quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATELIÊ DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO IEPHA ABRE AS PORTAS PARA A COMUNIDADE


O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), por meio do Programa Restauração de Acervos, integrante do Minas Patrimônio Vivo, promove a restauração de esculturas religiosas que possuem relevância histórica para as comunidades às quais pertencem. Agora, membros da comunidade - estudantes, profissionais e curiosos - poderão visitar as dependências do Iepha onde está instalado o ateliê e acompanhar este trabalho.

Comunidade - estudantes, profissionais e curiosos - poderão visitar as dependências do Iepha, onde está instalado o ateliê, e acompanhar o trabalho.

As visitas serão sempre às sextas-feiras, de 9h às 17h, sendo que grupos maiores devem agendar a visita pelo e-mailrestauracaoacervo@iepha.mg.gov.br. Quem não está em Belo Horizonte também pode acompanhar o processo através do blog Restauração de Acervos, que pode ser acessado no site do Iepha. Quinzenalmente serão postadas fotos e comentários sobre o processo de restauração.

Em 2012, foram contempladas 19 imagens religiosas dos municípios de Belo Vale, Chapada do Norte, Conceição do Mato Dentro (distrito de Santo Antônio do Norte), Congonhas do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Minas Novas, Piranga (distrito de Santo Antônio do Pirapetinga), Serro (distrito de Milho Verde e de São Gonçalo do Rio das Pedras) e Belmiro Braga (distrito de São José das Três Ilhas), para a restauração.

De modo geral, as peças apresentam sujidades generalizadas e aderidas, craquelês, desprendimentos de policromia em áreas pontuais e perda de suportes. Algumas estão em pior estado, como a imagem de Santana Mestra, da Igreja Matriz de São José das Três Ilhas, que está quase totalmente oca e apresenta, praticamente, só a camada de policromia, sustentada por algumas estruturas de veio da madeira.

Histórico
Em 2009, o Iepha iniciou o projeto de Ateliê Vitrine, com a restauração de 122 tábuas de cedro que compõem o forro da Igreja Bom Jesus do Matozinhos, de Couto de Magalhães de Minas. Já em 2010, o Programa Restauração de Acervos restaurou dez imagens de nove municípios (Itapecirica, Chapada do Norte, Campanha, Santos Dumont, Berilo, Minas Novas, Couto de Magalhães de Minas, Córrego do Bom Jesus e Campo Belo). A novidade foi o blog Restauração Ateliê, com enorme número de acessos.

Também em 2010, com a restauração das fontes das Três Graças (ou dos Desejos) e a da escultura da Moça Mirando Espelho D’água, na Praça da Liberdade, o Ateliê Vitrine inaugurou um novo formato: a restauração em espaços públicos. As pessoas que faziam caminhadas ou passavam de carro pela praça puderam acompanhar, dia a dia, as mudanças nas fontes.

Fonte: Agência Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger