terça-feira, 6 de março de 2012

PROMOTOR ABRE INQUÉRITOS PARA APURAR DESVIO DE VERBAS DO FUNDEF DURANTE A GESTÃO DA EX-PREFEITA DE ARAÇUAÍ


O promotor de Justiça da Comarca de Araçuaí, Leonardo Morroni Araújo de Mello instaurou no dia 30 de janeiro, dois inquéritos civis para apurar eventuais irregularidades ocorridas durante o mandato da ex-prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva, a Cacá (PT).

Com contas reprovadas pela Câmara de Vereadores, a ex-prefeita Cacá (PT) está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa
O promotor de Justiça da Comarca de Araçuaí, Leonardo Morroni Araújo de Mello instaurou no dia 30 de janeiro, dois inquéritos civis para apurar eventuais irregularidades ocorridas durante o mandato da ex-prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva, a Cacá (PT). O Ministério Público vai investigar gastos indevidos de verbas do FUNDEF- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. A ex-prefeita, que há oito anos reside em Brasília, administrou Araçuaí por dois mandatos consecutivos- de 1997 a 2000 e 2000 a 2004.

O Ministério Público vai investigar a aplicação dos recursos do Fundef durante os anos de 1998 e 1999. No dia 30 de janeiro, o promotor Leonardo Morroni encaminhou ao atual prefeito de Araçuaí, Aécio Silva Jardim (PDT) ofícios comunicando a abertura dos inquéritos que receberam as seguintes numerações MPMG-0034.12.000057-4 e MPMG-0034. 12.000058-2.

Para fundamentar as denúncias, o promotor solicitou à prefeitura, no prazo de 30 dias, cópias de documentos das despesas realizadas com a folha de pagamento dos profissionais lotados em escolas estaduais, pré-escolar e do pessoal inativo, bem como a compra de gêneros alimentícios e refeições que não poderiam ser pagas com verbas do FUNDEF. Além destes documentos, o representante do Ministério Público solicitou também cópia de outros que comprovem uso das verbas do Fundo para quitar abono família, salário maternidade e a folha de pagamento de funcionários da APAE.

O promotor quer ainda documentos sobre o pagamento de auxiliares de serviços gerais lotados nas escolas estaduais e auxiliares de serviços de obras que trabalhavam no Departamento Municipal de Obras e Serviços, cujos salários eram pagos com verbas do Fundef, o que é proibido por lei. A Procuradoria Jurídica do município solicitou mais tempo ao Ministério Público para enviar os documentos. “São muitos documentos. Temos de realizar uma pesquisa minuciosa”, disse a advogada Luciana Fonseca, procuradora do município. 

Como funciona o FUNDEF

Os recursos do Fundef são creditados automaticamente em conta específica aberta no Banco do Brasil. O acompanhamento, controle e aplicação das verbas são feitos pelo Conselho Municipal de Educação composto pela secretária municipal de Educação, representantes dos diretores, professores, pais, alunos e servidores das escolas públicas do ensino fundamental.

De acordo com a lei, 60% dos recursos do Fundo devem ser gastos com o pagamento de profissionais do magistério em efetivo exercício e os 40% ( no máximo) restantes com demais despesas do Ensino Fundamental, tais como transporte escolar, manutenção, construção e conservação de prédios escolares, aluguel de equipamentos e de imóveis. E ainda, pagamento das contas de água, luz, serviços de comunicação e aquisição de material didático entre outros.

As irregularidades no uso das verbas do Fundef implicam em responsabilização, administrativa, civil e, até mesmo, criminal caso comprovadas as irregularidades e ilegalidades. Natural de Montes Claros, a ex-prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva, (PT) está inelegível até 2014 devido à reprovação de suas contas pela Câmara Municipal que seguiu orientação do Tribunal de Contas do Estado. Cotada para ser candidata a prefeita de Araçuaí pelo PT nas eleições deste ano, ela confessou ao ex-presidente Lula, em sua última visita a Araçuaí que tem uns probleminhas na Justiça.

A ex-prefeita está sendo acionada judicialmente para que apresente prestações de conta de convênios na área de Saúde no valor de R$521.890,77, sob pena de devolver este valor aos cofres públicos. Ela também deverá responder a outras três ações civis referentes à prestações de contas irregulares de convênios com os governos estadual e federal.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    7 comentários:

    google disse...

    Bom doa quem quer que seja acho deve ser apurados os fatos que foram publicado pelo Gazeta d Araçuai,claro se for verdade o que li.A lei existe para isso mesmo.

    Anônimo disse...

    Tinha que ser o gazeta né?

    Anônimo disse...

    Pura intriga da oposição... triste. Quem não teto de vidro que atire a primeira pedra.

    Anônimo disse...

    É triste, isto é mais uma calúnia levantada sobre Cacá, ela sempre foi correta, eles querem aproveitar uma situação para sujar o nome dela, mas não adianta porque o povo gosta dela, e os vereadores que não aprovaram as contas dela não tem capacidade de julgar ninguém pois a maioria é da oposição e agirão de má fé por questões políticas.Que esse promotor aja sim, que investigue de verdade, pra mostrar pra eles que ela é inocente. Este jornal Gazeta não é um jornal sério, é usado pra falar mal do PT, não cumpre com a verdade, é mais um meio de usar o povo com mentiras e calúnias sem conteúdo, escondem as verdades sobre o prefeito da cidade, o Aécio, aqui em Araçuaí, comunidades rurais estão sem água e o caminhão pipa é usado pra molhar os jardins da cidade ao invés de atender a população rural, isso no Gazeta não sai, porque não tem compromisso com a verdade, defendem seus interesses eleitoreiros

    Anônimo disse...

    O problema é que quem vota pela aprovação das contas, infelizmente são pessoas que não tem qualificação para tal ato de tamanha responsabilidade, para qualquer cargo que um cidadão brasileiro tenha que ocupar é necessário o mínimo de conhecimento, no entanto, para se eleger vereador qualquer um serve, basta ter lábia ou qualquer outra coisa parecida. Bom mesmo que o Promotor conduza a investigação e quero ver se o gazeta vai ser capaz de divulgar o resultado.
    A verdade é que não sabem fazer fazer política, têm medo que a CACÁ volte e fica ai com acusações/denúncias
    absurdas.

    Bernardo Vieira disse...

    Assim que toda apuração for feita, independente do resultado, terei o maior prazer em publicá-lo. Nada mais justo dar créditos a ex-prefeita Cacá se ela demonstrar uma possível inocência no caso em tela.

    Anônimo disse...

    QUE SEJA CACA QUE SEJA O PREFEITO AECIO QUANDO AGENTE VAI AS URNAS VOTAREM,ESTAMOS PASSANDO UMA RESPONSABILIDADE PARA ALGUEM QUE CONFIAMOS E QUE IRA REPRESENTAR O POVO(NOS)se esse representante nao honra nao tem compronisso com o povo temos sim que cobrar nao podemos fazer vista grossa, o vale jequitinhonha ta cansando de ser iludido com promessas.seja caca seja aecio seja quem for eu sou a favor da verdade tudo em pratos limpos sou a favor do prefeito que faz,admiro muito a ex.prefeita o trabalho que ela fez,tbem admiro o prefeito atual aecio mas quero poder admirar muito mais eles quando deixarem tudo em prato limpo.......

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger