que dão acesso à cidade.


A carreata percorreu as principais vias e o comércio local, em manifestação de integral apoio, fechou as portas. Às 14:00 horas, uma grande multidão se concentrou na Praça Tancredo Neves, reunindo caravanas de municípios circunvizinhos do Alto Jequitinhonha e Bacia do Rio Suaçuí-Rio Doce. Idosos, crianças, estudantes, acadêmicos, visitantes, comerciantes, filhos ausentes e a população itamarandibana, de forma massiva e guiados pela Policia Militar e "fusca" da Comissão "Vale + Educação", seguiram em passeata, ao som do hino "Vale que Vale Educar", até a Praça dos Agricultores, no centro da cidade. Um percurso que levou cerca de 2 horas sob temperatura de 29 ºC, porém, muito maior foi o calor humano.

Com sinergia, membros da "Comissão Vale + Educação" alternaram vozes no trio elétrico que se perdia na multidão. Algumas pessoas não se contiveram e se emocionaram, haja vista as dimensões e organização do evento nunca antes presenciado na cidade. Num marco histórico, a cidade inteira parou e foi as ruas em demonstração de unidade, solidariedade e participação popular em defesa de uma causa com aderência regional a favor "do povo que mora no Vale".


A paixão declarada dos itamarandibanos pelas motos e animais, levou mais entusiasmo e brilho ao evento, todo o trajeto foi blindado a frente pelos cavaleiros e amazonas e proporcionou ao público uma grande cavalgada, logo após, centenas de motoqueiros e ciclistas fecharam o percurso. No trajeto, uma cena chamou a atenção pela expressividade, escolha e confiança: prefeitos da região e lideranças políticas presentes, de mãos dadas com o Prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, desceram juntos em meio a multidão.

Já no centro, a Praça dos Agricultores ficou pequena para acomodar o público presente. No palco instalado, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Comissão "Vale + Educação", primeiramente agradeceu a todos que se somaram e agregaram esforços para o momento histórico vívido e, antes que fosse repassada a fala às autoridades políticas presentes, membros salientaram o carácter apartidário, voluntário e de cidadania da Comissão "Vale + Educação" e frisaram, ainda, que todo o apoio é fundamental e deve se convergir para a concretude da implantação do Campus da UFVJM em Itamarandiba, que não carece de justificações.

Dentre as autoridades políticas, estiveram presentes, dentre outros, os deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão (PT), Sargento Rodrigues (PDT), Délio Malheiros (PV), o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), além de representantes de diferentes autoridades que leram, repassaram ofícios ou reproduziram mensagem de áudio das manifestações de apoio, dentre os quais, lideranças da bancada do PSD da ALMG e Câmara, do Senador Zezé Perrela (PSDB) e, ainda, dos deputados federais Bernardo Santana (PR), Renzo Braz (PP) e Jô Moraes (PC do B). Em apertada síntese, O deputado estadual Adelmo Leão lembrou a luta de um homem que não teve acesso à universidade e que criou a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e falou ainda sobre a "Caminhada da Cidadania", quando Lula percorreu o Jequitinhonha-Mucuri junto aos companheiros da região. Disse também, que Itamarandiba pode ter o campus da universidade não porque outra cidade não o mereça, mas porque Itamarandiba é merecedora e faz por merecê-la.

Já o deputado federal Leonardo Monteiro, reiterou o seu apoio e disse que será necessário agendar nova audiência com o novo Ministro da Educação Aloizio Mercadante e sensibilidade da Presidenta Dilma. Acompanhado de perto por prefeitos da região, dentre outros, os prefeitos de Aricanduva, Carbonita e Peçanha, o Prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, agradeceu a todos, população, comissão e autoridades políticas que apoiam o movimento; falou sobre o projeto apresentado e se mostrou entusiasmado com as chances reais da implantação da Universidade em Itamarandiba e destacou a condição ímpar da cidade em beneficiar, num raio de 150 Km, mais de 45O mil habitantes, dos quais 94 mil são estudantes.

Ressaltou, também, que a cidade se encontra em franco desenvolvimento e já é 17 o número de municípios que apoiam a implantação da UFVJM em Itamarandiba, listou o prefeito: Aricanduva, Carbonita, Coluna, Senador Modestino Gonçalves, São Gonçalo do Rio Preto, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Materlândia, Felício dos Santos, Couto de Magalhães de Minas, Frei Lago Negro, São José do Jacuri, Peçanha, Cantagalo, São Pedro do Suaçuí e São João Evangelista.

A imprensa televisiva também esteve presente na mobilização no Alto Jequitinhonha, a TV Leste, afiliada Rede Record e a TV local de Diamantina enviaram equipes para cobertura do evento em Itamarandiba.

domingo, 29 de janeiro de 2012

TURMALINA/MG: FAMÍLIA ADAPTA TRADIÇÃO E REALIZA CAFÉ PARA REUNIR PARENTES

Em Minas Gerais, uma família de Turmalina, Alto-Jequitinhonha, adaptou o tradicional "chá das cinco" inglês e realiza um café às três horas da tarde.

Clique na imagem acima para ver a reportagem completa

Pontualmente às 15:00 horas, familiares deixam suas atividades e se encontram na casa da matriarca, de segunda à sábado, mantendo uma tradição que mantém a família Machado unida.

Todos participam do encontro. Tias, filhos, netos, sobrinhos, bisnetos. Letícia Machado, disse “que quando um não vem a avó xinga”.


Grande sacada jornalística de Flora Pinheiro, natural de Minas Novas-MG, jornalista e produtora de notícias do SBT. Após visitar a família Machado, em janeiro, na cidade de Turmalina, foi convidada para o chá das 3.


Tradicional encontro, que reúne dentre outros, amigos familiares há mais de 30 anos. O seu olhar pescou logo a importância do evento. Com isto virou notícia em horário nobre do SBT.

sábado, 28 de janeiro de 2012

GOVERNO INVESTE EM SANEAMENTO BÁSICO NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI


A partir de abril deste ano o município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, passará a contar com uma das maiores obras de abastecimento de água e de saneamento básico do Estado de MInas. Além de Teófilo Otoni, o projeto beneficiará cerca de 30 municípios da região. Os investimentos, da ordem de R$ 300 milhões, que estão sendo viabilizados por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), compreendem a  construção, em Teófilo Otoni, de uma barragem de 32 metros de altura no leito do Rio Todos os Santos e a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

As obras de construção da barragem e da ETE já estão em fase final e, já a partir do primeiro semestre deste ano, vão garantir a revitalização e despoluição do Rio Todos os Santos, principal fonte de abastecimento de água da população de Teófilo Otoni. Com capacidade para acumular 12 milhões de metros cúbicos de água, a barragem conta com investimentos de R$ 120 milhões. A implantação dos empreendimentos geraram 550 empregos diretos.

De acordo com os engenheiros da Copasa, José Lopes da Silva e Márcia Nogueira de Almeida, a barragem proporcionará grande ganho ambiental para a região de Teófilo Otoni, uma vez que, além de resolver o problema de abastecimento de água da população, viabilizará a recuperação de uma das mais importantes bacias hidrográficas do Vale do Mucuri.

Desenvolvimento regional

A previsão é de que esses investimentos garantam, nos próximos 50 anos, o abastecimento de água a uma população atualmente superior a 130 mil habitantes, além da regularização do Rio Todos os Santos, que seca em períodos de estiagem prolongada. Já nos períodos de chuva, a barragem contribuirá com a redução dos problemas de enchentes enfrentados pela população.

-Os investimentos na construção da barragem são fundamentais para a região, pois solucionarão um problema crônico de abastecimento que a população local enfrenta nos períodos de seca e que vinha se agravando nos últimos anos, afirma o gerente do Departamento Operacional Nordeste da Copasa, Sérgio da Costa Ramos. 

Municípios beneficiados

Além de Teófilo Otoni, outros municípios do Vale do Mucuri estão sendo contemplados com a execução de obras de saneamento e abastecimento de água por parte do Governo de Minas. Nos municípios de Serro, Itaobim, Araçuaí e Carlos Chagas, as obras de implantação de estações de tratamento de esgoto já foram concluídas. Já nas cidades de Mata Verde, Divisópolis, Serra dos Aimorés, Diamantina, Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Pedra Azul, Itamarandiba, Jequitinhonha, Joaíma, Santa Maria do Suaçuí, Medina e Nanuque, as obras estão em andamento, algumas delas já em fase de conclusão.

Entre os investimentos viabilizados, a Copasa iniciará brevemente as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Itamarandiba, totalizando R$ 9 milhões. Por outro lado, em doze cidades de menor porte do Vale do Mucuri, o Governo do Estado investirá R$ 3 milhões neste ano, na ampliação da produção de água, visando resolver problemas enfrentados pela população em períodos de seca prolongada.

Barragem viabiliza criação de nova reserva de Mata Atlântica

Além de resolver o problema de abastecimento de água de Teófilo Otoni e de reduzir os problemas causados por enchentes em períodos de chuva, a construção da barragem no leito do Rio Todos os Santos proporcionará considerável ganho ambiental ao Vale do Mucuri, com a criação de uma nova reserva florestal. A área será constituída em 998 hectares e a região do semiárido passará a contar com uma importante reserva de Mata Atlântica.

Os engenheiros José Lopes da Silva e Márcia Nogueira de Almeida explicam que, apesar da formação do lago da barragem ocupar apenas 128 hectares, o Governo de Minas adquiriu uma área de quase mil hectares, que proporcionará a criação de uma importante reserva de Mata Atlântica no entorno da barragem.

-A iniciativa trará consideráveis ganhos para a preservação da flora e da fauna, prevêem os engenheiros.

Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PROJETO CEMIG NAS ESCOLAS VAI INCENTIVAR O USO SUSTENTÁVEL DA ENERGIA ELÉTRICA


Objetivo é abranger 4 mil professores e 450 mil alunos na primeira etapa.

Na primeira etapa do projeto, serão incluídos 188 municípios situados na área do Idene, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 780 escolas estaduais, mais de 4 mil educadores e aproximadamente 450 mil alunos.


O Governo de Minas, por meio do Programa Energia Inteligente (EI), lança nesta quinta-feira (26) o Projeto Cemig nas Escolas (Procel). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Companhia Energética de Minas Gerais. O evento acontece no auditório do edifício-sede da Cemig, às 11h.

O objetivo é estimular condutas de uso responsável dos recursos naturais, incentivando novos comportamentos - seja no âmbito individual, seja no âmbito coletivo -, e desenvolver, nos espaços das comunidades escolares, ações voltadas para o uso eficiente da energia elétrica, contribuindo assim para a excelência do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.


De acordo com o coordenador estadual do Energia Inteligente, Higino Zacarias de Souza, o projeto irá oferecer aos professores material impresso e audiovisual, onde o assunto é abordado de forma interdisciplinar. “O material acompanha as atividades inerentes à aprendizagem e à mudança de hábitos e leva em consideração não só os avanços teóricos e práticos alcançados no âmbito escolar, mas também nos lares e na comunidade como um todo”.

Para a subsecretária de Educação Básica, Raquel Elizabeth, a condução de programas dessa natureza no espaço escolar associa-se a uma dimensão educativa, fazendo com que os resultados obtidos ganhem irradiação e prosseguimento para além do cenário inicial. “O tema energia pode ser utilizado em qualquer disciplina, o que facilita a dinâmica dentro da sala de aula”.

O Cemig nas Escolas será executado num período de 36 meses. Na primeira etapa do projeto, serão incluídos 188 municípios situados na área do Idene, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 780 escolas estaduais, mais de 4 mil educadores e aproximadamente 450 mil alunos

Lançamento do Projeto Cemig nas Escolas – Procel
Data:quinta-feira (26/01)
Horário: 11 horas
Local: auditório do edifício-sede da Cemig – Av. Barbacena,
1.200/térreo – Santo Agostinho – Belo Horizonte

USINA DE BIODIESEL DE MONTES CLAROS TERÁ INVESTIMENTOS DE R$ 28 MILHÕES


Governador Antonio Anastasia recebeu o presidente da Petrobras Biocombustível para anúncio de ampliação da unidade no Norte de Minas
O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta quinta-feira (26), no Palácio Tiradentes, o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, que anunciou investimentos de R$ 28 milhões na ampliação da usina de biodiesel da estatal em Montes Claros, no Norte de Minas.

Usina de Biodiesel em Montes Claros
Rossetto afirmou que a empresa concluirá a ampliação até julho, o que permitirá o aumento da produção anual da unidade dos atuais 108,6 milhões de litros para 152 milhões de litros. O protocolo de intenções, assinado em dezembro de 2011 entre o Governo de Minas e a Petrobras Biocombustível, prevê ainda a geração de 4,5 mil empregos diretos e indiretos.

Anastasia destacou a importância do anúncio para o Estado, tanto pela natureza tecnológica da atividade, quanto pela região que receberá os investimentos. Ele ressaltou ainda a atenção que o Governo de Minas tem tido com o Grande Norte, buscando a melhoria das condições de infraestrutura para a instalação de empresas.

“O biocombustível é um segmento em que nós estamos sempre avançando e a tendência do mundo é seguir essa trilha. Não só tecnologicamente vão se criando inovações, como também o mercado as aceita muito bem. Notícias de investimentos como esse, para uma região que apresenta tantas necessidades como o Norte de Minas, nos traz muita satisfação e mostra que nossos esforços para levar até lá empregos de valor e diversificados têm tido resultado”, disse o governador.

Minas Gerais é o segundo Estado em consumo de biodiesel no Brasil. Em 2011, a demanda foi de 360 milhões de litros, contra uma produção interna de 108 milhões de litros, o que obriga o Estado a importar o restante.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, o compromisso da empresa é expandir a produção da usina de Montes Claros – Usina Darcy Ribeiro – até que se atinja a autossuficiência do combustível em Minas.

“Nossa ambição é, a partir da experiência de ampliação dessa usina, trabalharmos para novamente ampliá-la e criarmos condições rapidamente para abastecermos o mercado mineiro”, disse Rossetto. 

Atrelado ao crescimento da produção, aumentará também o número de agricultores familiares (atualmente 3,2 mil) com os quais a Petrobras Biocombustível mantém parcerias para o fornecimento de soja, girassol e mamona, matérias-primas da produção de biocombustível. Com a expansão, o número saltará para 4,5 mil, preservando a renda no Estado e ajudando no crescimento dos produtores. 

“Além de darmos assistência técnica a nossos parceiros, garantimos um contrato de compra de 5 anos, o que permite a eles estabilidade para novos investimentos, sempre buscando as melhores práticas de produção para melhorá-la e modernizá-la”, completou Miguel Rossetto.

Texto: Agência Minas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AS 7 MARAVILHAS DA ESTRADA REAL SERÃO REVELADAS NO DIA 31. DIAMANTINA ESTÁ NA DISPITUA

Caminho dos Escravos e Mercado Velho, ambas de de Diamantina, concorrem ao prêmio das Sete Maravilhas da Estrada Real.
 
No dia 31 de janeiro de 2012 serão conhecidas as Sete Maravilhas da Estrada Real. Escolhidas por voto popular, através do site do Instituto Estrada Real (IER), de um grupo de 21 lugares, as belas atrações serão premiadas em uma festa. Foram computados até agora mais de 35 mil votos. Um dos objetivos da iniciativa, explicou o diretor-geral do IER, Baques Sanna, é divulgar as belezas menos conhecidas do destino turístico. "Além de promover a Estrada Real, o objetivo desta campanha é exaltar suas belezas e divulgar seu percurso, que inclui cidades como Petrópolis, Aparecida do Norte, Paraty, entre outras, e não somente a já consagradas, como Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Tiradentes".
 
Caminhos dos Escravos, em Diamantina-MG é um dos
lugares que concorrem às Sete Maravilhas da Estrada Real
Os critérios adotados para a eleição foram relevância histórica e natural, beleza cênica, inserção em um dos quatro caminhos e ser georreferenciado pelo SITGEO (ferramenta completa de informações turísticas sobre a Estrada Real. Trata-se de uma viagem digital pelo Google Maps e Google Earth com atrativos, novidades e dicas - www.estradareal.org.br).

Foi criado um hot site com descrição e imagens dos 21 lugares pré-selecionados. A cerimônia de premiação será realizada na antiga sede da Fiemg e terá a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Olavo Machado Jr., do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, e do diretor-geral do IER, Baques Sanna.

Ainda dá tempo de votar, basta informar nome e e-mail.

Clique aqui e participe.

Abaixo, a lista das maravilhas que concorrem.

* Igreja São Francisco -- Ouro Preto
* Igreja Santo Antônio – Tiradentes
* Igreja do Pilar - Ouro Preto
* Teatro de Sabará – Sabará
* Basílica Bom Senhor do Matosinhos e os Passos da Paixão de Cristo - Congonhas
* Praça Minas Gerais -- Mariana
* Santuário do Caraça -- Catas Altas
* Prédio do Museu Imperial -- Petrópolis
* Caminho dos Escravos -- Diamantina
* Sítio Histórico Ecológico do Caminho do Ouro -- Paraty
* Fazenda da Pedra -- Santana dos Montes
* Parque Nacional da Serra do Cipó -- Serra do Cipó
* Parque Estadual do Ibitipoca -- Lima Duarte
* Maria Fumaça de Tiradentes
* Cachoeira do Tabuleiro -- Distrito de Tabuleiro
* Bicame de Pedra -- Catas Altas
* Santuário da Aparecida do Norte -- Aparecida
* Parque das Águas de Caxambu -- Caxambu
* Gruta da Lapinha -- Lagoa Santa
* Mercado Velho -- Diamantina
* Pedra Pintada -- Barão de Cocais

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AÇÃO CONTRA OBESIDADE INFANTIL ATINGIRÁ 4.250 ESCOLAS DE MINAS. VALE É CONTEMPLADO

Tema foi escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em 305 municípios do estado de 5 a 9 de março. 



O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em 4.250 escolas públicas de Minas Gerais. A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos 305 municípios mineiros que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).


A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.

OBESIDADE - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.

SAÚDE NAS ESCOLAS - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci. Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.

INVESTIMENTO - O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 11 milhões referente aos 305 municípios de Minas Gerais que aderiram ao PSE no ano passado. Outros 229 municípios brasileiros aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira,o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.

Pra consultar o valor liberado aos municípios de Minas Gerais que aderiram ao Programa Saúde na Escola CLIQUE AQUI

Fonte: Portal Saúde

BOMBEIROS ENCONTRAM CORPOS DE VÍTIMAS DE AFOGAMENTO EM DATAS, VALE DO JEQUININHONHA


Foto meramente ilustrativa
Bombeiros do Sétimo Batalhão de Bombeiro Militar (7º BBM), através do 3º Pelotão BM em Diamantina/MG, foram acionados na tarde do dia, 21 de Janeiro de 2012, para o resgate de vítima de afogamento na localidade conhecida como Cubas, zona Rural de Datas/MG, aproximadamente 33 km da cidade de Diamantina/MG.

Os trabalhos de busca da equipe de Bombeiros iniciaram no dia 21 de Janeiro de 2011 e encerraram no dia 22 de Janeiro por volta das 10:00 horas, quando as duas vítimas foram encontradas.

Segundo relato de testemunhas, a vítima, a Sr. Rosângela de Fátima Silveira de 44 anos, nadava em um rio local quando veio a submergir e não foi mais vista. Após seu corpo ter sido encontrado as margens do rio, uma segunda testemunha afirmou que no local também tinha se afogado o Sr. Ademir da Silveira de 77 anos, que adentrou no rio a fim de salvar a Sra. Rosângela.

Uma equipe de bombeiros efetuou as buscas submersas, utilizando-se de técnicas de mergulho livre e uso de equipamentos de mergulho autônomo, realizando uma varredura pelas margens do rio. O corpo de Rosângela F. Silveira foi encontrado às margens do rio, e o corpo de Ademir da Silveira encontrado cerca de3 metros de profundidade. Após, os corpos foram entregues aos cuidados da perícia civil local. 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JENIPAPO DE MINAS/MG: JUSTIÇA PROFERE DECISÃO LIMINAR EM CONCURSO PÚBLICO


Decisão liminar impede o município de dar posse aos que foram aprovados no cargo de técnico de enfermagem.

O MM. Juiz de Direito da comarca de Minas Novas, Dr. Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, deferiu parcialmente a tutela antecipada pleiteada através de ação popular nº 0418.12.000183-3, promovida por Aelsiana Pinheiro de Lima e outros contra o Município de Jenipapo de Minas e Empresa Gazzinelli Consultoria Técnica Ltda.

Vista parcial de Jenipapo de Minas-MG
Assim, o município de Jenipapo de Minas deverá se abster de dar posse aos candidatos aprovados no concurso público regulado pelo edital nº 01/2011 somente para o cargo de técnico de enfermagem. Quanto aos demais cargos, o município poderá dar posse normalmente aos candidatos aprovados.

Na ação os autores alegam que o Município de Jenipapo de Minas realizou concurso no dia 27/11/2011, regulado pelo edital nº01/2011, para diversos cargos públicos municipais, tendo contratado a empresa ré para elaboração das provas. Porém, os autores alegam que nove das questões da prova especifica de técnico de enfermagem foram idênticas à prova especifica dessa mesma área aplicada no concurso realizado no município de Virgem da Lapa, em 19/09/2010, tendo sido as duas provas realizadas pela segunda requerida.

Na bem fundamentada decisão, o Dr. Eduardo Rabelo entendeu que houve quebra dos princípios da isonomia e moralidade administrativa na cobrança de nove questões idênticas, elaboradas pela mesma empresa, em dois concursos distintos realizados por municípios diversos, próximos um do outro.

Da decisão proferida caberá recurso.

Para consultar o andamento processual, clique aqui.

domingo, 22 de janeiro de 2012

MINAS NOVAS: TARCÍSIO MENDES, O ANDARILHO DO BEM, ENCERRA SUA JORNADA


Pelas longas estradas desta vida, com seu jeito simples de autêntico fanadeiro, Tarcísio Mendes  palmilhou todos os caminhos do Vale do Jequitinhonha comprando e vendendo suas quinquilharias de feira como pedras, fumo, espora, carne-seca, queijos, requeijão e marmelada.


Alegre e sorridente, espalhou amigos pelos seus diversos itinerários por onde seguia a pé, sempre descalço (pois nunca usou chinelos ou sapatos!), com as mãos desarmadas e o coração aberto e cheio de préstimos para servir a todos e repartir a sabedoria de sua amizade.


Faleceu dia 20/01/2011, dia de São Sebastião, este grande guerreiro que tinha o nome de um outro santo-menino. 

Tarcísio era conhecido por nunca ter usado
nenhum tipo de calçado. 
Deixa grande saudade em cada peito de seus familiares e aos milhares de amigos que dele haverão de eternamente se recordar, tanto em Minas Novas como em Capelinha, assim como em todas as veredas e chapadas aonde o cheiro bom do pequi e da mangaba se despertar com suas flores em homenagem à sua lembrança.

Texto e Fotos: Blog Geraldo Mota

CONCURSO BANCO DO BRASIL – VAGAS PARA ESCRITURÁRIO


Estão abertas as inscrições para o concurso público do Banco do Brasil. O concurso BB 2012 é para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.




O concurso Banco do Brasil 2011 abrange 51 cidades dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Não haverá formação de cadastro de reserva para as cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages, Chapecó (em Santa Catarina).

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), até às 14h do dia 15 de junho de 2011 (horário de Brasília).

As inscrições também podem ser realizadas em Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas, no mesmo período, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h, relacionados no Anexo III do Edital.

A taxa de inscrição será de R$ 40,00.

As provas de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos constarão de questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, de caráter eliminatório e classificatório, e versarão sobre assuntos dos programas constantes do Anexo II deste Edital.

A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 07 de agosto de 2011, no período matutino e serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, João Monlevade, Divinópolis, Juiz de Fora, Viçosa, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos, Varginha, Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu, Teófilo Otoni, Montes Claros, Diamantina;


A data prevista para divulgação dos Gabaritos e das Questões das Provas, será no dia 08 de agosto de 2011, no site www.concursosfcc.com.br da Fundação Carlos Chagas.

O prazo de validade do concurso BB esgotar-se-á após 1 ano a contar da data de publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil S.A.

sábado, 21 de janeiro de 2012

FESTIVAL VALE CANTAR: CONFIRA OS VENCEDORES E FOTOS DO EVENTO


Festival Vale Cantar foi sucesso de crítica e público e já se consolidou no circuito de festivais no Vale do Jequitinhonha.


O I Festival Vale Cantar, realizado em Minas Novas-MG, pela Pau a Pique Produções Culturais, entre os dias 13 a 15 de janeiro de 2012 mostrou a que veio e certamente estará no circuito dos grandes festivais do Vale do Jequitinhonha.


Com grande público durante todo evento, o festival foi um sucesso de crítica, mesmo sendo o primeiro realizado, o que faz com que só tende a melhorar nos próximos anos.


Cantores de diversos lugares de Minas Gerais participaram do evento, que ainda contou com a presença no dia 13 de janeiro  Zé da Guiomar e no dia 14 de janeiro (sábado) show com Cobra Coral, além da apresentação de “Artistas da Terra" no dia 15/01/2012.


O samba apresentado pela banda Zé da Guiomar, pouco conhecido na região, foi muito elogiado pela qualidade musical. Pouco se vê um som de qualidade como o apresentado pela banda.

Oficina de desenho. Ao fundo o "Sobradão"
Já o quarteto Cobra Coral, composto pelo minasnovense Pedro Morais, Mariana Nunes, Kadu Vianna e Flávio Henrique, como esperado, fez apresentação impecável, condizente com um festival de qualidade.

Comentário do Facebook elogiando o Festival Vale Cantar

Confira a relação dos premiados:

1º LUGAR: FICOU COM OS CANTORES E COMPOSTORES CÉSAR MACEDO E JOBERT FERNANDO, REPRESENTANDO A CIDADE DE CARBONITA, COM A MÚSICA CERRADO SERRADO.

2º LUGAR: FICOU COM O CANTOR E COMPOSITOR HENDRICK SOUZA DA BANDA RAÍZES D’LÁ, DA CIDADE DE PEDRA AZUL, QUE DEFENDEU A MÚSICA RETRUCO DO SERTÃO.

3º LUGAR: FICOU COM O CANTOR E COMPOSITOR WALTER DIAS, DE BELO HORIZONTE COM A MÚSICA RIO DE HISTÓRIAS.

MELHOR INTÉRPRETE: O CANTOR E COMPOSITOR DE MINAS NOVAS, MARCO AURÉLIO PERÓLA COM A MÚSICA SALVE MINAS.

Para ver vídeos do Festival Vale Cantar Clique Aqui

Texto: Bernardo Vieira - Blog do Jequi
Fotos: Rádio Bom Sucesso


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MORADORAS DE IMÓVEL EM ÁREA DE RISCO EM ARAÇUAÍ TERÃO DE DEIXAR O LOCAL


A Justiça determinou a mudança das mulheres em um prazo de 24h. Os custos da mudança serão pagos pelo município

Vista parcial de Araçuaí-MG
A Justiça determinou a mudança imediata de uma moradora que reside em um imóvel situado em uma área de risco em Araçuaí, na Região do Jequitinhonha. A decisão foi tomada depois que Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com ação civil pública para retirar duas mulheres que se negam a deixar o local e impedem o início das obras de restauração.

De acordo com a liminar, as moradoras terão de deixar o imóvel, que é tombado, em 24 h. A despesa da mudança e o aluguel de outra residência serão custeados pelo município. No prazo de 15 dias, o município deverá colocar tapumes, lona no telhado e escoramento nas estruturas comprometidas.

Em novembro de 2011, o município já havia assumido o compromisso de arcar com as despesas de mudança e dos aluguéis de outro imóvel. Porém, a moradora se recusou a sair, motivo que levou o Poder Judiciário a conceder liminar favorável ao MP. 

História antiga

A saída dos moradores do imóvel já virou uma novela que se arrasta desde 2007, quando o município propôs ação de desapropriação visando garantir a restauração e a destinação sócio-cultural do imóvel. A imissão provisória da posse foi emitida em favor do município, porém a decisão foi revogada em dezembro de 2008, devido à uma ação de usucapião movida pelas duas mulheres do imóvel.

Em uma vistoria do MPMG em novembro de 2011, foi verificado que o imóvel estavam em péssimo estado de conservação e que colocava em risco a vida das moradoras, principamente no período chuvoso. Em um Boletim de Ocorrência, elaborado pela Polícia Militar, foi relatado que a “residência encontra-se em perigo de desabamento do teto, trazendo perigo de vida para os moradores do local, sendo necessária a retirada dos moradores para local seguro com condições humanas para sobreviverem". Usando esses argumentos o MPMG entrou com uma ação civil pública para pedir a revogação da decisão impetrada pelos moradores.

Fonte: Estado de Minas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

POLÍCIA RECONSTITUI ASSASSINATO DE VIGILANTE DE SALTO DA DIVISA EM SHOW DE IVETE SANGALO


Crime aconteceu em agosto de 2011. Suspeito foi preso em São Paulo no dia 10 de janeiro.


A Polícia Civil reconstituiu nesta quinta-feira (19) o assassinato de um segurança durante o show da cantora Ivete Sangalo, em Pouso Alegre, no ano passado. A reconstituição do crime foi feita no Estádio Manduzão, na área dos camarotes, onde o crime aconteceu. O delegado Gilson Beraldo, responsável pelo caso, acompanhou os trabalhos dos peritos.


No dia 20 de agosto de 2011, o vigilante de uma empresa de segurança, Divanilton Rezende Souza, de 35 anos, foi morto com uma facada na garganta durante o show em Pouso Alegre, após uma discussão. Ele era natural de Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha. Segundo a organização do show, havia mais de 100 seguranças particulares e nove mil pessoas no evento.

Estádio onde foi realizada a reconstituição
O homem que segundo a polícia teria confessado o assassinato foi preso no dia 10 de janeiro no bairro São Miguel Paulista, em São Paulo, onde morava. Antônio Eldo já tinha passagens pela polícia por furtos e roubos.

Agentes penitenciários e policiais armados fizeram a escolta do acusado. Além dele, participaram da reconstituição a viúva da vítima, o sobrinho do vigilante e a mulher dele.

Texto: etpv.globlo

Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger