sábado, 16 de junho de 2012

SAMU RECEBE TROTES E ATENDIMENTOS FICAM COMPROMETIDOS


Segundo a reportagem, mais de 90% das ligações são trotes. O Samu Macro Nordeste Jequitinhonha é sediado em Teófilo Otoni e atende 86 municípios da região.

Duas ambulâncias do Samu prestam o socorro em Teófilo Otoni. Entre elas, uma de suporte avançado que é acionada em casos de emergência, quando há a necessidade de intervenção médica imediata. Nela, o atendimento é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. Em todo nordeste mineiro, uma população de 86 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, totalizando quase um milhão e 100 mil habitantes, recebem atendimento.


A distribuição das unidades móveis seguem critérios técnicos e geográficos visando o tempo de resposta ao atendimento. Mas o serviço, que é novo na cidade, enfrenta dificuldades. Ainda existem pessoas que insistem em prejudicar o atendimento dos médicos e telefonistas. Segundo a coordenadora, Elaine Souza Guedes, em apenas um mês, foi registrado um alto índice de trotes.

A central de regulação funciona numa sala onde trabalham técnicas de enfermagem, médicos e rádio operadores. As ligações dos pacientes passam por esta sala até chegar ao resgate que está na rua.

A coordenadora lembra que os trotes são perigosos. Uma pessoa, em estado grave, pode deixar de ser atendida se a ambulância sair para socorrer uma ocorrência que não existe.

Trote é crime. Quem pratica pode pegar de um a seis meses de prisão e pagar multa. O Samu pode ser acionado pelo 192.

Fonte: Intertv

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger