terça-feira, 10 de julho de 2012

Eleições 2012: Minas Novas, Almenara, Capelinha, Chapada do Norte e Araçuaí definem candidatos

Minas Novas-MG


Após grande indefinição, o eleitor de Minas Novas, enfim, já pode escolher seu candidato a prefeito municipal. Após definição, foram registrados três chapas, duas da oposição e uma da situação, assim definidas:


Oposição:


· Felipe Mota (PV) – Prefeito e Dr. Magton (PT) – Vice 

· Gil do Supermercado (PPS) – Prefeito e Aécio da Agrominas (PTB) – Vice


Situação:


·        Rogério da Saúde (PR) – Prefeito e Adalgísio (Professor - PR) como Vice


A oposição não entrou em um consenso e lançou duas chapas. A primeira com Felipe Mota como prefeito e o advogado Dr. Magton como vice. Felipe Mota já foi prefeito de Minas Novas (1993-1996), tendo sido derrotado nas eleições de 2000 para a ex-prefeita Telma Wenceslau e em 2004 para o ex-prefeito Murilo Badaró. O seu vice, Dr. Magton, é jovem na política, atua como advogado na comarca e foi presidente da ARPA, onde desempenhou importante papel.


A outra chapa da oposição tem Gil do Supermercado como prefeito e Aécio da Agrominas como vice. Ambos são novatos na política. Gil há algum tempo já havia declarado sua intenção em ser prefeito municipal. Tem boa entrada na zona rural. Aécio, muito popular, tem um baixo índice de rejeição até mesmo entre a situação.


A situação definiu a chapa no último instante. Após registrarem como candidatos Silvânia de Kássia (Totoca) e “Timba de Sr. Urias” somente para segurar a chapa, foi lançado Rogério da Saúde como prefeito e o professor Adalgísio como vice. Rogério, que seria candidato a vereador, foi convencido pelo seu grupo político a sair como prefeito. Rogério foi secretário de saúde durante a gestão do atual prefeito José Henrique. Adalgísio também foi secretário de educação durante o primeiro mandato de Murilo Badaró/José Henrique e atualmente ocupava o cargo de vereador. Após intensa disputa dentro do grupo, a situação conseguiu se organizar em uma chapa, o que, de certa forma, agregaria mais votos.


Até mesmo pela demora na definição dos candidatos, não há como prever um favorito em Minas Novas. Todas as três chapas tem boas chances de ganhar o pleito. Talvez seja uma das poucas cidades do vale que se crave quem sairá vencedor.


Araçuaí,


O atual prefeito Aécio Jardim, do PDT, cadastrou sua candidatura à reeleição a prefeito, tendo como companheiro de chapa o atual vice, Leonardo, do PMDB. Aécio ainda não foi considerado apto, aprovado judicialmente. Como teve as contas de gestão de 2010 rejeitadas pela Câmara Municipal pode ter sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

Pela oposição, o também médico Armando Paixão, do PT, se candidata a prefeito, tendo como vice a médica pediatra Rita Capdeville. Esta dupla pretende apresentar propostas de renovação na administração municipal, relembrando as realizações de 12 anos de gestão petista, de 1997 a 2008, nas gestões de Cacá e José Antônio. (do Blog do Banu).

Capelinha


O atual prefeito Pedro Vieira (veja declaração do TSE), do PSDB, formou uma grande coligação com 9 partidos políticos - PSDB-PMDB-PT-PTB-PP-PC do B-DEM-PSL-PHS - com o registro de 53 candidatos a vereador. Trouxe para junto de si vários apoiadores do ex-prefeito Gelson Cordeiro, seu ex-aliado, e o PT-PCdo B que foram seus aliados na luta pela aprovação de instalação de campus da UFVJM, para reforçar seu batalhão eleitoral.


O ex-prefeito Gelson Cordeiro (veja declaração do TSE), do PV, protocolou seu pedido de registro de candidatura a prefeito, contrariando comentários que ele não se arriscaria a praticar tal ato, devido estar na lista de Ficha Suja do TCU - Tribunal de Contas da União e do TSE - Tribunal Superior Eleitoral. A coligação com os partidos PV-PSD-PDT-PTN-PSL-PPL-PSDC-PPS-PR.

Caso as duas candidaturas sejam aceitas pela justiça eleitoral, será a primeira vez que Pedro Vieira e Gelson Cordeiro irão se enfrentar nas urnas. Até janeiro de 2011, sempre foram aliados.  Gelson Cordeiro foi chefe de Gabinete de Pedro Vieira, de 1993-1996. Pedro o lançou à sua sucessão, em 1997, obtendo sucesso. Gelson foi candidato a reeleição, em 2000, tendo Conceição Vieira, esposa de Pedro, como vice.


Em 2008, Gelson Cordeiro foi até os últimos dias de campanha como candidato. Ao perceber que seria cassado, retirou seu nome, nos últimos dias, e indicou Pedro Vieira como seu candidato. O nome e a foto que apareceram na urna eletrônica foram de Gelson Cordeiro. O povo votou em Gelson, mas foi Pedro Vieira que se elegeu, se diplomou e tomou posse. 

Em janeiro de 2011, Gelson Cordeiro tentou tirar Pedro Vieira da Prefeitura, para dar posse à sua irmã vice-prefeita, mas a Justiça Eleitoral garantiu o atual prefeito, que teve apoio dos seus adversários de 2008. (do Blog do Banu).


ALMENARA


Em Almenara, Baixo-Jequitinhonha, a briga se estende a cinco candidatos. A atual prefeita Fabiany Ferraz - PSDB (veja declaração do TSE), tentará a reeleição tendo como vice o Dr. Manfredo- PSDB (veja declaração do TSE). Na disputa com a atual prefeita, foram registradas mais quatro chapas, a seguir:


·        DALMO GONÇALVES COSTA, o DALMO DO PT (veja declaração do TSE), tendo como vice o Dr. Dagoberto (veja declaração do TSE);

·        EXUPERIO FERREIRA PIRES, o PECA (veja declaração do TSE), tendo como vice Jader Couto (veja declaração do TSE),

·        GERCIRA GOMES CARDOSO, a CIRA (veja declaração do TSE), tendo como vice Renato Ferraz (veja declaração do TSE),

·        JULIO CESAR MARES (veja declaração do TSE), tendo como vice o Dr. Marco Antônio (veja declaração do TSE).


CHAPADA DO NORTE

Em Chapada do Norte, médio Jequitinhonha, a situação eleitoral já havia sido desenhada há alguns meses. O grupo político do atual prefeito Eraldo Eustáquio, o Teco, após dois mandatos, tentará eleger o comerciante Ronaldo (de Zuza) para prefeito, tendo como candidato a vice Zé Donério. Já a oposição vem com o ex-prefeito Manoel Branco, de Boa Vista, tendo como vice o derrotado nas eleições passada o professor Donizete. Ronaldo de Zuza é bem quisto tanto na zona urbana quanto na rural. Seu vice Zé Donério tem boa aceitação na zona rural. Já Manoel Branco, mesmo tendo sido prefeito por dois mandatos (1996-2004), ainda é forte, principalmente na zona rural. Tem fama de honesto e traz consigo como vice derrotado nas eleições passada Donizete, que tem boa aceitação na zona urbana. 


Igualmente a Minas Novas, Chapada do Norte promete uma boa disputa, sem favorito até o momento.


Eleitor. Vote consciente! Seu voto pode mudar o futuro do Vale do Jequitinhonha. Não vote em ficha suja!

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    5 comentários:

    Anônimo disse...

    e 17

    Anônimo disse...

    e ronaldo 17 e o melhor

    Anônimo disse...

    sim esta acerrada

    Anônimo disse...

    PENSO QUE A LEI NÃO FUNCIONA QUE EM DIVISÓPOLIS O PREFEITO REELEITO FEZ TUDO QUE NÃO PODIA NESTA ELEIÇÃO E NADA ACONTECE O CARA COMPROU VOTO RECOLHEU OS TITULOS DE ELEITORES, DEU CESTA BASICA BLOCO COMENTO DINHEIRO E AMEAÇOU PESSOAS FUNCIONARIOS JÁ ESTA PUNINDO QUE NÃO O APOIOU E NADA É FEITO. ONDE ESTA A JUSTIÇA? SOCORRO QUEREMOS QUE A LEI FICHA LIMPA VENHA VALER PRA O VALE JEQUITINHONHA TAMBÉM

    Anônimo disse...

    EUDER MENDES FORA, QUERO JUSTIÇA, OU ELA NÃO EXITE:??????

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger