sexta-feira, 16 de março de 2012

UFVJM DEFINE CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI INCLUÍDAS NO PDI

Capelinha, Araçuaí e Almenara, além de Nanuque, foram as cidades incluídas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


O Consu – Conselho Universitário - definiu na tarde desta sexta-feira (16/03/2012) as cidades incluídas no PDI da UFVJM, como prováveis sedes de campus da UFVJM.

A decisão foi baseada no relatório técnico elaborado pelas cidades concorrentes e discutida pela comissão responsável pelo parecer final, que dias atrás indicou Capelinha (Alto-Jequitinhonha), Araçuaí (Médio-Jequitinhonha) e Almenara (Baixo-Jequitinhonha) como cidades mais preparadas para receber um campus universitário.

No Alto-Jequitinhonha Capelinha, Minas Novas e Itamarandiba disputavam ser a sede de campus da UFVJM. No Médio-Jequitinhonha a disputa era entre Itaobim e Araçuaí. Já no Baixo-Jequitinhonha, Almenara concorria com Jequitinhonha. Nanuque, no Mucuri, mesmo não tendo concorrente e não se mobilizasse, recebeu um “presente” por parte da universidade, que de forma correte vislumbra uma expansão no Mucuri através de Nanuque.

Diferente do que foi proposto anteriormente, quando seria colocado em votação entre os conselheiros qual cidade deveria receber o campus, no encontro desta sexta-feira foi votado o parecer da comissão responsável pela análise dos relatórios técnicos enviados pelas cidades, quando por 20 a 08 (e 01 abstenção) os conselheiros da UFVJM acataram o parecer da comissão.

Um conselheiro argumentou ainda que fosse mais prudente definir 07 cidades a serem incluídas no PDI e estas buscariam junto ao MEC recursos para a instalação dos campus universitário. Posto em votação, o pedido não foi acatado.

Além da decisão das cidades do Vale do Jequitinhonha, ficou definido também Nanuque como uma das cidades indicadas no PDI, esta representando o Vale do Mucuri.

Com a decisão Capelinha, Araçuaí, Almenara e Nanuque deverão buscar recursos junto ao Ministério da Educação para que o sonho da UFVJM se concretize em cada cidade, o que não é tarefa fácil.

O Blog do Jequi parabeniza a todas as cidades (Minas Novas, Itamarandiba, Itaobim, Jequitinhonha, Capelinha, Araçuaí, Almenara e Nanuque) que promoveram a maior mobilização social já vista no Vale do Jequitinhonha em busca de uma causa nobre, justa e necessária.

Comentário do autor do Blog do Jequi:

A decisão do CONSU foi baseada nos critérios técnicos adotados pela UFVJM. Porém, deve-se deixar claro para toda a população que a decisão não é terminativa, ou seja, não quer dizer que as quatros cidades indicadas no PDI receberão campus da UFVJM. É apenas uma indicação. Se algum político quiser aproveitar o ano eleitoral para se auto-promover dizendo que cidade “X” ou ”Y” com certeza receberá campus, cobre dele empenho para que ele consiga, através de emendas, recursos junto ao MEC para a realização deste sonho. Minha preocupação é de se criar falsa expectativa na população.

Da mesma forma, apesar se ser pequena a chance, não se descarta a hipótese das cidades que não foram incluídas (Itaobim, Minas Novas, Itamarandiba e Jequitinhonha) receberem um campus universitário ou até mesmo um IFET, como ocorreu no caso de Janaúba e Unaí, que nem sequer foram indicadas na expansão do PDI e receberam campus federal.

Parabenizo a todos que participaram da maior manifestação popular já vista no Vale do Jequitinhonha e que este movimento sirva de lição para todos que o poder emana do povo e este é soberano. A vontade popular de todo o Vale do Jequitinhonha foi decisivo para que esta luta fosse possível.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    7 comentários:

    Movimento Muda Capelinha! disse...

    Bernardo, independentemente das cidades que serão sedes dos campi essa é uma conquista de todo Vale do Jequitinhonha. Como publicamos ontem, toda essa articulação criou uma rede de contatos congregando ativistas de toda região e não pode acabar agora. Nos aproximamos quando se iniciaram os debates sobre a questão no Facebook em Agosto de 2011 e continuaremos juntos. Temos muita luta pela frente, muitas demandas urgentes e outras que podem ser conquistadas visando o longo prazo.

    Um grande abraço,

    Douglas Lima - Colaborador do MMC

    Anônimo disse...

    Meu Caro BERNARDO,

    Lamantavelmente a nossa histórica e querida Minas Novas, foi, mais uma vez, deixada de lado, no que tange ao processo de implantação do campus da UFVJM, o que certamente implicará na permanência da população na ignorância e alijada da tranformação que somente a educação e os estudos podem trazer ao cidadão.

    Como Minasnovense e apaixonado pela minha terra natal, não poderia deixar de registrar aqui a minha tristeza, desapontamento e decepção.

    Nesta oportunidade parabenizo e agradeço aos meus contarrâneos e grandes Minasnovenses, CARLOS DOMINGOS MOTA COELHO, BERNARDO VIEIRA SILVA, IRENE BARBOSA SENA, GIOVANI VICENTE CAMARGOS SENA e ÊNIO ALMEIDA, pela dedicação, esforço e empenho em prol da implantação do mancionado campus universitário, e que por muito tempo, juntei-me a vocês acalentando o sonho de transformar Minas Novas em um celeiro da cultura.

    Um grande abraço,

    Benedito Camilo - 16/03/2.011.

    Anônimo disse...

    Meu caro BERNARDO,

    Nossa querida Minas Novas, foi, mais uma vez, deixada de lado e alijada, no que tange ao processo de implantação do campus da UFVJM.

    Como Minasnovense e apaixonado por minha terra natal, não poderia deixar de registrar aqui a minha tristeza, desapontamento e decepção.

    Desfeito o sonho de ver a nossa terra tronar-se celeiro da cultura, impondo à população local o legado da ignorância, impossilitando e dificultando assim, aos cidadãos dessa comuna, o acesso à educação e aos estudos em nível superior.

    Nesta oportunidade, parabenizo e agradeço aos meus conterrâneos e grandes Minasnovenses, CARLOS DOMINGOS MOTA COELHO, BERNARDO VIEIRA SILVA, IRENE BARBOSA SENA, GIOVANI VICENTE CAMRGOS SENA e ÊNIO ALMEIDA, pela dedicação, esforço e empenho, na incansável luta de ver implatada em nosso Município o tão sonhado e almejado campus universitário da UFVJM.

    Um grande abraço.

    BENEDITO CAMILO MENDES SANTOS - 16/03/2.012.

    Anônimo disse...

    Meu caro BERNARDO,

    Nossa querida Minas Novas, foi, mais uma vez, deixada de lado e alijada, no que tange ao processo de implantação do campus da UFVJM.

    Como Minasnovense e apaixonado por minha terra natal, não poderia deixar de registrar aqui a minha tristeza, desapontamento e decepção.

    Desfeito o sonho de ver a nossa terra tronar-se celeiro da cultura, impondo à população local o legado da ignorância, impossibilitando e dificultando assim, aos cidadãos dessa comuna, o acesso à educação e aos estudos em nível superior.

    Nesta oportunidade, parabenizo e agradeço aos meus conterrâneos e grandes Minasnovenses, CARLOS DOMINGOS MOTA COELHO, BERNARDO VIEIRA SILVA, IRENE BARBOSA SENA, GIOVANI VICENTE CAMRGOS SENA e ÊNIO ALMEIDA, pela dedicação, esforço e empenho, na incansável luta de ver implantada em nosso Município o tão sonhado e almejado campus universitário da UFVJM.

    Um grande abraço.

    BENEDITO CAMILO MENDES SANTOS - 16/03/2.012.

    Mário Sampaio disse...

    Autor do Blog, deixe de lorota e assuma que foi Capelinha, Araçuaí, Almenara que receberam, não tem mais novelas não, você quer confundir a cabeça das pessoas? adianta não, agora é esperar..

    Anônimo disse...

    NA verdade, nenhuma cidade (exceto Unai e Janauba) receberam campus da UFVJM. As 3 cidades (Capelinha, Araçuai e Almenara) foram listadas como possiveis cidades para uma expansão até 2016. REsta saber agora depender de politicos para que estas cidades possam realmente receber a universidade.

    Bernardo Vieira disse...

    Obrigado Douglas, como sempre seu raciocínio está correto. Ganha Capelinha, Minas Novas, Itamarandiba e todo o vale com a implantação da UFVJM.

    Dr. Benedito Camilo (Dr. Dito): Obrigado pelos elogios. Pode ter a certeza que a luta não foi em vão. Frutos disso será visto logo logo.

    Mário, não se trata de “lorota”. As três cidades supracitadas deram um enorme passo à frente. Isso é fato! Porém, minha preocupação é de que algumas pessoas já estão falando em vestibular. Me sinto na obrigação de informar as pessoas que isso não é terminativo, ou seja, não se tem a certeza (ainda) da instalação dos campi. Temos muita luta ainda pela frente e no que precisar estarei na luta para que esse sonho se torne realidade, independente da cidade escolhida. Nossa luta ainda não acabou.

    Grande Abraço a todos,
    Bernardo Vieira
    Blog do Jequi

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger