quarta-feira, 21 de março de 2012

TEIA CAPACITA 500 ESTUDANTES DE ARAÇUAÍ


Conectar os estudantes da zona rural de Araçuaí com o  mundo,  através da internet. Este será  mais um desafio para os agentes TEIA (Tecnologia Inovação e Empreendedorismo Aplicados- Pólo Araçuaí) que a partir desta segunda-feira (19/03) estão  capacitando 500 estudantes da rede municipal de ensino da zona rural de Araçuaí(MG) no Vale do Jequitinhonha.


Durante uma semana, estudantes a partir de 13 anos estarão aprendendo o uso de tecnologias e ferramentas gratuitas como facebook, twitter, MSN, orkut, e-mail, não só para entretenimento, mas também como uma identidade digital. O curso está acontecendo no IFET- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de 8 ao meio-dia e de 13 às 17 horas até sexta-feira, 23/03.

“Estamos ensinando a eles como trabalhar e lidar com as novas tecnologias e as redes sociais”, afirmou o publicitário Léo Onnis, agente TEIA  e um dos instrutores do curso. “Muitos jovens e adolescentes, principalmente da zona rural, não tiveram acesso a estas inovações. Algumas localidades da zona rural do município já contam com internet.  Atualmente, quem não sabe utilizar a internet, é considerado analfabeto virtual. Isso para os jovens e adolescentes chega a ser constrangedor”, observa Léo Onnis.

A maioria dos adolescentes das escolas rurais não tem computador em casa. “Gostei muito. Quero aprender mais", comemorava Maria Eduarda Dias Pereira, 13 anos, aluna da Escola Municipal Olinto Ramalho.


Durante o curso, dividido em turmas de 40 alunos, os estudantes fizeram uma redação para falar sobre a comunidade em que moram. “Foi minha primeira aula sobre o mundo virtual. Aprendi a acessar os sites na internet", afirmou Warley Mendes, 17 anos, morador da Comunidade do Gravatá. a 20 km da sede do município.

Para Wemerson Brito, Assessor de Tecnologia da Informação da prefeitura de Araçuaí, o maior obstáculo  para levar a internet até a zona rural é a topografia das regiões que são cercadas por morros e serras, mas mesmo assim algumas comunidades em breve terão acesso a esta ferramenta, afirma o mesmo.

A prefeitura de Araçuaí está  disponibilizando transporte e alimentação para os participantes do curso.

Os alunos recebem certificado do curso expedido pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) que mantém o programa TEIA.

Fonte: PM Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger