segunda-feira, 5 de novembro de 2012

OVO DUPLO É ENCONTRADO EM MINAS NOVAS, VALE DO JEQUITINHONHA


Segundo donos, galinha botou um ovo dentro do outro por duas vezes.

De acordo com especialista da Emater, este tipo de caso ocorre raramente. 

Chegar em casa com fome e fritar um ovo para o almoço. A cena pode parecer normal, se não fosse um detalhe, dentro do ovo havia outro ovo.

José Nilson Barbosa e Maria Aparecida Almeida moram em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha e criam galinhas há 18 anos somente com a função de consumo. Atualmente eles têm 10.

Ovo duplo foi encontrado duas vezes, a última
foi 
em outubro deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)

“Há seis meses compramos várias frangas aqui em uma loja na cidade. Em setembro deste ano uma situação muito diferente aconteceu, vimos que a uma dessas galinhas tinha botado um ovo dentro do ovo, em outubro aconteceu de novo”, afirma Maria Aparecida.

A ave, de 10 meses de vida, é a primeira poedeira de ovos duplos. “Quando aconteceu tiramos fotos, mostramos para a família, para os vizinhos e todo mundo achou estranho Meu cunhado que cria galinhas há anos disse que nunca tinha visto aquilo”, diz Maria.

O coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater - MG) em Montes Claros, Luiz Fernando Chaves Mendes, diz que o caso é raro e não tem relação com a alimentação e com problemas físicos das aves.

A galinha que botou os ovos duplos em Minas
Novas
 (Foto: Arquivo Pessoal)
“Um ovo duplo é formado quando um ovo já pronto para ser botado pela galinha, retorna ao oviduto e o ovo seguinte, que já está em formação, envolve esse ovo que já estava pronto. Sendo que a casca só enrijece em contato com o ar, então enquanto estiver no canal reprodutor da galinha o ovo permanece mole, facilitando a galinha de botar o ovo que tem um tamanho bem maior do que o normal”, explica Luiz Fernando.

Do G1

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger