segunda-feira, 12 de novembro de 2012

UMA VISÃO DO I° SEMINÁRIO DA PASTORAL CARCERÁRIA, POR FREI NATALINO

Tema: Discutindo o Combate às Violações dos Direitos Fundamentais da Pessoa em Privação de Liberdade.


Aconteceu nos dias 25 e 26 de Outubro de 2012 no Auditório do Museu da PUC-Minas no bairro Coração Eucarístico BH. Com intensa programação e com renomados operadores do Direito, incluindo o Presidente dos egressos, Gregório Antônio F. de Andrade. Este, com uma fala sofrida pela descriminação que sofrem, tocando a todos nós, inclusive o Dr. Herbert Carneiro, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, e o Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciaria do Ministério da Justiça, etc. – cuja palestra magna foi irrebatível. O maior tempo do I° Seminário foi dedicado ao seguinte: “Das Violações contra a Pessoa Privada de Liberdade e seus Familiares”, com a palestra da Heidi Ann Cerneka, Teóloga e Coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional para a Questão Feminina, e a Drª. Nívea Mônica Silva, Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, e Robson Sávio Reis de Souza, Professor Assistente da PUC-Minas (curso de Assistência Social e Letras).


De tudo o que me causou grande angústia foi ouvir no dia 25 no meio da tarde o seguinte: “Temos que humanizar os presídios”.  – Ainda bem que o Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, Pe. Valdir, rebate com veemência esse tipo de afirmação e eu como Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária, fiz e faço eco com o Pe. Valdir. – O que significaria um presídio, um cadeião humanizado? O que podemos afirmar categoricamente que os cidadãos(ã) privados de liberdade não perdem a dignidade. Por mais que somos acusados de defendermos “bandidos” – os(as) que estão privados(as) de liberdade - merecem todo nosso respeito e cuidado, incluindo os familiares das vítimas.

Estamos precisando de voluntários para compor a equipe Diocesana, inclusive operadores(as) do Direto. No próximo dia três pela manhã, na Sede Episcopal em Araçuaí – MG, teremos um encontro quando trabalharemos o documento preparatório para Assembleia Nacional da Pastoral Carcerária, que acontecerá em Brasília dos dias 23 à 25/11. Venha! Participe.

Por Frei Natalino

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger